Sudeste Região de Caraguatatuba - Ubatuba - São Sebastião

Tudo sobre Ilhabela

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
34.934
PIB Total
R$ 13,96 Bi
Per Capita
R$ 399.513,88
Área (km²)
347,500
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Julho

O clima é mais ameno e há menos chuvas, proporcionando melhores condições para passeios e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para turistas, mas é sempre bom manter a atenção em lugares movimentados.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Ilhabela, um verdadeiro paraíso de belezas naturais e ricas histórias, é a maior ilha do Brasil e faz parte da Mata Atlântica. Com uma população de aproximadamente 34.934 habitantes, a ilha foi descoberta por Américo Vespúcio em 1502 e tem uma história marcada por colonizadores que buscaram desenvolver a região. As paisagens deslumbrantes, as praias de águas cristalinas e um ambiente repleto de flora e fauna nativa atraem turistas de todos os cantos do mundo.

Principais Atrações

Praia do Curral

Uma das praias mais populares de Ilhabela, ideal para famílias e com diversas opções de quiosques.

Cachoeira dos Três Tombos

Uma bela cachoeira com várias quedas, perfeita para um dia de natureza e aventura.

Mirante do Pôr do Sol

Um local incrível para apreciar o pôr do sol com vista panorâmica da ilha e do oceano.

Centro Histórico

Uma área charmosa com casarões antigos, igrejas históricas e lojas de artesanato.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de se locomover em Ilhabela?

A melhor forma é de carro ou bicicleta, já que o transporte público é limitado e as distâncias entre as atrações podem ser longas.

? É possível fazer trilhas em Ilhabela?

Sim, a ilha possui diversas trilhas que levam a praias e cachoeiras incríveis, adequadas para diferentes níveis de aventura.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Rodoviária de Ilhabela
Telefone:(0xx12)3895-8709

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Ilhabela?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Ilhabela São Paulo - SP

Histórico

A ilha de São Sebastião, a maior da costa Brasileira foi descoberta e identificada por Américo Vespúcio, a 20 de Janeiro de 1502, dando-lhe o nome do Santo do dia, São Sebastião.

O povoamento, desta faixa litorânea, pelo elemento branco, iniciou-se em 1608, contando como primeiros habitantes das terras que margeiam o canal de São Sebastião, dos lados da ilha e do continente, com Diogo Unhote e João de Abreu que vieram de Santos trazendo suas famílias para desenvolverem atividades agrícolas nas terras que haviam recebido por concessão do Capitão-Mor da Capitania de São Vicente.

O Padre Manoel Gomes Pereira Marzagão construiu na ilha de São Sebastião, em fins do século XVIII, uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Ajuda e Bom Sucesso, formando­se, em pouco tempo, um povoado que ganhou o foro de Cidade e Município, graças a um cidadão que se projetou na história da Província e da região: o Capitão-Mor Julião de Moura Negrão.

A unidade político-administrativa compreendendo as ilhas de São Sebastião, Búzios, Vitória e outras ilhotas, foi decretada por ordem do Governador da Província de São Paulo, o Capitão-General Antônio José de França e Horta, em 1805, que a chamou de Villa Bella da Princesa, em homenagem à Princesa da Beira.

Reduzido à condição de Distrito de Paz, em maio de 1934, foi incorporado ao Município de São Sebastião e novamente elevado a Município em setembro do mesmo ano, passando a denominar-se Formosa, em 1940, e quatro anos depois, Ilhabela.

Gentílico: ilhabense

Formação Administrativa

Freguesia criada Vila Bela da Princesa, por alvará de 20 de setembro de 1809, subordinado a vila de São Sebastião.

Elevado a categoria de vila com a denominação de Vila Bela da Princesa, por Portaria e Provisão 154 de 03-09-1805 e por ordem régia de 23-01-1809, desmembrado da antiga vila São Sebastião. Sede na vila de Vila Bela da Princesa. Instalado em 23-01-1806.

Elevado à condição cidade, pela lei municipal de 22-04-1901. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município de Vila Bela é constituído do distrito sede. Pela lei no 6448, de 21-05-1934, reconduz o município de Vila Bela à categoria de distrito, sendo seu território anexado ao município de São Sebastião. Elevado novamente a categoria de município com a denominação de Vila Bela, por decreto no 6844, de 0512-1934, desmembrado de São Sebastião. Constituído do distrito sede. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído do distrito sede. Pelo decreto-lei estadual nº 9775, de 30-11-1938, o município de Vila Bela passou a denominar-se Formosa.

Pelo decreto-lei estadual no 14334, de 30-11-1944, o município de Formosa passou a denominar-se Ilhabela. Sob o mesmo decreto-lei são criados os distritos de Cambaquara e Paranabi e anexado ao município de Ilhabela.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município de Ilhabela é constituído de 3 distritos: Ilhabela, Cambaquara e Paranabi, e pertence ao termo e comarca de São Sebastião.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos Ilhabela, Cambaquara e Paranabi.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Alterações toponímicas municipais

Vila Bela da Princesa para Formosa teve sua denominação alterado, pelo decreto estadual nº 9775, de 30-11-1938.

Formosa para Ilhabela teve sua denominação alterado, pelo decreto-lei estadual no 14334, de 30-11-1944.

Fonte: IBGE