A natureza foi pródiga para com o Estado de Alagoas, em se tratando de belezas naturais. São 230 quilômetros de litoral, com praias paradisíacas, 33 lagoas e mais de 170 Km de leito do rio São Francisco. Com todo esse invejável potencial, esse pequeno Estado nordestino, com apenas 27.731 Km², se tornou um dos mais atraentes pólos turísticos da região, atraindo turistas nacionais e estrangeiros, resultado de eficiente trabalho de divulgação que vem sendo aplicado. O turismo em Alagoas tem como forte apelo o mar e o sol, realçado pelo clima eminentemente tropical: a temperatura média é de 28º. A capital do Estado, Maceió, se notabiliza por suas praias urbanas dotadas de toda infra-estrutura, em se tratando de restaurantes, bares e áreas de lazer. Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca são as mais freqüentadas.
Há outras praias mais afastadas, dentro do limite do município, que merecem ser visitadas. A cidade conta tom bem montada rede hoteleira – hotéis de uma a cinco estrelas, pousadas e albergues, localizados à beira-mar – e também restaurantes e barzinhos para todos os gostos.
Localizada em um ambiente totalmente litorâneo, Maceió destaca-se pela sua beleza exuberante. Encravada entre os coqueiros, mangues e um belíssimo mar, proporciona a todos que a visitam lindas recordações. Hoje, com aproximadamente um milhão de habitantes, é um dos mais belos pólos turísticos do Brasil, triplicando sua população na temporada de férias.
As praias são as mais bonitas do Brasil. Toda a orla marítima é enfeitada por coqueiros que dão um toque mágico à paisagem deslumbrante. Algumas das praias ainda são primitivas e deixam os visitantes em êxtase e sem vontade de deixá-las; elas são banhadas por um mar ora verde, ora azul, incomparáveis para o deleite da vista humana. A capital de Alagoas tem localização privilegiada. Banhada por 15 praias, Maceió destaca-se no cenário nacional e internacional principalmente pela beleza exuberante de suas praias, mas sempre mornas e cristalinas. As areias, brancas e finas, os arrecifes que formam as piscinas naturais e a imensidão de coqueirais completam o cenário paradisíaco.