Nordeste Região de Caruaru

Tudo sobre Gravatá

Guia completo, dados e turismo em Pernambuco.

População (2022)
86.516
PIB Total
R$ 1,36 Bi
Per Capita
R$ 15.715,95
Área (km²)
505,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

junho

Durante os festejos juninos, a cidade ganha vida com festivais e eventos culturais que atraem turistas.

🛡️

Segurança

Gravatá é considerada uma cidade tranquila, mas é sempre bom tomar precauções básicas de segurança.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Gravatá, situada no coração de Pernambuco, é um destino encantador que combina o charme da colonização com a exuberância da Mata Atlântica. Com uma população de 86.516 habitantes, a cidade é conhecida por sua rica história, que remonta ao século XIX, quando a capela de Sant'Ana foi construída, dando origem ao povoado. O gentilício local é 'gravataense', e o nome da cidade tem origem indígena, significando 'ervas que arranham'. Venha explorar a cultura vibrante e a natureza exuberante de Gravatá!

Principais Atrações

Capela de Sant'Ana

Construída em 1822, a capela é um marco histórico e religioso da cidade.

Parque da Cidade

Um local ideal para caminhadas, piqueniques e contato com a natureza da Mata Atlântica.

Feira de Gravatá

Vibrante feira local onde é possível encontrar produtos artesanais e sabores da culinária regional.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração turística em Gravatá?

A Capela de Sant'Ana é a principal atração, sendo um símbolo histórico e cultural da cidade.

? Como chegar a Gravatá?

Gravatá está localizada a aproximadamente 84 km do Recife e pode ser acessada por carro ou ônibus.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Gravatá?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Gravatá Pernambuco - PE

Histórico

Durante o período colonial e área territorial do município foi ocupado por criadores de gado, que mantinham estreita ligação com a Vila de São José dos Bezerros, situada na direção oeste, apresentando surto de progresso desde o século XIX, o proprietário da fazenda chamada Gravatá, também conhecida por Coroatá, resolveu erigir uma capela sob a invocação de Sant`Ana, cuja construção foi concluída por seu filho, em 1822. Nas imediações do templo surgiu o povoado, formado das habitações levantadas junto da capela, cujos moradores visavam obter maior assistência religiosa e maiores contatos comunitários.

O topônimo de Gravata, segundo o naturalista Carl F. Martius, é um vocábulo de origem indígena: "vem da corruptela da palavra Caranhetá. Significa erva que arranha, ou espinhosa".

Gentílico: gravataense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Gravatá, pela lei provincial nº 422, de 25-05-1857, subordinado ao município de Bezerros. Elevado à categoria de vial com a denominação de Gravatá, pela lei provincial nº 1560, de 30-05-1881, desmembrado de Bezerros. Constituído do distrito sede. Instalado em 09-01-1883. Elevado à condição de cidade e sede do município com a denominação de Gravatá, pela lei provincial nº 1805, de 13-06-1884. Pela lei municipal de 27-09-1897, é criado o distrito de Uruçú-Mirim e anexado ao município de Gravatá. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 4 distritos: Gravatá, Chã Grande, Russinha e Uruçú-Mirirm.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município aparece constituído de

3 distritos: Gravatá, Chã Grande e Uruçu-Mirim. Não figurando o distrito de Russinha. Pela lei municipal nº 300, de 18-04-1955, é criado o distrito de Mandacaru, com terras desmembrada dos distritos de Gravatá e Uruçú-Mirim e anexado ao município de Gravatá. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 4 distritos: Gravatá, Chã Grande, Mandacaru e Uruçú-Mirim. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Pela lei estadual nº 4961, de 20-12-1963, desmembra do município de Gravatá o distrito de Chã Grande. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído 3 distrito: Gravatá, Mandacaru e Uruçú-Mirim. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE