Sudeste Região de Itapetininga

Tudo sobre Itapetininga

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
157.790
PIB Total
R$ 6,36 Bi
Per Capita
R$ 40.304,98
Área (km²)
1.790,200
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima é mais ameno e há menos chuvas, tornando as atividades ao ar livre mais agradáveis.

🛡️

Segurança

A cidade é geralmente segura, mas recomenda-se atenção em áreas mais movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Itapetininga, localizada no interior de São Paulo, é uma cidade rica em história e natureza. Com uma população de 157.790 habitantes, ela é um local que mistura a beleza do Cerrado e da Mata Atlântica, oferecendo diversas opções de lazer e cultura para os visitantes. A cidade possui um passado fascinante que remonta ao início do século XVIII, quando comerciantes começaram a se estabelecer nas regiões mais férteis.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Itapetininga

Uma linda e histórica igreja que representa a arquitetura colonial da região.

Parque Natural Municipal

Um espaço verde ideal para caminhadas, piqueniques e contato com a natureza.

Museu Histórico de Itapetininga

Museu que preserva a memória da cidade com exposições sobre sua história e cultura.

Dúvidas Comuns

? Quais são as principais festas e eventos em Itapetininga?

A cidade realiza diversas festas tradicionais, como a Festa de São Benedito e a Festa do Peão de Itapetininga.

? Quais atividades ao ar livre posso fazer em Itapetininga?

Você pode explorar trilhas no Parque Natural Municipal, fazer piqueniques, e aproveitar a natureza nas áreas verdes da cidade.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Rodoviária de Itapetininga
Endereço: Rua Dr José Almeida Carvalho, 500
Telefone:(0xx15)3273-1298

Ver no Mapa →
✈️

Aeroporto de Tatuí

SDTF

Endereço:

Endereço: Via Municipal Karl Heinz Jahmann, s/n
Telefone: (0xx15)3251-4368

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Itapetininga?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

ITAPETININGA SÃO PAULO

HISTÓRICO

Vocábulo de origem tupi-guarani, segundo Theodoro Sampaio, Itapetininga significa pedra enxuta ou laje sêca, pois, deriva de itapé - corruptela de itapeva = pedra, laje e tininga = sêca, enxuta.

Nos primórdios de 1700, a Vila de Sorocaba era o local para onde convergiam aqueles que negociavam com animais.

Havia um "pouso" às margens do Rio Itapetininga, distando doze léguas da Vila Sorocaba, que abrigava aqueles que demandavam ou provinham do Sul.

Por esse "pouso", onde hoje se localiza o Bairro Porto, passara inúmeras vezes Domingos José Vieira, natural de Braga, (Mosteiro da Beira) Portugal. Homem trabalhador e de espírito empreendedor, Domingos José Vieira resolveu, com alguns companheiros, fixar-se nas terras do " pouso" e alí iniciar algumas plantações.

Em breve surgiu um pequeno arraial.

Decorridos alguns anos, as matas foram sendo dizimadas e a terra perdendo a fertilidade.

Resolveu, então José Vieira, no que seguido por outros moradores, procurar um local onde as condições à vida fossem mais favoráveis ao homem.

Fundaram, então em local não muito distante do antigo pouso, um pequeno arraial

Por essa ocasião, novos povoadores, sob a direção de Paschoal Leite de Moraes, foram chegando e passaram a residir no local que havia sido abandonado por Domingos José Vieira.

Os novos habitantes dedicavam-se à agricultura e à pecuária. Assim, o velho e abandonado pouso voltou à vida, desenvolveu e prosperou.

Com o crescente desenvolvimento dos dois povoados rivalidades foram surgindo entre os dois chefes, que passaram a disputar a criação oficial da vila.

As notícias da rivalidade que passou a existir entre os dois povoados foram ter à Sorocaba e dali, pouco depois, chegava à sede da Capitania.

Dom Luiz Antônio de Souza Botelho Mourão, Capitão-General da Capitania, em 17 de abril de 1768, ordenou que fosse fundada a povoação de Itapé-Tininga e para tal nomeou a Simão Barbosa Franco, a quem competia escolher o sítio, fundar e administrar a nova povoação.

A 6 de julho de 1768 chegava às paragens onde estavam situadas as duas povoações.

Depois de estudos e ponderações Simão Barbosa Franco decidiu eleger o núcleo comandado por Domingos José Vieira, que é o sítio onde atualmente se encontra Itapetininga.

GENTÍLICO: ITAPETINGANO

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Freguesia criada com a denominação de Itapetininga, por Ordem de 1770, no Município de Vila de Sorocaba.

Elevado a categoria de vila com a denominação de Itapetininga, por Portaria de 01 de janeiro de 1771, desmembrado do termo da antiga Vila de Sorocaba. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou­se no dia 11 de março de 1771.

Cidade por Lei Provincial nº 5, de 13 de março de 1855.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Itapetininga se compõe de 2 Distritos: Itapetininga e Alambari.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Itapetininga se compõe de 4 Distritos: Itapetininga, Alambari, Gramadinho, e Morro Alto.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o Município de Itapetininga compreende

o único termo judiciário da comarca de Itapetininga e se compõe de 6 Distritos: Itapetininga, Aparecida do Sul, (Aparecida em 1937), Alambari, Gramadinho, Morro Alto e Sarapuí.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Itapetininga permanece como único termo judiciário da comarca de Itapetininga e se divide em 4 Distritos: Itapetininga, sub-dividido em 2 zonas: Itapetininga e Aparecida do Sul (1ª e 2ª); Alambari, Gramadinho e Morro Alto.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Itapetininga é composto dos Distritos de Itapetininga sub-dividido em 2 zonas: 1ª, Itapetininga, 2ª, Aparecida do Sul; Alambari, Gramadinho e Morro Alto e é termo da comarca de Itapetininga, formada de 1 único termo, Itapetininga termo esse formado por 4 Municípios: Itapetininga, Angatuba, São Miguel Arcanjo e Sarapuí.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, a 1ª zona Distrital de Itapetininga e a 2ª zona Distrital de Itapetininga (Aparecida do Sul) passam a ser, respectivamente, 1ª e 2ª sub-distritos.

No quadro fixado, pelo referido Decreto-lei 14334, para vigorar em 1945-1948, o Município de Itapetininga ficou composto dos Distritos de Itapetininga com 2 sub-distritos: 1ª e 2ª ; Alambari, Gramadinho e Morro Alto, e constituí o único termo judiciário da comarca de Itapetininga, a qual é formada pelos Municípios de Itapetininga, Angatuba, São Miguel Arcanjo e Sarapuí.

Permanece composto dos Distritos de Itapetininga, Alambari, Gramadinho e Morro do Alto, nos quadros territoriais fixados pelas Leis Estaduais nos 233, de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

Lei Estadual no 2343, de 14 de maio de 1980, cria o Distrito de Rechan e incorpora ao Município de Itapetininga.

Em divisão territorial datada de 01-VI-1983, o município é constituído de 5 Distritos: Itapetininga, Alambari, Gramadinho, Moro Alto e Rechan.

Lei Estadual no 7644, de 30 de dezembro de 1991, desmembra de Itapetininga o Distrito de Alambari.

Em divisão territorial datada de 01-VI-1995, o município é constituído de 4 Distritos: Itapetininga,

Gramadinho, Moro Alto e Rechan. Decreto Lei no 705, de 09 de setembro de 1996, cria o Distrito de Tupy e incorpora ao Município de Itapetininga Em divisão territtorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de 5 Distritos: Itapetininga, Gramadinho, Morro Alto, Rechan e Tupy. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1999.

Fonte: IBGE