Nordeste Região de Esperantina

Tudo sobre Esperantina

Guia completo, dados e turismo em Piauí.

População (2022)
40.970
PIB Total
R$ 456,55 Mi
Per Capita
R$ 11.143,42
Área (km²)
911,200
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

Outubro

O clima é mais ameno e favorece passeios e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada relativamente segura, com um ambiente tranquilo para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Esperantina, uma cidade situada no estado do Piauí, é um destino encantador que mescla história, cultura e belezas naturais. Com uma população de aproximadamente 40.970 habitantes, a cidade é um importante exemplo da rica herança colonial brasileira, além de estar inserida no bioma da Caatinga, caracterizado pela sua vegetação única e clima semiárido. Venha explorar a origem do município, datada da construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Esperança e descubra os encantos deste lugar acolhedor.

Principais Atrações

Igreja de Nossa Senhora da Boa Esperança

Uma construção histórica que é um marco da cidade e reflete a herança cultural do lugar.

Rio Longá

Um belo rio que oferece opções de lazer e contato com a natureza, além de ser parte importante da história local.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de transporte para chegar a Esperantina?

Você pode chegar a Esperantina de carro, ônibus ou avião até a cidade de Teresina e, em seguida, pegar um transporte terrestre.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Esperantina conta com diversas pousadas e hotéis que atendem a diferentes faixas de preço.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Esperantina?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Esperantina Piauí - PI

Histórico

Data de 13 de julho de 1739 a carta que conferiu o sítio Boa Esperança ao português Miguel Carvalho e Silva, que aí fixou residência e constituiu numerosa família. Outro português, João Antônio dos Santos, possuidor da Fazenda Urubu, construiu casas e currais em local próximo ao mencionado sítio, dando à localidade o nome de Retiro. Originou-se daí o nome de Retiro da Boa Esperança. O pai de João Antônio dos Santos, possuidor de vários escravos, construiu três tanques de pedra do urubu, à margem do rio Longá, solicitando aos filhos que não os incluíssem no seu inventário e sim, ficassem como bem comum. O local, pela qualidade do solo, atraiu moradores, dedicados à lavoura e à criação de ovelhas.

Em 1847, foi concluída a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Esperança, onde, após sua demolição, se edificou uma Igreja.

Retiro de Boa Esperança passou a chamar-se Boa Esperança, em 1920, quando adquiriu categoria de Vila, instalada no mesmo ano com patrimônio de subscrição pública. Em 1943, por haver duplicidade de topônimos, Boa Esperança foi mudado para Esperantina.

Gentílico: esperantinense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila a denominação de Retiro da Boa Esperança, pela lei estadual nº 970, de 25-06-1920. Pelo decreto estadual nº 1279, de 26-06-1931, a vila de Boa Esperança ex-Retiro da Boa Esperança é extinto, sendo seu território anexado ao município de Barras do Marataoan. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Boa Esperança figura como simples distrito de Barras do Marataoan. Pelo decreto estadual nº 1575, de 17-08-1934, desmembra do município de Barras ex-Barras do Marataoan, o distrito de Boa Espeança. Elevado novamente à categoria de município. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído do distrito sede. Pelo decreto estadual nº 754, de 30-12-1943, o município de Boa Esperança passou a denominar-se Esperantina. Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município já denominado Esperantina é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Boa Esperança para Esperantina alterado, pelo decreto-lei estadual nº 754, de 30-12-1943.

Fonte: IBGE