Sul Região de Pelotas

Tudo sobre Jaguarão

Guia completo, dados e turismo em Rio Grande do Sul.

População (2022)
26.603
PIB Total
R$ 1,06 Bi
Per Capita
R$ 39.822,28
Área (km²)
2.054,400
IDH / Bioma
Pampa
📅

Quando ir

Outubro

O mês de outubro apresenta temperaturas agradáveis e um clima perfeito para explorar as belezas naturais da cidade e participar de festividades locais.

🛡️

Segurança

A cidade é geralmente segura, com um ambiente tranquilo e acolhedor.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Jaguarão é uma encantadora cidade no estado do Rio Grande do Sul, situada na região do Pampa e próxima à divisa com o Uruguai. Com uma população de 26.603 habitantes, a cidade é rica em história e cultura, possibilitando aos visitantes uma experiência única entre os legacy do passado militar e a beleza natural da região.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Jaguarão

Uma impressionante construção histórica que remonta ao século XIX, conhecida por sua arquitetura e vitrais belíssimos.

Museu Municipal

O museu abriga uma coleção de itens que narram a história de Jaguarão e seus costumes, sendo um ótimo local para mergulhar na cultura local.

Praça da Bandeira

Uma praça central que é ponto de encontro da cidade, rodeada de lojas e cafés, ideal para um passeio relaxante.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Jaguarão?

A cidade pode ser acessada de carro pela BR-471 ou via ônibus a partir de outras cidades do estado.

? Quais atividades ao ar livre posso fazer em Jaguarão?

Os visitantes podem desfrutar de caminhadas pelos parques, passeios pela beira do rio e explorar a fauna e flora do bioma Pampa.

Como Chegar

✈️

Aeroporto de Jaguarão

SSJR

Endereço:

Endereço: Caminho Santos Dumont, s/n

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Jaguarão?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

JAGUARÃO

RIO GRANDE DO SUL

Monografia - nº 021

Ano: 1955

ASPECTOS HISTÓRICOS

Divergem opinões sobre o significado do vocábulo "JAGUARÃO". Para alguns, segundo Alfredo de Carvalho,seria o aumentativo português da palavra tupi "jaguar"= onça; segundo outros a corruptela da "jaguanharação" ou cão bravo ou onça brava, certo é que teve suas origens em um acampamento militar, como, aliás, o tiveram vários municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

Deve seu primitivo nome, Guarda da Lagoa e do Cerrito, a um posto fortificado dos espanhóis situado a 6 quilômetros da atual cidade de Jaguarão. Aí, em 1801, devido as questões militares entre Portugal e Espanha, estabeleceram-se as forças do Coronel Marques de Sousa. Ajustada a paz em virtude de armistício, a coluna Marques de Sousa retirou-se, ficando apenas uma pequena guarda de 200 homens sob o comando do Tenente-coronel Jerônimo Xavier de Azambuja. Foi o acampamento dessa guarda que, se estendendo até a eminência em que hoje assenta a cidade, deu início ao povoado.

Posteriormente, o terreno ocupado pela nova povoação foi doado ao Governo pela Viscondessa de Majé, e compreende a área situada entre o arroio Lagões, a oeste; Quartel Mestre a leste, rio Jaguarão, ao sul; e a linha reta que une os dois pontos situados a meia légua de fundo contada da foz daqueles arroios.

Entre os homens ilustres nascidos em Jaguarão sobressai a figura de Joaquim Caetano da Silva, homem de ciência e historiógrafo, que nasceu em 20 de novembro de 1810 e morreu no Estado do Rio de Janeiro a 27 de fevereiro de 1873.

Formação Administrativa Pela Resolução Régia, de 31 de janeiro de 1812, foi a povoação elevada a Freguesia, sob a denominação de Divino Espírito Santo do Cerrito, e a Vila, pela Lei de 6 de julho de 1832, com o nome de Jaguarão.

A vila prosperou rapidamente, tornando-se cidade pela Lei Provincial n.° 322, de 23 de novembro de 1855.

SEGUNDO O quadro administrativo do País, vigente em 31 de dezembro de 1954, o Município de Jaguarão é composto de 1 único distrito, dividido em 4 zonas ou subdistritos.

A comarca de Jaguarão, criada em 25 de outubro de 1872, é atualmente de 2.ª entrância, compreendendo os termos de Jaguarão e Arroio Grande.

Jaguarão tomou parte destacada em diversos acontecimentos militares de nossa História, entre os quais a Revolução Farroupilha em 1835 e a Invasão Uruguaia de 27 de janeiro de 1865, quando 1.500 caudilhos "blancos" invadiram e saquearam a cidade, chefiados por Basílio Munhoz. Foi nesta oportunidade que Jaguarão conquistou o título honroso de "Cidade Heróica", quando coronel manoel Pereira Vargas comandou a defesa da cidade.

Fonte: IBGE