No século XVIII, época da luta pela posse das terras, apareceu o jovem Vitorino Dias Paes Landim, que tomou conta desta região, expulsando os índios, construindo casas e roças para criação de gado. No século XIX o senhor Vitorino Dias Paes Landim recebeu do governador três fazendas: Serra Nova, Boqueirãozinho e Serra Talhada. A fazenda Serra Nova com valorização e extração de borracha da maniçoba, passou a chamar-se fazenda Várzea Grande, em 1º de abril de 1855.
Em 1910, chegaram à fazenda Várzea Grande o Coronel José Dias, advogado e promotor de justiça do sul do Piauí, vindo também grande número de imigrantes dos estados : Bahia, Pernambuco, Ceará e Alagoas. Em 1916 a fazenda Várzea Grande passou a povoado com o mesmo nome . Coronel José Dias fundou a primeira escola pública no povoado Várzea Grande, o mesmo pertencia ao município de São Raimundo Nonato.
Em 1962 o Povoado Várzea Grande passou a município com o nome de Coronel José Dias. O senhor Batista Dias tomou posse do município no mês de janeiro de 1963, sendo prefeito da cidade, mas governou por pouco tempo, por ser o desmembramento ilegal. O deputado Edson Ferreira, irmão do senhor Gaspar Ferreira, cassou o mandato de Batista Dias por não ter havido plebiscito.
Em 29 de abril de 1992 o Povoado Várzea Grande foi desmembrado do município de São Raimundo Nonato pela Lei 4.477, esta Lei foi votada pela assembléia legislativa e sancionada pelo governador Antonio de Almeida Freitas Neto.
Os grandes lutadores pelo desmembramento do povoado foram: Marcelo Castro, Valdemar Macedo, Expedito Rodrigues do Nascimento e o prefeito na época, Dr. Hamilton Baldoíno.
Coronel José Dias está localizado na região nordeste, no sudeste do Piauí. Seu clima é quente e seco, sua superfície é de 1.796,3 km2, tem uma população de 4.416 habitantes.
Coronel José Dias localiza-se no sopé do Parque Nacional da Serra da Capivara a 33 km de São Raimundo Nonato e a 548 Km de Teresina. Vislumbra-se grande possibilidade de desenvolvimento turístico, sendo o local visitado por pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo. A religião predominante é a católica, o padroeiro do município é São Pedro, cuja festa é comemorada no dia 29 de junho. São Pedro foi escolhido como padroeiro pela população desde o século XIX para amenizar o cangaço daquela época que era muito constante.
O primeiro Prefeito do município de Coronel José Dias foi Valdir Cesário de Oliveira. O segundo Prefeito, o engenheiro civil, Dr. Ramiro da Silva Costa que governou 8 anos, e o atual prefeito é José Alencar Pereira.
Atualmente Coronel José Dias possui uma prefeitura, um centro de convenções, 21 escolas, 08 igrejas, sendo 06 católicas e 02 protestantes, 03 postos de saúde, 01 delegacia, 01 posto dos correios, telefones fixos e públicos, 02 praças , 03 clubes na sede, 02 farmácias, padarias, lanchonetes, um posto de gasolina e vários outros tipos de comércio. As principais fontes de renda de Coronel José Dias são: criação de caprinos, ovinos e apicultura. A produção de cerâmicas de alvenaria é artesanal.
Fonte:
Autor do Histórico: CLERISTON DE CASTRO RAMOS
Bioma: Caatinga
Densidade: 2,37 Habitantes por Km²
Gentílico: coronelino
População (em 2010): 4.541 Habitantes
Unidade Territorial: 1.914,811 Km²
Fonte: IBGE
Quer viajar para Coronel José Dias? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajandar.com.br possui sobre os municípios Piauí para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.
Descubra tudo sobre Coronel José Dias. Previsão do tempo Coronel José Dias. Localização Coronel José Dias. Para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.
» União (42654 Hab.)
» Altos (38822 Hab.)
» Esperantina (37767 Hab.)
» Pedro II (37496 Hab.)
» José de Freitas (37085 Hab.)
» Oeiras (35640 Hab.)
» São Raimundo Nonato (32327 Hab.)
» Miguel Alves (32289 Hab.)
» Luís Correia (28406 Hab.)
» Piracuruca (27553 Hab.)
» Cocal (26036 Hab.)
» Batalha (25774 Hab.)
» Corrente (25407 Hab.)
» Luzilândia (24721 Hab.)