Sudeste Região de Santa Bárbara - Ouro Preto

Tudo sobre Itabirito

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
53.365
PIB Total
R$ 13,14 Bi
Per Capita
R$ 246.225,58
Área (km²)
542,600
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

É durante setembro que ocorrem as festividades da cidade, além de ser um período com clima ameno e agradáveis condições para caminhadas e passeios.

🛡️

Segurança

Itabirito é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, tornando-se um lugar seguro para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Itabirito, uma joia escondida em Minas Gerais, rica em história e beleza natural. Com uma população de 53.365 habitantes e localizada no bioma da Mata Atlântica, a cidade é um destino perfeito para quem busca história, natureza e cultura.

Principais Atrações

Igreja de São Gonçalo do Monte

Uma das primeiras igrejas construídas na região, representando a rica história religiosa de Itabirito.

Pico de Itabirito

Um importante marco geográfico e um ótimo lugar para trilhas e vistas panorâmicas da região.

Museu do Ouro

Um museu dedicado à história da mineração de ouro em Minas Gerais, com exposições que retratam a vida durante o ciclo do ouro.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Itabirito?

A cidade é acessível de carro pela BR-262, e também é servida por ônibus de diversas cidades próximas.

? Quais atividades são recomendadas em Itabirito?

Recomendamos visitar os pontos turísticos, fazer trilhas no entorno do Pico de Itabirito e explorar a gastronomia local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Itabirito?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

HISTÓRICO

No final do século XVII, as descobertas de ouro nas imediações de Sabará e Ouro Preto provocaram um grande deslocamento de pessoas para a região central de Minas Gerais. Colonos e imigrantes de vários lugares começaram a povoar as terras que, em pouco tempo, transformaram-se em arraiais, freguesias e vilas.

Os povoamentos iniciais na Sede e nos distritos de Itabirito (Acuruí, Bação e São Gonçalo do Monte) são contemporâneos às primeiras explorações auríferas em Minas. Durante esse período destacam-se: a presença do Distrito de Acuruí (antigo Rio das Pedras) em um dos braços da Estrada Real, ligando Sabará a Ouro Preto; o Pico de Itabirito como marco geográfico para os deslocamentos das expedições pelo Rio das Velhas; e a edificação de grande parte dos antigos templos religiosos de Itabirito.

As atividades de mineração do ouro na Sede e em Acuruí continuaram ativas e influenciaram a economia regional até meados do século XIX, apesar dos sinais de esgotamento de boa parte das jazidas em Minas Gerais. Conectadas às atividades comerciais, agrícolas e pecuárias as extrações auríferas ajudaram a minimizar os efeitos da crise mineratória nessas localidades. No entanto, a partir de 1845, as evidências de diminuição dos rendimentos das lavras e faiscações e o desabamento da Mina de Cata Branca (a principal da região) começaram a provocar um expressivo desaquecimento econômico que refletiu-se na vida social e cultural da população local.

Esse cenário arrastou-se até a década de 1880, quando as instalações dos trilhos da Estrada de Ferro Dom Pedro II, a abertura de empresas nos ramos da siderurgia, tecidos e couro e o crescimento da população passaram a modificar a feição da Sede de Itabirito (antiga freguesia de Itabira do Campo). Aos poucos, a antiga paisagem colonial começou a ser substituída pela paisagem industrial. Esse desenvolvimento tornou-se a base de sustentação para os desejos de emancipação municipal, realizada em 7 de setembro de 1923.

Itabirito está inserida na região do Quadrilátero Ferrífero e abriga importante atividade de exploração de minério, além de outros ramos dinâmicos nos setores da indústria e de serviços. Atualmente, o município desenvolve-se buscando equilibrar as necessidades do presente e a valorização do seu patrimônio cultural, referência importante sobre as histórias que antecederam ou acompanharam a formação de Itabirito. Estamos construindo uma visão que entende a importância da memória, do passado, nas projeções do presente e do futuro.

Referências Históricas

Data de Fundação

1709, Lei nº1894/ 1995

Data de aniversário e emancipação

7 de setembro de 1923

Padroeira

Nossa Senhora da Boa Viagem, comemoração em 15 de agosto

Atualmente a Comarca de Itabirito é de 1ª Entrância.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itabirito

Autor do Histórico: ROSÂNGELA MACEDO DE SOUZA