Sudeste Região de Sete Lagoas

Tudo sobre Capim Branco

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
10.663
PIB Total
R$ 123,38 Mi
Per Capita
R$ 11.570,76
Área (km²)
95,300
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

maio

Durante maio, o clima é ameno e as chuvas são menos frequentes, permitindo que os visitantes explorem a cidade e suas paisagens naturais com conforto.

🛡️

Segurança

A cidade é relativamente segura, com um ambiente tranquilo e acolhedor, ideal para famílias e turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Capim Branco, localizado em Minas Gerais, é uma cidade com uma rica história e um charme singular, fruto da sua formação agrária e da cultura do Cerrado. Com uma população de 10.663 habitantes, o município oferece uma experiência autêntica no interior de Minas, caracterizada pela hospitalidade dos capimbranquenses e pela beleza natural da região.

Principais Atrações

Sobrado do Morro

Um dos marcos históricos da cidade, o Sobrado do Morro é um vestígio das primeiras construções habitacionais e representa a história da colonização da região.

Feiras e Eventos Locais

Capim Branco possui diversas feiras que promovem a cultura local, como a Feira de Artesanato e a Festa do Peão, onde os turistas podem desfrutar da culinária e da tradição mineira.

Caminhadas na Natureza

As áreas verdes do Cerrado em Capim Branco oferecem trilhas e passeios para amantes da natureza, com vistas deslumbrantes e a chance de observar a fauna local.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal economia de Capim Branco?

A economia de Capim Branco é baseada na agricultura, pecuária e na indústria manufatureira.

? Qual é a origem do nome Capim Branco?

O nome Capim Branco se deve à grande quantidade de uma espécie de capim de coloração branca que cresce na região.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Capim Branco?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

CAPIM BRANCO MINAS GERAIS

HISTÓRICO:

Embora não se conheçam detalhes históricos sobre a formação desse município, há vestígios comprobatórios de que a região tenha sido , anteriormente, habitada por indígenas. Contam os mais antigos que os primitivos habitantes teriam vindo de Pompéu, dando início à construção das primeiras casas e do sobrado do Morro de Nicolau Mendes, em área onde hoje se encontra o matadouro. A localidade ficou conhecida por "Sobrado do Morro".

A fertilidade das terras atraiu novos moradores, desenvolvendo-se o povoado que tem hoje como sua base econômica a agricultura, pecuária e indústria manufatureira e fabril.

O topônimo se deve ao fato de crescer em suas terras, em grande quantidade, certa espécie de capim que tem a cor branca.

GENTÍLICO: CAPIMBRANQUENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:

Distrito criado por Decreto Estadual nº 184, de 6 de setembro de 1890 e por Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 e nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920. O Distrito de Capim Branco figura no Município de Santa Luzia do Rio das Velhas. Por Lei Estadual nº 843, de 7 de ssetembro de 1923, o Distrito de Capim Branco foi desmembrado do Município de Santa Luzia do Rio das Velhas para entrar na constituição do novo Município de Pedro Leopoldo e perdeu o território que constituiu o Distrito de Prudente de Morais, no mesmo Município de Pedro Leopoldo. Por efeito da citada Lei 843, o Distrito figura no Município de Pedro Leopoldo.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933 e em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 e no quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 88, de 30 de março de 1938, bem como no quadro fixado pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938 para 1939-1943. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, o Distrito de Capim Branco foi transferido do Município de Pedro Leopoldo para constituir o novo Município de Matozinhos. No quadro fixado pelo referido Decreto-Lei 1058 para vigorar no qüinqüênio1944-1948, o Distrito de Capim Branco figura no Município de Matozinhos bem como no fixado pela Lei nº 336, de 27-XII-1948 para vigorar em 1949-1953.

Elevado à categoria de município pela Lei nº 1039, de 12-XII-1953 que fixou o quadro territorial para 1954-1958, composto apenas de 1 Distrito: Capim Branco, comarca de Matozinhos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE