Sudeste Região de São Paulo

Tudo sobre Itapecerica da Serra

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
158.522
PIB Total
R$ 4,91 Bi
Per Capita
R$ 30.969,20
Área (km²)
150,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

O clima é ameno e favorável para atividades ao ar livre e passeio pelos pontos turísticos.

🛡️

Segurança

A cidade possui um nível de segurança moderado; é recomendável estar atento em áreas movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Itapecerica da Serra é uma encantadora cidade localizada na Grande São Paulo, cercada pela rica vegetação da Mata Atlântica. Com uma população de 158.522 habitantes, a cidade possui um rico patrimônio histórico e natural que atrai turistas em busca de cultura, aventura e natureza.

Principais Atrações

Capela de Nossa Senhora dos Prazeres

Igreja histórica que remonta à fundação da cidade, com rica arquitetura colonial e relevância cultural.

Parque da Cidade

Um amplo espaço verde ideal para caminhadas, piqueniques e contato com a natureza, oferecendo trilhas e áreas de lazer.

Cascata do Bacia

Uma bela cachoeira situada em meio à mata, perfeita para quem busca um contato direto com a natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração turística em Itapecerica da Serra?

A Capela de Nossa Senhora dos Prazeres é um dos principais pontos turísticos devido à sua importância histórica e cultural.

? Itapecerica da Serra é segura para turistas?

A cidade possui um nível de segurança moderado; recomenda-se estar atento em áreas mais movimentadas.

? Quais atividades ao ar livre estão disponíveis?

Os visitantes podem desfrutar de caminhadas, piqueniques no Parque da Cidade e visita a cachoeiras.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Itapecerica da Serra?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

ITAPECERICA DA SERRA SÃO PAULO

HISTÓRICO

O povoamento iniciou-se com um aldeamento indígena, sob proteção de Nossa Senhora dos Prazeres, fundado pelos Jesuítas, em 1562, com o objetivo de defender o Colégio de São Paulo de Piratininga e para facilitar a catequese. Essa aldeia teve sua população aumentada com a vinda dos indígenas de Carapicuíba, trazido por Afonso Sardinha e doutrinado pelo Padre Belchior de Pontes.

A capela de Itapecerica, cujo o nome de origem indígena significa " pedra lisa e escorregadia", assim denominada por estar construída sobre pedras, contava em 1689, com 900 pessoas dirigidas pelo Padre Diogo Machado.

Por longo tempo, a colonização ficou reduzida ao aldeamento.Somente em 1827, suas atividades agrícolas foram incentivadas com a criação pelo Governo Imperial de uma colônia, onde radicaram-se imigrantes Alemães. Nessa época foi Implantado pela Estrada de Ferro Sorocabana o ramal Mairinque-Santos, atravessando a região e possibilitando o escoamento da produção local.

O sucesso da colônia Alemã, das lavouras e a facilidade de acesso atraíram outros povoadores, assim, foi criado em 1841, a freguesia do Imbu, em 1877, elevada a Município com o nome Itapecerica.

Em 1944 foi acrescentado em seu topônimo, a partícula "da Serra", em alusão `a sua topografia e também para distinguir-se do Município mineiro de igual nome.

GENTÍLICO: ITAPECERICANO

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Freguesia criada com a denominação de Itapecerica, por Lei Provincial no 12, de 20 de fevereiro de 1841, no Município de Santo Amaro.

Elevado a categoria de vila com a denominação de Itapecerica, por Lei provincial nº 33, de 08 de maio de 1877, desmembrado de Santo amaro. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 11 de dezembro de 1877.

Cidade por Lei Estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1906.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Itapecerica se compõe de 3 Distritos: Itapecerica, M’Boy e Juquitiba.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Itapecerica se compõe dos mesmo Distritos Citados em 1911.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto­lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Itapecerica pertence o termo judiciário de São Paulo, da comarca de São Paulo, e se divide igualmente em 3 Distritos: Itapecerica, Juquitibá, M’Boy.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Itapecerica é composto dos Distritos de Itapecerica, Juquitibá e Embu (Ex-M’Boy) e pertence ao termo e comarca de São Paulo.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, o Município e o Distrito de Itapecerica passaram a denominar-se Itapecerica da Serra.

O referido Decreto-Lei Estadual, cria o Distrito de Embu-Guaçu e incorporar ao Município de Itapecerica da Serra.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei. Para vigorar em 1945-1948, o Município de Itapecerica da Serra ficou composto dos Distritos de Itapecerica, Embu-Guaçu, Embu e Juquitibá, e pertence ao termo e comarca de São Paulo.

Assim figura no quadro territorial fixado pela Lei nº 233, de 24-XII-48 para vigorar no período de 1949­1953.

No quadro fixado pela Lei nº 2456, de 30-XII-53, para vigorar em 1954-1958, aparece composto dos Distritos de Itapecerica da Serra, Embu, Embu-Guaçu, Juquitibá, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra, comarca de São Paulo.

Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959, desmembra do Município de Itapecerica da Serra os Distritos de Embu e Taboão da Serra.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o Município de Itapecerica da Serra é formado de 3 Distritos Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitibá e São Lourenço da Serra.

Lei Estadual no 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembra do Município de itapecerica da Serra os Distritos de Embu-Guaçu e Juquitibá.

Em Divisão territoial datada de 31-XII-1968, o Município de Itapecerica da Serra é formado de 2 Distritos Itapecerica da Serra e São Lourenço da Serra.

Lei Estadual no 7644, de 30 de dezembro de 1991, desmembra de Itapecerica da Serra o Distrito de São Lourenço da Serra.

Em Divisão territorial datada de 01-VI-1995, o município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE