O turismo é a segunda fonte de renda do estado, o maior de iniciativa própria, responsável pelo principal papel que interfere no desenvolvimento no estado. Segundo dados da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR-RN), a receita estimada em 2002 foi de US$ 216.131.752.
O Rio Grande do Norte conta com diversos pontos turísticos, desde sítios arqueológicos, belezas naturais e polos de ecoturismo. Segundo estatísticas, o estado é visitado por mais de dois milhões de turistas, vindos de outros lugares do estado, de outras regiões do Brasil e até mesmo do exterior. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aponta que o Rio Grande do Norte é campeão em investimentos estrangeiros no país, devido a alguns fatores, como a sua localização geográfica. Só em 2002 o estado foi visitado por 1 423 886 turistas, número que dobrou para 2 096 322 em estado, mais da metade brasileiros (1 750 882), com um aumento superior a 100%. O governo criou condições e investiu bastante neste setor nos últimos anos, hoje possui 54 atividades, realizadas direta ou indiretamente, com a implantação de uma capitação dos profissionais e de uma infraestrutura. O turismo no Rio Grande do Norte foi divulgado no Brasil e no exterior, fazendo com que o número de voos internacionais subisse de cinco em 2002 para mais de trinta nos dias atuais. O estado acolhe estrangeiros vindos principalmente de países europeus.
Nas regiões do Seridó, Médio Oeste e Alto Oeste Potiguar, já foram descobertos enterramentos (restos) humanos que viveram naquele lugar há mais de dez mil anos, muito antes da descoberta do continente. Em partes do estado e do Nordeste ocorreu o desenvolvimento de uma das mais ricas e expressivas artes rupestres conhecidas no mundo.
Os pontos de visitação que merecem destaque são a Fortaleza dos Reis Magos, em Natal, ocupada entre 1633 e 1654 por holandeses, agora tombado como patrimônio histórico nacional; a Barreira do Inferno; o Centro de Turismo de Natal; Farol de Mãe Luíza; o Espaço Cultural Palácio Potengi, antiga sede do governo; o Memorial Câmara Cascudo; Antiga Catedral Metropolitana de Natal, entre outros, todas estes localizados na capital. As belezas naturais mais conhecidas no estado no país e no exterior são as Dunas de Genipabu, as praias (litoral); o Cajueiro do Pirangi (maior do mundo), localizado em Parnamirim; piscinas naturais do Pirangi e do Maracajaú; a Reserva Florestal da Mata Estrela e o Parque das Dunas, além de serras, falésias e lagoas. Seus principais polos de ecoturismo são Natal, litoral sul, litoral norte/nordeste, serras localizadas a sul do território potiguar, Serra Branca (São Rafael), a região do Seridó e a Chapada do Apodi. Na Chapada do Apodi, um exemplo de ponto turístico muito visitado é o Lajedo de Soledade, onde se encontram as maiores exposições de rochas calcárias do Rio Grande do Norte, que recebe mais de sete mil visitantes anualmente.
Natal, capital e município mais populoso do estado, é porta de entrada para o turismo no Rio Grande do Norte. Mossoró, segundo município mais importante depois da capital, é um destino especialmente procurado.
Fonte: Wikipédia
O extenso trecho de dunas e vegetação que é observada ao atravessar a Via Costeira, faz parte do maior parque urbano sobre dunas do Brasil, conhecido como Parque das Dunas.
A entrada do parque tem acesso pela região Central da cidade, e é perfeito para prática de atividades físicas, como caminhadas e corridas, ou fazer um piquenique. É uma opção de atividade as realizações de trilhas que são oferecidas pelo Parque, acompanhado de guias.
Em 1994, o Parque foi considerado pela UNESCO como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, e em 1999, foi reconhecido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, como posto avançado da Mata Atlântica Brasileira, é realmente uma experiência única.
A Praia do Forte é uma das praias urbanas mais belas da cidade e assim como a Praia do Meio, possui uma grande piscina natural, além de ter um dos nossos marcos históricos: A Fortaleza dos Reis Magos.
A Fortaleza dos Reis Magos é uma construção militar da época da fundação da cidade de Natal e foi construída pelos portugueses para defender a capitania do Rio Grande contra as invasões de franceses e holandeses. Sua localização estratégica entre os arrecifes do mar e o Rio Potengi possibilitou a segurança para o desenvolvimento da cidade na época.
Ao lado da Fortaleza, você vai se deparar com a Ponte Newton Navarro, uma bela construção arquitetônica estaiada que atravessa o encontro do Rio Potengi com o Mar. É o local de encontro para quem quer praticar uma descida de Rapel.
A Lagoa de Jacumã está localizada no município de Ceará-Mirim, a 35 km de Natal, onde é famosa por seus atrativos: O Skibunda, que o turista senta em uma prancha para escorregar sobre as dunas, o Kamikaze bem semelhante ao Skibunda, mas neste atrativo o turista é colocado em cima de uma prancha que desliza sobre uma lona instalada sobre as dunas, indo de encontro a lagoa.
Por fim, o Aerobunda onde o turista é pendurado em uma tirolesa que é levado pelos cabos de aço até aterrissar no meio da lagoa.
Bioma: Caatinga
Densidade: 59,99 Habitantes por Km²
Gentílico: potiguar
População (em 2010): 3.168.027 Habitantes
Unidade Territorial: 52.810,699 Km²
Fonte: IBGE
Quer viajar para Rio Grande do Norte? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Rio Grande do Norte para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.
Descubra tudo sobre Rio Grande do Norte. Previsão do tempo Rio Grande do Norte. Localização Rio Grande do Norte. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.
» Natal (803739 Hab.)
» Mossoró (259815 Hab.)
» Parnamirim (202456 Hab.)
» São Gonçalo do Amarante (87668 Hab.)
» Macaíba (69467 Hab.)
» Ceará-Mirim (68141 Hab.)
» Caicó (62709 Hab.)
» Açu (53227 Hab.)
» Currais Novos (42652 Hab.)
» São José de Mipibu (39776 Hab.)
» Santa Cruz (35797 Hab.)
» Nova Cruz (35490 Hab.)
» Apodi (34763 Hab.)
» João Câmara (32227 Hab.)
» Touros (31089 Hab.)
» Canguaretama (30916 Hab.)
» Macau (28954 Hab.)
» Pau dos Ferros (27745 Hab.)
» Areia Branca (25315 Hab.)
» Extremoz (24569 Hab.)
» Baraúna (24182 Hab.)