Sudeste Região de Alfenas

Tudo sobre Campos Gerais

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
26.105
PIB Total
R$ 704,55 Mi
Per Capita
R$ 26.989,08
Área (km²)
769,500
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima é ameno e a natureza está em plena floração, proporcionando belas paisagens e ideal para passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

Relativamente seguro para turistas, com crime baixo, mas recomenda-se cuidados básicos.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Campos Gerais, localizado em Minas Gerais, é uma encantadora cidade que combina a riqueza histórica com a beleza natural dos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Fundado em 1827, o município é conhecido por sua herança cultural e suas paisagens deslumbrantes, perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Principais Atrações

Igreja do Rosário

Uma rica construção histórica que representa a herança religiosa da cidade, substituta da capela original de 1860.

Córrego da Divisa

Um belo local natural que proporciona a oportunidade para caminhadas e momentos de lazer em meio à natureza.

Museu Histórico de Campos Gerais

Um espaço que preserva a história local e exibe objetos e documentos que narram a evolução da cidade.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Campos Gerais?

A cidade pode ser acessada de carro pela BR-265, que conecta a região a várias cidades próximas.

? Quais atividades ao ar livre são recomendadas?

Caminhadas, trilhas nas áreas verdes e visitas aos pontos turísticos naturais como o Córrego da Divisa são muito populares.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Campos Gerais?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

CAMPOS GERAIS

MINAS GERAIS - MG

HISTÓRICO

Em 1827, Tomé Soares de Oliveira, Francisco Graciano Macedo, Simão Martins Ferreira e outros membros das famílias Soares e Martins, proprietários de duas Fazendas na região, iniciaram a fundação do povoado, denominado Carmo do Campo Grande.

A evolução da localidade ocorreu após a doação, pelas duas famílias, de 50 alqueires de terras, às margens do Córrego da Divisa, para formação do patrimônio da igreja, ali construída, em meados de 1832, dedicada a Nossa Senhora do Carmo, Padroeira da povoação. O lugar passou a ser chamado "Divisa Vermelha", nome que o distinguia do Distrito de Divisa Nova.

Em 1860, José Silveira de Oliveira, descendente dos fundadores, com apoio do povo, construiu uma notável capela para a época, depois substituída, com a contribuição de Antônio Joaquim Pereira, pela atual Igreja do Rosário.

A agricultura e a pecuária contribuíram decisivamente para o desenvolvimento de Campos Gerais.

Gentílico: campos-geraiense.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Antiga povoação de Carmo do Campo Grande. Vila criada com a denominação de Campos Gerais por Lei Estadual nº 319, de 16 de setembro de 1901. Desmembrada dos Municípios de Dores da Boa Esperança e Três Pontas ou somente deste último.

Instalada em 2 de janeiro de 1902. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Campos Gerais se compõe de 3 Distritos: Campos Gerais, criado por Lei Provincial nº 1655, de 14 de setembro de 1870 e por Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891; Córrego do Ouro e Coqueiros.

Cidade por Lei Estadual nº 663, de 18 de setembro de 1915.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o Município de Campos Gerais permanece com 3 Distritos: Campos Gerais, Espírito Santo dos Coqueiros e Córrego do Ouro.

Por Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, o Município de Campos Gerais perdeu o Distrito de Coqueiros (ex-Espírito Santo dos Coqueiros), transferido para o Município de Dores da Boa Esperança, mas sem uma parte do território, que se incorporou ao Distrito de Campos Gerais; e o Distrito de Campos Gerais perdeu o território que constituiu o Distrito de Campo do Meio, no mesmo Município de Campos Gerais.

Por efeito da citada Lei 843, o Município de Campos Gerais ficou composto de 3 Distritos: Campos Gerais, Córrego do Ouro (antigo N.S. do Rosário do Córrego do Ouro) e Campo do Meio.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Campos Gerais, Córrego do Ouro e Campo do Meio.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 88, de 30 de março de 1938, o Município de Campos gerais é termo judiciário da Comarca de Três Pontas - e se compões de 3 Distritos: Campos Gerais, Campo do Meio e Córrego do Ouro.

No quadro fixado pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938 para 1939-1943, o Município de Campos Gerais é composto dos seguintes Distritos: Campos Gerais, Campo do Meio e Córrego do Ouro - e é termo único da Comarca de Campos Gerais.

Em virtude do Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943 que fixou o quadro territorial para vigorar no qüinqüênio 1944-1948, o Município de Campos Gerais figura exatamente como em 1939-1943, tanto na divisão administrativa como na divisão judiciária.

Aparece no quadro fixado pela Lei nº 336, de 27-XII-1948 composto dos Distritos de Campos Gerais e Córrego do Ouro menos o Distrito de Campo do Meio elevado à categoria de município por essa mesma Lei.

Permanece com os Distritos de Campos Gerais e Córrego do Ouro no quadro fixado pela Lei nº 1039, de 12-XII-1953 para vigorar em 1954-1958, Comarca de Campos Gerais.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE