Sudeste Região de São Lourenço

Tudo sobre Dom Viçoso

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
3.095
PIB Total
R$ 39,05 Mi
Per Capita
R$ 12.617,77
Área (km²)
113,900
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

Nesta época, o clima é ameno e as chuvas são menos frequentes, permitindo desfrutar das belezas naturais e dos pontos turísticos.

🛡️

Segurança

Dom Viçoso é uma cidade pacata e segura, ideal para famílias e turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Dom Viçoso é uma encantadora cidade situada no coração da Mata Atlântica, em Minas Gerais. Com uma população de apenas 3.095 habitantes, seu charme e tranquilidade atraem visitantes que buscam um refúgio natural repleto de história e cultura. As suas origens remontam à antiga Fazenda do Rosário, núcleo que deu origem ao povoado, e o seu desenvolvimento se deve à dedicação de figuras como o Dr. Augusto Capistrano de Alkimim.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Dom Viçoso

Uma bela igreja de arquitetura colonial, que remete à história da cidade e é um ponto de encontro local.

Cachoeira da Fazenda do Rosário

Uma impressionante cachoeira cercada pela rica vegetação da Mata Atlântica, ideal para um dia de piquenique e contato com a natureza.

Museu Histórico de Dom Viçoso

Um pequeno museu que preserva a história local, com exposições de objetos e fotos antigas da região.

Dúvidas Comuns

? Como chegar a Dom Viçoso?

Dom Viçoso é acessível de carro pelas estradas que ligam Maria da Fé e outras cidades próximas. Consulte as rotas disponíveis.

? Qual é a melhor época para visitar a cidade?

A melhor época para visitar Dom Viçoso é entre abril e setembro, quando o clima é mais ameno.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Dom Viçoso?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

HISTÓRICO -

A antiga "Fazenda do Rosário" foi o nucleo em torno do qual se desenvolveu o povoado que recebeu, mais tarde, o nome de Dom Viçoso.

O principal incentivador desse movimento inicial foi o Dr. Augusto Capistrano de Alkimim, que conseguiu a tranferência da sede do antigo bairro Dom Viçoso para a fazenda mencionada.

DIVISÃO ADMINISTRATIVA -

A Lei estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891, confirmou a criação do Municipio de Cristina, dele fazendo parte na Divisão Administrativa de 1911, o Distrito de Dom Viçoso, além daquele da sede.

O Distrito de Dom Viçoso, foi cedido ao Município de Silvestre Ferraz em razão da Lei estadual nº 843, de 07 de setembro de 1923, e perdeu parte de seu território para o distrito-sede de Maria da Fé, em virtude de Decreto-lei estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, que estatuiu a Divisão territorial do Estado, para o quinquênio 1939-1943.

O Distrito foi elevado a Município com o nome de Dom Viçoso, pelo Decreto-lei estadual nº 1039, de 12 de dezembro de 1953, que determinou a Divisão Territorial do Estado para o quinquênio 1954-1958.Por esse diploma, o município compõem-se de um so distrito, o da sede, desligado do território do Município de Carmo de Minas, ex Silvestre Ferraz.

FORMAÇÃO JUDICIÁRIA -

Pela Divisão Territorial do Estado, fixada pelo Decreto-lei estadual nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, para vigorar no quinquênio 1954-1958, o Municípuio de Dom Viçoso continua Jurisdicionado ao Têrmo e à Comarca de Carmo de Minas, ex-Silvestre Ferraz.

Fonte: ENCICLOPÉDIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Autor do Histórico: DEISE MARIA GUERREIRO RIBEIRO