Sudeste Região de Itabira

Tudo sobre Bom Jesus do Amparo

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
5.631
PIB Total
R$ 160,33 Mi
Per Capita
R$ 28.473,45
Área (km²)
195,600
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

O clima é ameno e agradável, ideal para atividades ao ar livre e para explorar as belezas naturais da região.

🛡️

Segurança

A cidade apresenta um bom nível de segurança, ideal para turismo familiar.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bom Jesus do Amparo, uma charmosa cidade em Minas Gerais, é um destino ideal para quem busca tranquilidade e um contato próximo com a natureza. Com uma população de 5.631 habitantes, a cidade abriga uma rica história de desbravadores, com destaque para o Major Pedro Augusto Teixeira da Motta, que fundou a região e estabeleceu a agropecuária.

Principais Atrações

Capela do Bom Jesus

Uma histórica capela construída na época de desbravamento da região, símbolo da fé e da cultura local.

Fazenda Rio São João

Uma fazenda histórica que foi o primeiro assentamento da região, com belas paisagens e a possibilidade de vivenciar a tradição agropecuária.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração turística em Bom Jesus do Amparo?

A principal atração é a Capela do Bom Jesus, que é um importante marco histórico e cultural da cidade.

? Quais atividades ao ar livre posso fazer na região?

Você pode fazer trilhas, passeio a cavalo e explorar a rica flora e fauna do Cerrado e da Mata Atlântica.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Bom Jesus do Amparo?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Bom Jesus do Amparo

Minas Gerais - MG

Histórico

Foram portugueses os primitivos habitantes que aqui aportaram, tendo na figura do Major Pedro Augusto Teixeira da Motta a pessoa de maior destaque entre todos aqueles desbravadores. Vindo de outras regiões, procurou implantar no local a agropecuária, estabelecendo-se na Fazenda Rio São João.

A grande distância que se interpunha entre sua propriedade Rio de São João, e as matrizes mais próximas, inclusive a da freguezia, demorando a cinco leguas e mais, deu lugar á criação de suntuosa capela, a qual até o presente atesta ter sido sua fazenda o único oásis naquele outr’ora grande deserto, formado por circulo cujo raio media as cinco leguas a que ja se aludio.

Tendo em vista a excelente qualidade das terras para o plantiode cereais e culturas permanentes, outras pessoas foram se fixando no local, dando origem, assim , à povoação.

Quanto ao topônimo, dizem os mais antigos que Pedro Motta,primeio morador do local residia anteriormente na cidade de Amparo, em Portugal, e sendo o Senhor Bom Jesus o padroeiro o lugar, tomou este o nome de Bom Jesus do Amparo.

Gentílico: bom jesuense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Bom Jesus do Amparo, pela lei provincial nº 898, de 04-06-1858, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Santa Bárbara.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Bom Jesus do Amparo, figura no município de Santa Bárbara.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Bom Jesus do Amparo deixa de pertencer ao município de Santa Bárbara para ser anexado ao novo município de Barão de Cocais.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Bom Jesus do Amparo, figura no município de Barão de Cocais.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Jesus do Amparo, pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, desmembrado de Barão de Cocais. Sede no antigo distrito de Bom Jesus do Amparo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital

Pelo decreto estadual nº 1058, de 31-12-1943, transfere o distrito de Bom Jesus do Amparo do município de Santa Bárbara para o de Barão de Cocais.

Fonte: IBGE