Histórico
Em consequência da implantação em 1973, da BA-2 (hoje BR 101), que liga a Bahia ao Espírito Santo, surgiram as rodovias vicinais, ligando as cidades do sul da Bahia à rodovia principal.
Foi justamente, a partir de um acampamento de trabalhadores iniciado com a construção do ?Ramal?- rodovia atualmente denominada de BR 367 e que liga a localidade a Porto Seguro - e ampliado durante a construção da BR 101 que surgiu o povoado do ?64? (referente ao km 64), que mais tarde viria a ser a cidade de Eunápolis. Segundo relatos, o ?Ramal? foi construído entre os anos de 1949 e 1950.
Segundo Moisés Reis, topógrafo da então Secretaria de Viação e Obras Públicas ? atual Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia (DERBA) - e um dos fundadores de Eunápolis, quando aqui esteve em 1945, para um estudo da demarcação de um trecho da estrada na atual BR 101, conheceu o mateiro Joaquim Quatro iniciando a construção de um rancho em meio a mata. Meses depois ao retornar ao local, em serviço, reencontrou Joaquim Quatro já em casa de taipa, coberta de Oricana, uma espécie de palmeira, e um pequeno roçado.
No ano de 1950, foi montado um acampamento da construtora CILA, com cerca de 50 barracas para moradia dos trabalhadores e também os barracões de apoio à administração. Finda a obra, em 1950, alguns funcionários permaneceram no local, dando início ao povoado do ?64?.
A data oficial da fundação do povoado passou a ser 5 de novembro de 1950, quando aqui foi celebrada a primeira missa pelo padre Emiliano Gomes Ferreira. Naquele dia, o Padre deu a esta localidade o nome de Nova Floresta.
No ano de 1954 foi inaugurado o trecho da BA2 do Povoado ?64?, também chamado de Ibiapina, até Camacan. O evento contou com a presença do então Secretário de Viação e Obras Públicas, Dr. Eunápio Peltier de Queiroz e numerosa comitiva de funcionários e engenheiros do DERBA.
O Sr. Ivan de Almeida Moura, que antes havia legalizado as terras junto ao estado em seu nome e de seus familiares, passou a solicitar a desocupação aos moradores da área. A situação ficou bastante tensa. Em 1954, Dr. Eunápio, inteirado das dificuldades, resolveu comprar 100 ha de terra, correspondentes às fazendas ?Boa Vista? e ?Gravatá?, o que viria a ser a área urbana do povoado nascente. Depois de longa negociação com o Sr. Ivan, fora firmado um acordo no valor de CR$ 60.000,00 (sessenta mil cruzeiros), os quais foram pagos contra recibo, pelo Dr. Eunápio, ao referido proprietário.
Em homenagem ao Dr. Eunápio Peltier de Queiroz, acatando a sugestão do Sr. Wanderley do Nascimento,a população troca o nome do povoado ?64? para Eunápolis ou ?Cidade de Eunápio?, que se tornaria o maior povoado do mundo.
Realizou-se em 17 de fevereiro de 1988 um plebiscito, que conseguiu emancipar e desmembrar Eunápolis - uma área de 1420 km2 - de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Em Assembléia Legislativa o projeto de lei foi aprovado e depois sancionado pelo governador Waldir Pires no dia 12 de maio de 1988.
O Dr. Gediel Sepúlvida Pereira, elegeu-se o primeiro prefeito e teve seu ordenamento jurídico promulgado através da Lei Orgânica Municipal em 05 de abril de 1990.
Gentílico: Eunapolitano
Fonte: Colaboradores: Antônio Domingos Pereira Reis; CEPEDES: Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Extremo Sul; Fábio Pereira. Fonte: EUNÁPOLIS 20 ANOS: Publicação comemorativa dos 20 anos de Emancipação, Eunápolis: 2008; HJOBRASIL: Uma história de amor pelo Brasil
Autor do Histórico: IVANA SILVA IGLESIAS
Bioma: Mata Atlântica
Densidade: 84,98 Habitantes por Km²
Gentílico: eunapolitano
População (em 2010): 100.196 Habitantes
Unidade Territorial: 1.179,115 Km²
Fonte: IBGE
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