Sudeste Região de Caxambu - Baependi

Tudo sobre Cruzília

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
15.362
PIB Total
R$ 317,75 Mi
Per Capita
R$ 20.684,03
Área (km²)
522,400
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima é ameno e há diversas festividades culturais e religiosas, como a Festa de São Sebastião, celebrada em agosto, atraindo visitantes de toda a região.

🛡️

Segurança

Cruzília apresenta um ambiente seguro, ideal para famílias e viajantes solo.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Cruzília, uma encantadora cidade de Minas Gerais, é um destino marcado por sua rica história e beleza natural. Localizada na Mata Atlântica, a cidade atrai visitantes com suas paisagens deslumbrantes e um forte patrimônio cultural, resultado da herança dos primeiros faíscadores de ouro que colonizaram a região.

Principais Atrações

Igreja de São Sebastião

Uma das primeiras construções do município, a igreja possui uma arquitetura colonial rica em detalhes e é um ponto de parada para quem visita a cidade.

Caminho da Serra

Trilhas que rodeiam a Serra do Papagaio, oferecendo belas vistas para a mata atlântica e a fauna local, ideal para os amantes do ecoturismo.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal fonte de renda da cidade?

A economia de Cruzília é baseada na agricultura, turismo rural e comércio local.

? Quais eventos culturais acontecem na cidade?

Cruzília promove diversas festividades ao longo do ano, incluindo festas religiosas, feiras de artesanato e eventos gastronômicos.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Cruzília?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Os primeiros habitantes da região foram faíscadores de ouro, vindos provávelmente da província de São Paulo, e que exploraram o ouro de aluvião, encontrado nas encostas de morros, na margem de córregos do local. Segundo a tradição, em 1858 estabeleceu-se no sopé de uma colina denominada "Serrinha" aquele que iniciou o povoado, o Capitão Manoel Domingos Maciel Em 15 de agosto de 1862, foi consagrada a primeira capela que recebeu como orago São Sebastião. O nome Cruzília ou "Terra da Cruz" é derivado do primitivo nome da localidade - "encruzilhada". Originou-se este nome o fato de o povoado localizar-se ao lado de uma encruzilhada formada por duas importantes estradas do período colonial, que ligavam os municípios de São João del Rei, Aiuruoca e Rio de Janeiro à região aurífera de Minas Gerais.

Formação Administrativa:

Pela Lei estadual nº 1.997, de 14 de novembro de 1873, passou o povoado à categoria de distrito, subordinado ao município de Baependi, com o nome de São Sebastião da Encruzilhada. Pela Lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948, elevou-se à município, desmembrando seu território do município de Baependi.

Fonte: monografias municipais

Autor do Histórico: IVAN BARSANTI JUNIOR