Sudeste Região de Governador Valadares

Tudo sobre Conselheiro Pena

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
20.824
PIB Total
R$ 383,88 Mi
Per Capita
R$ 18.434,40
Área (km²)
1.483,900
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

outubro

As temperaturas são agradáveis, e há menor probabilidade de chuvas, ideal para passeios ao ar livre e exploração do ecoturismo.

🛡️

Segurança

Conselheiro Pena é considerada uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, proporcionando um ambiente seguro para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Conselheiro Pena, um encantador município mineiro localizado na Mata Atlântica. Com uma população de aproximadamente 20.824 habitantes, a cidade é rica em história e cultura, e oferece aos visitantes uma experiência única entre belezas naturais e tradições locais. Explore suas origens que remontam aos índios Botocudos Aimorés e a era dos garimpos, passando pela influência da agricultura e da pecuária local.

Principais Atrações

Cascata do Córrego do Lajeado

Uma linda queda d'água rodeada pela vegetação nativa da Mata Atlântica, perfeita para um dia de lazer em meio à natureza.

Igreja Matriz de São Sebastião

Um importante marco arquitetônico e religioso da cidade, retratando a fé e a cultura local, com belos vitrais e altar decorado.

Mirante do Alto do Morro

Oferece uma vista panorâmica espetacular da região, ideal para fotos e momentos de contemplação da natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Conselheiro Pena?

A economia do município é principalmente baseada na pecuária leiteira e de corte, que substituiu a agricultura ao longo dos anos.

? Quais são as principais festividades da cidade?

Entre as festividades destacam-se as celebrações religiosas e as festas agropecuárias que valorizam a cultura local.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Rodoviária de Conselheiro Pena
Telefone:(0xx33)3261-1460

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Conselheiro Pena?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

CONSELHEIRO PENA MINAS GERAIS

HISTÓRICO:

A região onde se localiza o município foi habitada, primitivamente, pelos índios Botocudos Aimorés. Posteriormente, motivadas pelo garimpo de pedras preciosas abundantes no local, e pela qualidade das terras férteis e de fácil aquisição, várias pessoas fixaram-se no local, iniciando-se assim, a formação do povoado. Em 1910, com a chegada da Estrada de Ferro Vitória a Minas, iniciou-se nova fase na vida do lugarejo, cuja economia passou a girar em torno da agricultura. A partir de 1947, fatores climáticos e econômicos, levaram, paulatinamente, a população ao abandono quase total da agricultura, trocando-a pela pecuária leiteira e de corte, cuja exploração, constitui hoje, a principal fonte da economia municipal.

O topônimo é homenagem ao estadista mineiro Afonso Pena.

GENTÍLICO: Conselheiro Penense

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA :

Antigo distrito de Lajão, do Município de Itanhomi, e que por Decreto Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, passou a denominar-se Conselheiro Pena. Pelo citado Decreto-Lei nº 148, foi criado o Município de Conselheiro Pena, com os Distritos de Lajão e Floresta, do Município de Itanhomi, bem como o novo Distrito de Barra do Cuieté, criado com o território desmembrado do extinto Distrito de Cuieté (antigo Degredo) e os novos distritos de Aldeia, Bom Jesus do Mantena (atual município de Mendes Pimentel), Penha do Norte e São Tomé, criado com o território desmembrado do Distrito de Igreja Nova, do Município de Itambacuri. Em 1939-1943, o Município de Conselheiro Pena é constituído dos distritos de Conselheiro Pena, Aldeia, Barra do Cuieté, Bom Jesus do Mantena, Floresta, Penha do Norte e São Tomé, e é termo da comarca de Governador Valadares. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, o Município de Conselheiro Pena perde o Distrito de Bom Jesus do Mantena e parte do Distrito de Aldeia, desmembrados para constituirem o novo Município de Mantena e passa a compreender o novo Distrito de Ferruginha. No quadro fixado pelo referido Decreto-Lei 1058, para vigorar no quinquênio 1944-1948, o Município de Conselheiro Pena ficou composto dos distritos de Conselheiro Pena, Aldeia, Alvarenga, Barra do Cuieté, Ferruginha, Moscovita(atual município de Galiléia) e Penha do Norte, e é o termo judiciário da comarca de Governador Valadares. O novo Distrito de Ferruginha, criado pelo mencionado Decreto-Lei 1058, ficou com o território desmembrado dos distritos de Aldeia e Penha do Norte, do Município de Conselheiro Pena. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 1291, de 30 de dezembro de 1944, que alterou a divisão territorial fixada para o quinquênio 1944-1948, o município de Conselheiro Pena perdeu parte do seu território para a criação de Mantena que passou a constituir-se novo município e comarca.

Figura no quadro fixado pela Lei nº 336, de 27/12/1948 para o quinquênio 1949-1953, o município de Conselheiro Pena composto dos distritos de Conselheiro Pena(sede), Aldeia, Alvarenga, Barra do Cuieté, Cuparaque, Ferruginha, Goiabeira e Penha do Norte e no quadro fixado pela Lei nº 1039, de 12/12/1953 para o quinquênio de 1954-1958 composto pelos distritos de Conselheiro Pena(sede), Aldeia, Alvarenga, Barra do Cuieté, Bueno, Cuieté Velho, Cuparaque, Ferruginha, Goiabeira e Penha do Norte e passou a comarca. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01/07/1960. O distrito de Alvarenga emancipou-se tornando-se município pela Lei Estadual nº 2.764, de 30/12/1962. Através da Lei Estadual nº 12.030, de 21/12/1995 foram criados dois municípios desmembrados de Conselheiro Pena. Cuparaque formado pelos distritos de Cuparaque e Aldeia e Goiabeira formado pelo mesmo território originário como distrito. A partir de 1997 o município de Conselheiro Pena compõem-se pelos distritos de Conselheiro Pena (sede), Barra do Cuieté, Bueno, Cuieté Velho, Ferruginha e Penha do Norte.

Fonte: IBGE