Nordeste Região de Barreirinhas

Tudo sobre Humberto de Campos

Guia completo, dados e turismo em Maranhão.

População (2022)
25.680
PIB Total
R$ 184,41 Mi
Per Capita
R$ 7.181,11
Área (km²)
2.131,300
IDH / Bioma
Cerrado e Amazônia
📅

Quando ir

junho

Nesta época, as temperaturas são mais amenas e as chuvas são menos frequentes, proporcionando melhores condições para atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, mas recomenda-se precauções habituais em áreas menos movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Humberto de Campos, localizada no estado do Maranhão, é uma cidade rica em história e cultura, marcada pela beleza natural dos biomas Cerrado e Amazônia. Com uma população de aproximadamente 25.680 habitantes, a região é um destino ideal para quem busca tranquilidade e um contato mais próximo com a natureza.

Principais Atrações

Rio Periá

Um bonito rio que permite atividades de lazer como pesca e passeios de barco, cercado pela rica vegetação local.

Aldeia Miritiba

Uma aldeia indígena que possui uma rica cultura e história, proporcionando uma experiência única para os visitantes que desejam aprender sobre os costumes e tradições locais.

Praia de Upaon-Mirim

Uma das praias mais tranquilas da região, ideal para relaxar e desfrutar do sol em um ambiente sereno.

Dúvidas Comuns

? Qual a principal atração de Humberto de Campos?

O Rio Periá é uma das principais atrações, conhecido por sua beleza natural e opções de lazer.

? Humberto de Campos é um destino seguro para turistas?

Sim, a cidade é considerada segura, embora recomenda-se atenção às precauções normais em áreas menos movimentadas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Humberto de Campos?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Humberto de Campos Maranhão - MA

Histórico

EM 1612, fazendo parte da expedição francesa que veio para colonizar o Maranhão, aportou em Upaon-Mirim (Ilha Pequena, hoje Santana) a caravela denominada "Santana", enquanto aguardava

o resultado das negociações levadas a efeito em Upaon-Açu-Ilha Grande, atualmente cidade de São Luís. Esse episódio não resultou, contudo, no devassamento do território.

Somente por volta de 1817, José Carlos Frazão, vindo do Mearim no propósito de fazer comércio com os Tapuios ou à procura de lugar apropriado para a lavoura, foi ter casualmente a uma aldeia de índios e conseguiu lograr a confiança do chefe. Ali fixou residência, por saber da existência de terrenos próximos, apropriados para plantação. local que os indígenas denominaram Miritiba, em virtude de grande quantidade de miri ou mirim existente. Apesar da região ser apenas um matagal cortado por extensos lençóis de areia, irrigava o .solo o rio Periá ou Preá - também apelido da tribo indígena. Com seus escravos construiu um prédio com dois pavimentos para sua moradia, que ficou conhecido como "Casa-Grande". Foi aí que teve início a cidade de Humberto de Campos.

Com o desenvolvimento do lugarejo, que ainda conservava o primitivo nome dado pelos indígenas. Frazão requereu e obteve, por carta de sesmaria datada de 12 de março de 1819 "duas léguas de serra de comprido e uma de largo para a parte do poente em qualquer das testadas ou fundos do sobredito Abre"...

Em 8 de maio de 1835, por lei n.º 13, Miritiba foi elevada à categoria de distrito.

Alguns anos depois. teve papel importante na história do Maranhão. Na guerra dos balaios. em 1840, foi Miritiba tomada pelos rebeldes. em luta com as forças legais, sob o comando de Lima e Silva. Foi então atacada e ocupada pelos Imperiais Marinheiros.

Em Miritiba teve início a monarquia do negro Cosme, velho escravo que fugira para as matas circunvizinhas, formando uma corte de 2.000 negros foragidos. Tendo saqueado uma igreja, Cosme apossou-se das paramentas sacerdotais e com elas se apresentava num andor carregado por mulheres da sua raça . Em janeiro de 1841, se entregaram a Lima e Silva 700 rebeldes de Raimundo Gomes.

Gentílico: humbertoense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Miritiba, de São José do Piriá, pela lei nº 13, de 08-051835, subordinado ao município de Icatu.

Elevado à categoria de vila com a denominação Miritiba de São José do Piriá, pela lei provincial nº 543, de 30-07-1859, desmembrado de Icatu. Sede na antiga vila de Miritiba de São José do Piriá. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-05-1860.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1933.

Pelo decreto estadual nº 743, de 13-12-1934, o município de Miritiba de São José do Piriá passou a denominar-se Humberto de Campos.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município já denominado Humberto Campos é constituído do distrito sede.

Pelo decreto-lei estadual nº 159, de 06-12-1938, é criado o distrito de Primeira Cruz e anexado ao município de Humberto de Campos.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 2 distritos: Humberto de Campos e Primeira Cruz.

Por ato das disposições constitucionais transitórias deste estado, promulgado a 28-07-1947, desmembra do município de Humberto de Campos.

Distrito de Primeira Cruz. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Miritiba de São José do Piriá para Humberto Campos alterado, pela lei estadual nº 743, de 13-12-1934.

Fonte: IBGE