Sudeste Região de Ponte Nova

Tudo sobre Jequeri

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
12.419
PIB Total
R$ 193,98 Mi
Per Capita
R$ 15.619,70
Área (km²)
547,900
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima é ameno e as chuvas são menos frequentes, ideal para caminhadas e passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

Jequeri é uma cidade tranquila e segura, ideal para famílias e turistas que buscam sossego.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Jequeri, uma encantadora cidade localizada em Minas Gerais, é um destino que combina história, natureza e tranquilidade. Com uma população de 12.419 habitantes, o município está inserido no bioma da Mata Atlântica e oferece aos visitantes uma rica experiência cultural e paisagens deslumbrantes.

Principais Atrações

Capela de Santa Ana

Uma charmosa capela histórica que foi um dos primeiros marcos da cidade e continua sendo um importante ponto de devoção.

Ponte do Rio Casca

Uma ponte antiga que representa um importante símbolo da comunidade e oferece belas vistas do rio.

Caminho dos Pinheiros

Uma trilha em meio à Mata Atlântica, ideal para caminhadas e apreciação da fauna e flora locais.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Jequeri?

A melhor época é durante o mês de abril, quando o clima é ameno e as chuvas são menos frequentes.

? Jequeri possui opções de hospedagem?

Sim, existem pequenas pousadas e locações familiares que oferecem uma experiência acolhedora.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Jequeri?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Jequeri

Minas Gerais - MG

Histórico

Por volta de 1848, surgiu o interesse pelo local onde hoje se encontra o município, devido à fertilidade de suas terras. O patrimônio inicial constituí-se de 10 alqueires de terras, doados pelos fazendeiros Tem. Manoel Gonçalves Mol, Cap. Joaquim Antônio Ribiero, os Alferes Antônio José Martins e Manoel Gonçalves Pena, Cap. Manoel Justiniano Ferreira e o Cap. Camilo de Lelis Alves, que trouxeram consigo escravos, animais domésticos e ferramentas de trabalho.

Logo de início improvisaram uma capela e construíram uma ponte, sobre o rio Casca, que muito concorreu para o desenvolvimento da comunidade.

Com a doação das terras e a construção da Capela dedicada a Santa Ana, surgiu a povoação, com o nome de "Sant’Ana do Jequeri".

Conta-se que o nome "Jequeri", teve origem no designativo de uma planta existente na região, que se alastra abundantemente e que tem espinhos dos dois lados. Segundo o historiador Teodoro Sampaio, o nome vem do tupi "in-ker-i", denominação essa que qualifica diversas plantas rasteiras da família das mimosáceas. Um dos primeiros habitantes da cidade, chamado "Manoel", tinha sua venda no local "Vargem Alegre", cercada do dito vegetal, dando motivo a que moradores de outras regiões, ao pretenderem passear por ali, dissessem: Vamos até a venda de manoel Jequeri". Com o correr do tempo, o nome "Manoel" foi suprimido, ficando somente e expressão "Jequeri".

Gentílico: jequeriense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Jequeri, pela lei provincial nº 875, de 04-06-1858, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Ponte Nova.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Jequeri (Jequery), figura no município de Ponte Nova.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o distrito aparece com a denominação de Santana de Jequeri.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jequeri, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, desmembrado de Ponte Nova. Sede no atual distrito de Jequeri (ex-Santana de Jequeri). Constituído de 3 distritos: Jequeri, Grotas, ambos desmembrados do município de Ponte Nova e Pirraça, criado pela referida lei acima citado. Instalado em 13-01-1924.

Pela lei estadual nº 921, de 24-12-1926, o distrito de Pirraça passou a chamar-se Piscamba.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 3 distritos: Jequeri, Grotas e Piscamba (ex-Pirraça).

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, Jequeri adquiriu do município de Viçosa o distrito de São Vicente do Grama.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 4 distritos: Jequeri, Grotas e Piscamba e São Vicente do Grama.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Jequeri, Grotas, Piscamba e São Vicente do Grama.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela lei complementar nº 10481, de 10-07-1991, é criado o distrito de Pouso Alegre de Minas e anexado ao município de Jequeri.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 5 distritos: Jequeri, Grotas, Piscamba Pouso Alegre de Minas e São Vicente do Grama.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Posição Geográfica:

O município fica situado na Zona da Mata de Minas Gerais, entre os municípios de Santo Antônio do Grama, Abre Campo, Sericita, Araponga,canaã, Pedra do Anta, Amparo do Serra Oratórios.

Sua área é de 548, Km² (IGA ? 1996). Juridicamente, o município ficou subordina-se à Comarca de Ponte Nova até maio de 2003. Em 23 de maio de 2003 foi instalado a Comarca de Jequeri com os seguintes municípios jurisdicionado: Jequeri, Piedade de Ponte Nova e Urucânia

A cidade de Jequeri, que está a uma altitude de 400m de altitude, tem sua posição marcada pelas coordenadas geográficas de 20° 27` de Lat. S e 42° 39`50`` Long. W Gr.

Fonte: IBGE Prefeitura Municipal de Jequeri