Sudeste Região de São Paulo

Tudo sobre Carapicuíba

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
386.984
PIB Total
R$ 6,85 Bi
Per Capita
R$ 17.713,15
Área (km²)
34,600
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

As temperaturas são amenas e há menos chuvas, o que permite explorar os pontos turísticos ao ar livre.

🛡️

Segurança

Carapicuíba é uma cidade em desenvolvimento, mas como em toda grande metrópole, recomenda-se cautela em áreas menos movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Carapicuíba, localizada na Grande São Paulo, é uma cidade que mescla a rica herança cultural da Mata Atlântica com um passado histórico fascinante que remonta ao século XVI. Com uma população de 386.984 habitantes, a cidade oferece aos visitantes uma experiência única, unindo natureza, história e um ambiente urbano vibrante.

Principais Atrações

Praça da Aldeia

Um espaço público que preserva a história da cidade, com a antiga capela de São João e áreas para eventos culturais.

Parque dos Paturis

Uma área verde ideal para caminhadas, piqueniques e atividades ao ar livre, inserida na rica biodiversidade da Mata Atlântica.

Igreja de São João Batista

Reerguida em 1736, essa igreja é um importante marco histórico e arquitetônico da cidade.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar em Carapicuíba?

Carapicuíba é acessível por carro, ônibus e metrô, com várias linhas conectando a cidade a São Paulo e outras regiões.

? Há opções de hospedagem em Carapicuíba?

Sim, a cidade conta com diversas opções de hospedagem, desde hotéis até pousadas e albergues.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Carapicuíba?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

CARAPICUIBA SÃO PAULO

HISTÓRICO

Com a doação em 1580, pelo Capitão-Mor Jerônimo Leitão, Governador da Província, de terras para fundar uma povoação no local conhecido por "Carapicuiba", que no tupi­guarani, segundo alguns, significa "aquele que se resolve em poços", a Companhia de Jesus reuniu os índios catequisados que viviam na região.

Em 1615, Afonso Sardinha o velho, proprietário das terras vizinhas a Carapicuiba construiu com os índios uma capela, entregando-a aos Jesuítas. Em torno desta construi­se a aldeia, ponto de passagem das expedições que se dirigiam aos sertões do sul.

Em 1698, alegando esgotamento das terras para a lavoura, os Jesuítas tentaram a transferência dos aldeados para Itapecerica, determinando a destruição das casas e da igreja, mas diante a recusa dos índios em abandonar a localidade, reconstruíram-nas gradualmente, obedecendo o traçado original. A igreja somente foi reerguida em 1736, tendo como orago São João Batista; no século XIX, alterado para Santa Catarina e atualmente, São Pedro é o Padroeiro do Município.

O núcleo pertenceu à administração de Santana de Parnaiba, Embú, Cotia e Barueri.

Com a chegada de imigrantes, principalmente Italianos e Japoneses, e migrantes de outros Estados, o povoamento da região deslocou-se na direção da ferrovia, junto ao rio Tietê.

GENTÍLICO: CARAPICUIBANO

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Carapicuiba, por Lei Estadual no 233, de 24 de dezembro de 1948, no Município de Barueri.

Assim permanece no quadro fixado pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953, para vigorar, respectivamente no período de 1954-1958.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Carapicuíba, por Lei Estadual nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado de Baueri. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 26 de março de 1965.

Lei Estadual no 4954, de 27 de dezembro de 1985, cria o Distrito de Aldeia de Carapicuíba e incorpora do munciípio de Carapicuíba.

Lei Estadual no 4954, de 27 de dezembro de 1985, cria o Distrito de Vila Dirce e incorpora ao Município de Carapicuíba.

Em Divisão territorial datada de 01-VI-1995, o Município é constituído de 3 Distritos: Carapicuiba, aldeia de Carapicuiba e Vila Dirce.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.

Fonte: IBGE