Centro-Oeste Região de Água Boa

Tudo sobre Cocalinho

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso.

População (2022)
6.220
PIB Total
R$ 297,69 Mi
Per Capita
R$ 47.859,32
Área (km²)
16.530,600
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

abril

O clima é mais ameno e a vegetação está exuberante após a estação das chuvas.

🛡️

Segurança

Cocalinho é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, proporcionando uma experiência segura para os turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Cocalinho é uma encantadora cidade situada no estado de Mato Grosso, conhecida por suas paisagens deslumbrantes e rica biodiversidade no bioma do Cerrado. Com uma população de 6.220 habitantes, é um destino que combina história e natureza, oferecendo aos visitantes uma experiência única no coração do Brasil.

Principais Atrações

Cascata do Cocalinho

Uma bela cachoeira rodeada por uma vegetação nativa do Cerrado, ideal para relaxar e desfrutar da natureza.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Embora não esteja na cidade, é uma visita obrigatória para quem está na região, oferecendo trilhas, mirantes e uma rica fauna e flora.

Centro Cultural de Cocalinho

Um espaço que conta a história da cidade e da região, com exposições que refletem a cultura local.

Dúvidas Comuns

? Quais são as atividades mais recomendadas em Cocalinho?

As atividades mais recomendadas incluem trilhas pela natureza, visitação às cachoeiras e aproveitamento da rica gastronomia local.

? Qual é a melhor forma de chegar a Cocalinho?

A melhor forma de chegar a Cocalinho é de carro, a partir das principais cidades da região, como Cuiabá, que fica a aproximadamente 400 km de distância.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Cocalinho?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Cocalinho

Mato Grosso - MT

Histórico

A ocupação do território do município de Cocalinho ocorreu mais remotamente, em comparação com outros núcleos da região sudeste mato-grossense.

Em 26 de abril de 1928, o governo estadual reservou, através do decreto-lei nº 808, uma área de 1.800 hectares de terras devolutas para formação do povoado de São José do Cocalinho, no município de Registro do Araguaya.

No dia 21 de abril de 1932, o município de Registro do Araguaya teve sua denominação alterada para Araguayana, ao qual estava jurisdicionado o território da povoação de São José do Cocalinho.

O decreto estadual nº 368, de 18 de maio de 1934, criou no município de Araguayana o Distrito de Paz de São José do Cocalinho.

A região tomou impulso na década de quarenta, por conta das ações desenvolvidas pela Fundação Brasil Central.

A lei nº 163, de 25 de outubro de 1948, permitiu que fosse criado o distrito de São Félix, com desmembramento de área de São José do Cocalinho.

O decreto nº 1.329, de 19 de maio de 1952, reservou área de 3.600 hectares de terras devolutas no município de Barra do Garças, para formação do patrimônio da Vila de Cocalinho.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Cocalinho, pelo decreto nº 368, de 18-05-1934, subordinado ao município de Araguaiana (ex-Registro do Araguaia).

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Cocalinho figura no município de Araguaiana.

Pela lei estadual nº 121 de 15-09-1948, o município de Araguaiana passou a ter a sede no distrito de Barra do Garças, conservando o município esta denominação e figurando Araguaiana como simples distrito, (mudança de sede).

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Cocalinho figura no município de Barra do Garças.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cocalinho, pela lei estadual nº 5009, de 13-05-1986, desmembrado do município de Barra do Garças. Sede no antigo distrito de Cocalinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1986.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios