Nordeste Região de Camacan

Tudo sobre Canavieiras

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
32.683
PIB Total
R$ 395,60 Mi
Per Capita
R$ 12.104,21
Área (km²)
1.327,000
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

O clima é mais fresco e há menos chuvas, ideal para aproveitar as praias.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para turistas, porém, recomenda-se sempre atenção em áreas menos movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Canavieiras, Bahia, é um destino encantador que combina belezas naturais com um rico patrimônio histórico. Localizada na Costa do Cacau, a cidade se destaca por suas praias paradisíacas e pela preservação da Mata Atlântica. Com uma população de 32.683 habitantes, Canavieiras é um convite ao descanso e à aventura, onde os visitantes podem explorar suas paisagens tropical e descobrir a história que remonta ao século XVIII.

Principais Atrações

Praia de Atalaia

Uma das praias mais famosas da região, conhecida por sua beleza natural e tranquilidade, ideal para relaxar e curtir o pôr do sol.

Igreja de São Boaventura

Igreja histórica que remonta ao século XVIII, conhecida por sua arquitetura colonial e importância religiosa para a cidade.

Reserva da Biosfera do Cacao

Um espaço de preservação ambiental onde os visitantes podem conhecer a rica biodiversidade da Mata Atlântica e participar de trilhas ecológicas.

Dúvidas Comuns

? Quais são as principais atividades turísticas em Canavieiras?

As principais atividades incluem passeios de barco, trilhas na mata, visita às praias e experiências culturais na cidade.

? Como chegar a Canavieiras?

Canavieiras pode ser acessada pela BR-101, sendo a cidade mais próxima Ilhéus, que conta com um aeroporto com voos regulares.

Como Chegar

✈️

Aeroporto Sócrates Rezende

SNED

Endereço:

Endereço: R. Eneuzita da Silva Matos, s/n

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Canavieiras?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Canavieiras

Bahia - BA

Histórico

Nos primeiros anos do século XVIII, iniciou-se a colonização do território do futuro município de Canavieiras, que àquela época, pertencia a Capitania de São Jorge dos Ilhéus. Um grupo de aventureiros brasileiros e portugueses, não se sabe se a procura de ouro, de terras melhores para a expansão de suas lavouras ou simplesmente fugindo dos índios Pataxós, chegou a um local próximo à Costa, ao sul da Capitania, onde se fixou.

O local era denominado "Puxim", termo brasílico que, segundo os estudiosos, significa "coisa feia e ruim". Ali ergueram uma capela sob a invocação de São Boaventura, atual padroeiro do município, cuja imagem, conta a lenda, fora encontrada por pescadores na praia.

Com a chegada de novos habitantes, o pequeno núcleo ampliou-se, de forma que, em 11 de abril de 1718, foi elevado à categoria de Freguesia de São Boaventura do Puxim, o que estimulou ainda mais o crescimento acelerado, tanto nos aspectos populacionais quanto nos econômicos, uma vez que as terras eram excelentes para o cultivo da cana-de-açucar.

A origem do seu nome do município é incerta. Contudo acredita-se que houve um "aportuguesamento" da palavra francesa "Canneviere", espécie de bambu fino que crescia em abundância na foz do Rio Patipe, um dos rios que cortam o município, onde corsários e contrabandistas franceses, ainda no século XVII, se escondiam para atacar navios mercantes que passavam, ou para contrabandear o Pau Brasil.

Gentílico:

Formação Administrativa

Em 13 de dezembro de 1832, a Freguesia de São Boaventura do Puxim passou à categoria de Vila, sob o título de "Imperial Vila de Canavieiras", visto que a sua população atingia a quase três mil pessoas. A Vila conquistou o foro de cidade em 25 de maio de 1891, por Ato Estadual assinado pelo Governador José Gonçalves da Silva.

A composição territorial do município permaneceu inalterada até 06 de março de 1953, em decorrência da Lei Estadual nº 544, quando foi desmembrado do seu território o Distrito de Potiraguá. A composição interna, entretanto, passou por várias modificações estruturais, tendo sido emancipados Camacan, Pau Brasil e Mascote, que se constituíram municípios, e que se instalaram em 7 de abril de 1963, além dos municípios de Una e Santa Luzia. Desta forma, atualmente o município está reduzido a três distritos: o Distrito Sede, o de Ouricana e o de Puxim do Sul.

Por ser um município antigo, a origem do seu nome é incerta. Contudo acredita-se que houve um "aportuguesamento" da palavra francesa "Canneviere", espécie de bambu fino que crescia em abundância na foz do RioPatipe, um dos rios que cortam o município, onde corsários e contrabandistas franceses, ainda no século XVII, se escondiam para atacar navios mercantes que passavam ou para contrabandearem o Pau Brasil.

Fonte: Canavieiras. Secretaria de Educação.

Autor do Histórico: KÁTIA REGINA LOPES DOURADO