Centro-Oeste Região de Iporá

Tudo sobre Bom Jardim de Goiás

Guia completo, dados e turismo em Goiás.

População (2022)
7.826
PIB Total
R$ 257,66 Mi
Per Capita
R$ 32.923,59
Área (km²)
1.899,500
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

Maio a Setembro

Durante esses meses, as temperaturas são mais amenas e as chuvas são menos frequentes, permitindo que os visitantes aproveitem ao máximo as belezas naturais da região.

🛡️

Segurança

A cidade apresenta um nível de segurança moderado; recomenda-se cuidados habituais de segurança pessoal.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bom Jardim de Goiás é uma encantadora cidade brasileira localizada no estado de Goiás, com uma rica história e belezas naturais do bioma Cerrado. Com uma população de 7.826 habitantes, a cidade oferece um ambiente acolhedor e autêntico para os visitantes. Conhecida pela sua história de descoberta do ouro e pela fundação da fazenda Bom Jardim, a cidade é repleta de atrativos que contam suas tradições e cultura.

Principais Atrações

Capela de São João Batista

Construída pela família fundadora em 1914, esta capela de pau-a-pique representa a resistência da comunidade e a fé dos moradores.

Ribeirão Macacos

Um belo local para caminhadas e contato com a natureza, onde é possível apreciar a biodiversidade do Cerrado.

Museu Histórico de Bom Jardim

Museu que resgata e preserva a história local, com exposições sobre a descoberta do ouro e a formação do povoado.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica da cidade?

A agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas de Bom Jardim de Goiás, com destaque para o cultivo de grãos e criação de gado.

? A cidade possui infraestrutura turística?

Sim, Bom Jardim de Goiás conta com algumas opções de hospedagem e restaurantes, embora a infraestrutura seja mais simples em comparação com destinos turísticos maiores.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Bom Jardim de Goiás?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Bom Jardim de Goiás

Goiás - GO

Histórico

A região foi penetrada pela primeira vez, nos meados do século XIX, pelo bandeirante Manoel Perdigão, quando foi descoberto ouro, por um de seus escravos, no local denominado "Buriti", à margem direita do Ribeirão Macacos.

Em 1912, fixou-se na região a família Felizardo, formando a fazenda Bom Jardim, nome decorrente da beleza dos campos, do ribeirão próximo, em cujas terras originou-se a povoação.

Em 1914, visando defender-se dos ataques dos índios Bororós que ali viviam, a família fundadora construiu uma capela de pau-a-pique, consagrada a São João, livrando­se, pela fé, da perseguição selvagem. Nesse mesmo ano D. Ana Rufino de faria, da referida família, doou parte das terras da fazenda a São João Batista para a construção do patrimônio.

Para o desenvolvimento do povoado de Bom Jardim, os fundadores contaram com a valiosa cooperação de Manoel Cordeiro de Faria, profundo conhecedor dos costumes indígenas e com Joaquim Carlos de Almeida Garcia, mais tarde escrivão, procurador e conselheiro, conceituado com o patriarca da cidade.

Em 1924, Bom Jardim foi elevado à distrito do Município de Rio Bonito, atual Caiapônia, passando a pertencer a Baliza a partir de 1928.

Pelo Decreto-Lei nº 8305, de 31 de dezembro de 1943, o distrito passou a denominar-se Ibotim, de origem desconhecida.

Sua autonomia municipal foi concedida pela Lei Estadual nº A-17, de 18 de agosto de 1953, com o novo topônimo de Bom Jardim de Goiás, lembrando a fazenda e o ribeirão de onde originou-se e distinguindo-se de topônimos idênticos.

Gentílico: bonjardinense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no município de Rio Bonito o distrito de Bom Jardim.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito permanece no município de Rio Bonito.

Pelo decreto-lei estadual nº 91, de 27/10/1936, alterado em seus limites, Pelo decreto-lei estadual nº 5.911, de 11/07/1942, o distrito de Bom Jardim deixa de pertencer ao município de Rio Bonito para ser anexado ao novo município de Baliza.

Pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31/12/1943, o distrito de Bom Jardim passou a denominar-se Ibotim.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Ibotim figura no município de Baliza.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01/07/1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Jardim de Goiás, pela lei estadual nº 813, de 14/10/1953, desmembrado de Baliza. Sede no atual distrito de Bom Jardim de Goiás ex-Bom Jardim. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01/01/­1954.

Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o município é constituído do distrito sede,

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Bom Jardim para Ibotim alterado, pelo decreto-lei estadual nº 8.305, de 31/12/1943. Ibotim para Bom Jardim de Goiás, alterado, pela lei estadual nº 813, de 14/10/1953.

Fonte: IBGE