Nordeste Região de Balsas

Tudo sobre Carolina

Guia completo, dados e turismo em Maranhão.

População (2022)
24.062
PIB Total
R$ 525,94 Mi
Per Capita
R$ 21.857,70
Área (km²)
6.441,600
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

junho

Neste mês, as temperaturas são mais amenas e há menos chuvas, proporcionando uma experiência mais agradável para os visitantes.

🛡️

Segurança

Carolina é considerada uma cidade relativamente segura para turistas, mas como em qualquer viagem, é recomendável tomar precauções básicas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Carolina, localizada no Maranhão, é uma cidade encantadora com uma rica história e belezas naturais inigualáveis. Com uma população de 24.062 habitantes, a cidade é um dos pontos de partida para explorar o Bioma Cerrado e suas paisagens deslumbrantes.

Principais Atrações

Parque Nacional da Chapada das Mesas

Um dos principais atrativos da região, com cachoeiras, formações rochosas impressionantes e trilhas que oferecem vistas panorâmicas.

Cachoeira do Prata

Uma bela cachoeira de águas cristalinas, ideal para banho e piqueniques em meio à natureza.

Mirante da Chapada

Ponto de observação que oferece vistas espetaculares da Chapada das Mesas, especialmente ao pôr do sol.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar em Carolina?

A forma mais comum é via terrestre, utilizando ônibus ou carro particular. A cidade também tem um aeroporto próximo, com voos regulares.

? Quais atividades posso fazer em Carolina?

Além de explorar os pontos turísticos mencionados, você pode praticar ecoturismo, trilhas, e atividades aquáticas.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Carolina

CLN/SBCI

Endereço:

Endereço: Bairro Ticocá
Telefone: (0xx99)3531-2185

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Carolina?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Carolina Maranhão - MA

Histórico

Embora o Govêrno português tivessegrande interesse no reconhecimento do rio Tocantins, tendo autorizado para tal, várias expedições, coube ao piauiense Elias Ferreira Barros que habitava o sertão de Pastos Bons, percorrer o Tocantins até o Pará, em companhia de um índio e três escravos, em uma tosca embarcacão, trazendo carta do govêrno do Pará, apresentou-se ao govêrno do Maranhão para relatar o fato, o que muito contribuiu para o desenvolvimento da região.

Em 1809, Manoel Coelho Paredes e Elias Ferreira Barros vieram até rio Tocantins, onde construiram currais para o gado e se fixaram. Entretanto, em 1810 abandonaram o local, por pressão de Pinto Magalhães, sob a alegação de que as terras alí pertenciam ao príncipe. Com isto, Pinto Magalhães tomou conta do lugar e lhe deu nome de São Pedro de Alcântara, onde ficou até 1816, quando deixou a povoação, dado a sua decadência. Em 1820, Elias Ferreira Barros vindo de Belém e vendo a situação do lugar, novamente ali se fixou, conseguindo soerguer a povoação. Em 1823, o deputado padre Camargo Gleury, em memória de nossa primeira imperatriz, deu ao novo povoado o nome de Carolina.

Em 1831, o povoado foi elevado à categoria de vila, quando o governo de Goiás fez transladar para São Pedro de Alcântara a vila de Carolina, mudando de jurisdição. Daí em diante, os govêrnos do Maranhão e Goáis viveram em constante litígios pela posse da vila, até 1854, quando pelo decreto nº 773, de 23 de agôsto, a questão foi encerrada, reincorporando-se o discutido vilarejo ao território maranhense, com a denominação de Carolina.

Gentílico: carolinense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Carolina, pelo decreto de 25-101831. Instalado em 25-10-1831. Elevado à condição de cidade e sede municipal com a mesma denominação, pela lei provincial nº 527, de 08-07-1859. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII1937. Pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, é criado o distrito de Paranaidji e anexado ao município de Carolina. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Carolina e Paranaidji. Pela lei estadual nº 1304, de 27-12-1954, desmembra do município de Carolina o distrito de Presidente Vargas ex-Paranaidji. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.

Pelo acórdão do superior tribunal federal de 06-05-1957, o município de Presidente Vargas é extinto, sendo seu território anexado ao município de Carolina com a denominação de Paranaidji.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Carolina e Paranaidji.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela lei estadual nº 4416, de 12-05-1982, desmembra do município de Carolina o distrito Paranaidji. Elevado à categoria de município com a denominação de Estreito.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE