Sul Região de Frederico Westphalen

Tudo sobre Ametista do Sul

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
7.650
PIB Total
R$ 177,77 Mi
Per Capita
R$ 23.237,91
Área (km²)
93,500
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

outubro

O clima é ameno e as paisagens estão lindas com a flora da Mata Atlântica em plena floração.

🛡️

Segurança

Ametista do Sul é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, ideal para famílias e visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Ametista do Sul é uma charmosa cidade do Rio Grande do Sul, conhecida por sua rica história e belezas naturais. Com uma população de cerca de 7.650 habitantes, este município é um verdadeiro tesouro escondido na Mata Atlântica, atraindo turistas interessados em ecoturismo e cultura local. Venha explorar suas trilhas, rios e a fascinante história da colonização!

Principais Atrações

Vila do Arcanjo São Gabriel

Um marco histórico da cidade, onde se encontra o capitel construído em 1945 em homenagem ao Arcanjo São Gabriel. Um local de paz e contemplação.

Caminho das Pedras Preciosas

Uma trilha fascinante que permite ao visitante conhecer a flora local e buscar ametistas, que atraem muitos colecionadores e amantes de pedras preciosas.

Parque Natural de Ametista do Sul

Um espaço de proteção da flora nativa, perfeito para caminhadas em meio à Mata Atlântica e atividades de ecoturismo.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade turística em Ametista do Sul?

A cidade é famosa pelas suas ametistas e pela exploração do ecoturismo, com diversas trilhas e passeios pelas belezas naturais.

? Como chegar em Ametista do Sul?

A cidade está a aproximadamente 500 km de Porto Alegre, com acesso por rodovias estaduais que ligam às principais cidades da região.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Ametista do Sul?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Ametista do Sul Rio Grande do Sul - RS

Histórico

Inicialmente coberto por mata virgem, com topografia acidentada e habitado por índios Kaingang, o território onde é hoje o município de Ametista do Sul começou a ser colonizado no início do século XX, por pessoas oriundas dos municípios de Palmeira das Missões e Santa Bárbara. Na década de 1940 surgiram os primeiros núcleos habitacionais, sendo que o local era conhecido pelo nome de Cordilheira. Nesta mesma década pessoas vindas da região de Caxias do Sul (região essa também conhecida como "Terras Velhas") passaram a residir naquela localidade, dedicando -se inicialmente as atividades da agropecuária.

Os imigrantes trouxeram consigo a religiosidade, demostrada através da construção de um capitel, em 1945, onde foi colocada a imagem do Arcanjo São Gabriel, e com isso o local passou a ser conhecido como São Gabriel, sendo que ainda hoje existe o marco, localizado em frente ao Comércio de Ferragens Bassi.

Foi também naquela década que foram descobertas, no município, as primeiras pedras semi-preciosas, inicialmente localizadas junto as raízes das árvores, encostas dos córregos e nas lavouras. Logo iniciou-se a exploração mineral, principalmente de pedra ametista (origem do nome do município), o que atraiu mais pessoas para o local.

No começo a exploração utilizava escavações em formato de poço, com uma abertura lateral conhecida como carregador, sendo que a construção desta era facilitada pela topografia acidentada da região.

Na década de 1950 foi construída no local a primeira escola e a primeira igreja, bem como começaram a ser abertas estradas que facilitavam o deslocamento de pessoas e produtos e substituíam as antigas picadas abertas na mata pelos colonizadores.

Em 1958 São Gabriel é transformado em distrito do município de Iraí. Com a emancipação de Planalto o distrito de São Gabriel é extinto e seu território a anexado ao novo município. Em 1964 é novamente criado o distrito de São Gabriel, pertencendo ao município de Planalto. Também nesta década a igreja de São Gabriel é elevada a categoria de paróquia.

Nos anos 70 a extração de pedras semi-preciosas, principalmente ametistas, citrinos, gipsitas e ágatas tem grande desenvolvimento, empresas exportadoras começam a investir no local, e a exploração através de poços é substituída por túneis, também conhecidos como furnas, que chegam a ter vários quilômetros de extensão.

O distrito começa a ganhar estilo de cidade, sendo emancipado no dia 20 de março de 1992. Como já havia no Rio Grande do Sul um município com o nome de São Gabriel, o novo município ganhou o nome de Ametista do Sul, uma referência a sua principal riqueza mineral, a pedra ametista.

Gentílico: ametistense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Gabriel ex-povoado, pela lei municipal nº 416, de 16-08-1958, subordinado ao município de Irai.

Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o distrito de São Gabriel, figura no município de Iraí.

Pela lei estadual nº 4692, de 26-12-1963, o distrito de São Gabriel é extinto, sendo suas terras anexados ao novo município de Planalto, criado pela mesma lei.

Em divisão territorial datada de 31-12-1963, São Gabriel figura como simples povoado do distrito sede de Planalto.

Pela lei municipal nº 13, de 15-07-1964, é criado o distrito de São Gabriel, pertencendo ao município de Planalto.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ametista do Sul, pela lei estadual nº 9570, de 20-03-1992, desmembrado dos municípios de Planalto, Iraí e Rodeio Bonito. Sede no atual distrito de Ametista do Sul ex-São Gabriel. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Atualmente o município é constituído pelo distrito sede e pelo distrito de São Valentin da Gruta, criado pela lei municipal nº 260 de 14 de dezembro de 1995.

Alterações toponímicas distrital

São Gabriel para Ametista do Sul, alterado pela lei estadual nº 9570, de 20-03-1992.

Fonte: IBGE