Sul Região de Vacaria

Tudo sobre Bom Jesus

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
11.202
PIB Total
R$ 613,62 Mi
Per Capita
R$ 54.777,90
Área (km²)
2.625,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Fevereiro

Fevereiro é o mês ideal para visitar, pois ocorre a festa religiosa em homenagem ao Senhor Bom Jesus, que atrai muitos visitantes e proporciona uma rica experiência cultural.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com uma taxa de criminalidade baixa e uma comunidade acolhedora.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Bom Jesus, uma encantadora cidade no coração da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul. Com uma população de 11.202 habitantes, Bom Jesus é rica em história, cultura e belezas naturais. Desde a sua fundação em 1878, com a construção da capela Senhor Bom Jesus do Bom Fim, a cidade tem se desenvolvido, mantendo suas raízes e tradições que refletem a diversidade de seus habitantes, como indígenas, portugueses, italianos e alemães.

Principais Atrações

Capela Senhor Bom Jesus do Bom Fim

Uma capela histórica, símbolo da cidade, que atrai fiéis e turistas pela sua arquitetura e devoção.

Parque Estadual do Caracol

Uma área natural preservada onde é possível realizar trilhas e apreciar as belezas da Mata Atlântica.

Cascata da Marciopa

Uma linda cachoeira cercada por vegetação nativa, ideal para um passeio em família ou momento de relaxamento.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Bom Jesus?

A melhor época para visitar Bom Jesus é em fevereiro, durante a festa do Senhor Bom Jesus, que oferece uma rica experiência cultural.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Bom Jesus oferece diversas opções de hospedagem, desde pousadas familiares até hotéis.

? O que fazer em Bom Jesus?

Além de visitar a capela, você pode explorar o Parque Estadual do Caracol e as cachoeiras da região.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Bom Jesus

SSBJ

Endereço:

Endereço: Estrada Capão Ralo, s/n
Telefone: (0xx54)237-1502

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Bom Jesus?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Bom Jesus

Rio Grande do Sul - RS

Histórico

Antes da criação do povoado, os indígenas ocupavam toda a região, cujos vestígios apareceram em cavernas e terras de cultivos. Mais tarde vieram os bandeirantes paulistas e os tropeiros que iniciaram as primeiras fazendas.

O povo começou a lutar para a construção de uma capela mais próxima ao povoado, foi então construída em 1878 a capela Senhor Bom Jesus do Bom Fim (nome dado devido a devoção de Manoel Silveira de Azevedo, dono das terras, o qual indo a guerra do Paraguai fez uma promessa que, se voltasse são e salvo, iria formar uma capela com este nome).

As famílias colonizadoras vieram de diferentes cidades, estados e países, trazendo consigo diversos costumes, hábitos e usos para aquele município, que em virtude da capela, chamou-se Bom Jesus. Aos indígenas primitivos juntavam-se os portugueses, italianos, alemães e negros.

Pelos campos de Bom Jesus passaram grandes mártires em operação de guerra, como na Revolução Farroupilha. Entre eles apareceu Anita Garibaldi, Bento Gonçalves, David Canabarro e muitos outros. O interesse político por Bom Jesus deu-se por haver nomunicípio o maior posto de arrecadação de impostos e controle do governo imperial, na província de São Pedro, localizado no Rio Pelotas, no chamado Passo de Santa Vitória ou Guarda Velha.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Bom Jesus, pelo Decreto Estadual n.º 2000, de 16-07-1913, desmembrado do município de Vacaria. Sede na atual vila de Bom Jesus. Instalada em 21-08-1914.

Por Ato Municipal n.º 7, de 04-08-1913, foram criados os distritos de Bom Jesus, Capão dos Patos e Casa Sgarbi.

Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, o município aparece constituído de 3 distritos: Bom Jesus, Itaimbezinho e Morro Agudo.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 3 distritos: Bom Jesus, Itaimbezinho e Capão dos Patos.

Pelo Decreto Estadual n.º 7199, de 31-03-1938, foram extintos os distritos de Itaimbezinho Capão dos Patos, sendo seus territórios anexado ao distrito sede do município de Bom Jesus, como simples zona do distrito sede do município de Bom Jesus.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído do distrito sede.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município já denominado Aparados da Serra (ex-Bom Jesus) é constituído do distrito sede.

Pela Lei Municipal n.º 118, de 01-06-1948, é recriado o distrito de Itaimbezinho e anexado ao município de Aparados da Serra.

Pela Lei Municipal n.º 9, de 05-06-1948, foram criados os distritos de Ausentes e Silveira ambos (ex-povoado) e anexado ao município de Bom Jesus (ex-Aparados da Serra).

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Bom Jesus (ex-Aparados da Serra), Ausentes, Itaimbezinho e Silveira.

Pela Lei Municipal n.º 82, de 05-06-1976, é criado o distrito de Santo Inácio e anexado ao município de Bom Jesus.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 5 distritos: Bom Jesus Ausentes, Itaimbezinho, Santo Inácio e Silveira.

Pela Lei n.º 1.583, de 28-04-1983, foram criados os distritos de Casa Branca e Capão do Tigre e anexado ao município de Bom Jesus.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 7 distritos: Bom Jesus, Ausentes, Capão do Tigre, Casa Branca, Itaimbezinho, Santo Inácio e Silveira.

Pela Lei n.º 2166, de 03-01-12002, é criado o distrito de Capela São Francisco e anexado ao município de Bom Jesus.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 8 distritos; Bom Jesus, Capela do Tigre, Capela São Francisco, Casa Branca, Itaimbezinho Santo Inácio.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações Toponímicas Municipais

Bom Jesus para Aparados da Serra, alterado pelo Decreto-lei Estadual n.º 720, de 29-12-1944.

Aparados da Serra para Bom Jesus, alterado pela Lei Municipal n.º 17, de 09-11-1948.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios