Nordeste Região de Corrente

Tudo sobre Corrente

Guia completo, dados e turismo em Piauí.

População (2022)
27.278
PIB Total
R$ 680,69 Mi
Per Capita
R$ 24.953,92
Área (km²)
3.048,400
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

Julho

O clima é mais ameno, proporcionando conforto para passeios e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, mas recomenda-se atenção às orientações locais.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Corrente, localizada no estado do Piauí, é uma cidade rica em história e cultura, com uma população de aproximadamente 27.278 habitantes. O município possui um bioma de Cerrado, caracterizado por sua biodiversidade e paisagens naturais. Fundada em meados do século XVIII, Corrente encanta visitantes com seu legado histórico e belezas naturais.

Principais Atrações

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

A Igreja histórica, fundada em 1860, é um belo exemplo da arquitetura colonial e um ponto central da cidade.

Parque Municipal de Corrente

Espaço verde ideal para caminhadas e piqueniques, com uma rica flora do Cerrado.

Museu Histórico de Corrente

Museu que preserva a memória da fundação de Corrente e sua importância na história do Piauí.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor época para visitar Corrente?

A melhor época é entre maio e agosto, quando o clima é mais ameno.

? Quais são as opções de hospedagem em Corrente?

A cidade oferece pousadas e hotéis com preços acessíveis para diferentes orçamentos.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Corrente

SNKR

Endereço:

Telefone: (0xx89)573-1447

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Corrente?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Corrente - PI

HISTÓRICO - O Município de Corrente, cujos terrenos foram divididos em 1754, pelo engenheiro das Côrtes Portuguesas - José da Silva Balmar que, por ordem do Rei de Portugal. teve como pioneiro de sua fundação Sr. Caetano Carvalho da Cunha que adquiriu, através do requerimento, a Fazenda Corrente de Cima, com 6.300 braças, onde desenvolveu diversas atividades, atraindo grande número de agregados. foi assim o início da povoação. Por força da Lei provincial nº 500, de 7 de agosto de 1860, foi criada, no povoado de Corrente, pertencente ao termo de Parnaguá, a Paroquia de Nossa Senhora da Conceição, assegurandos os competentes limites.

Com o seu desenvolvimento e, em consequencia da Lei provincial nº 782, de 10 de dezembro de 1872, o povoado foi elevado à categoria de vila, cuja instalação só se deu a 8 de dezembro do ano seguinte, pelo Juiz de direito da comarca de Parnaguá - Dr. José Mariano Lustosa do Amaral. Nesse tempo , foi juramentada e começou a funcionar a sua municipalidade, que teve por primeiros membros os seguintes cidadaãos: Emiliano Rodrigues Alves, Francisco Carvalho de Araújo, Antonio Elesbão Cassiano Paraguassu, Venceslau da Cunha Ribeiro, Francisco Ribeiro de Sousa, Jesuino dos Reis Lobato e José Seixas Louzeiro. Corrente, até 1904, viveu em fase de estagnação histórica.

O Município começou a se consolidar com a fundação da Igreja Batista de Corrente e a criação de escolas primárias, por influência de elementos de projeção política no cenário nacional, como Joaquim Nogueira Paranaguá e Benjamim Nogueira, que se destacaram nas campanhas abolicionista e republicana, o municipio teve o seu interêsse despertado para a instrução e educação da mocidade.

Em terras doadas à Missão Batista do Norte do Brasil, por algum de seus seguidores, em 1920 foi fundado o Instituto Batista Industrial, hoje Instituto Batista Correntino, com a finalidade de divulgar a religião Batista, educando e instruindo a mocidade, não só de Corrente como de municípios e Estados vizinhos. De 1922 a 1924, Corrente sofreu as conseqüências da ação de bandoleiros, que então se verificou, tendo de um lado José Honório Granja, e de outro lado José Nogueira. Passando essa fase, Corrente tomou o seu desenvolvimento e, em 1947, foi criado o Ginásio do Instituto Batista Industrial. Em 1949, foi criado o Educandário Imaculada Conceição e, em 1953, o Ginásio São José pelo Padre José de Anchieta Melo, que chegou em fins de 1947 ao município, para assumir os trabalhos da Paróquia. Como se vê, a instrução constituiu o pnto de referência da evolução histórica e de desenvolvimento de Corrente.

Gentílico: correntino

Formação Administrativa

Pelo decreto estadual nº 1279, de 26 de junho de 1931, do Interventor Federal capitão Landri Sales Gonçalves, consernente a nova organização dos municipios depois do movimento revolucionário de 1930. Parnaguá e Gilbués, como diversos outros, sofreram extinção de seus municipios, ficando anexados a Corrente, os quais , posteriormente, tiveram restaurada a sua autonomia. Essa medida do interventor considerava, no momento, que a divisão administrativa do território do Piauí não correspondia às necessidades da públicas administração. Em 1934, pelo Decreto nº 1544, de 23 de maio, do mesmo Interventor Federal - capitão Landri Sales Gonçalves - , teve Corrente nova divisão política, Corrente é comarca de 2ª entrância. A atual legislatura foi instalada no ano de 1955, tendo sido eleito Prefeito Municipal o Dr. Joaquim Nogueira Paranaguá, e constituida a Câmara Municipal de 4 vereadores.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE