Sudeste Região de Ipatinga

Tudo sobre Joanésia

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
4.329
PIB Total
R$ 110,23 Mi
Per Capita
R$ 25.462,46
Área (km²)
233,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Maio

O clima é ameno, ideal para atividades ao ar livre e festividades locais.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para turistas, com uma atmosfera tranquila.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Joanésia, uma encantadora cidade localizada em Minas Gerais, é um destino perfeito para os amantes da natureza e da história. Com uma população de 4.329 habitantes, a cidade é rica em biodiversidade e faz parte do bioma da Mata Atlântica. O nome Joanésia se refere à abundância de árvores produtoras da fruta boleira, que adornam suas margens. A cidade foi fundada por Antônio Pereira do Nascimento por volta de 1850 e carrega consigo um legado de história e cultura.

Principais Atrações

Cachoeira do Ribeirão Joanésia

Uma bela cachoeira rodeada pela vegetação da Mata Atlântica, perfeita para um dia de piquenique e banho.

Praça da Matriz

Um espaço público histórico onde os visitantes podem relaxar e conhecer a arquitetura local.

Museu Municipal de Joanésia

O museu preserva a história da cidade com exposições sobre a cultura local e a história do coronel Antônio Pereira do Nascimento.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Joanésia?

A economia da cidade é baseada na agricultura, especialmente na produção de frutas tropicais.

? Existe alguma festa tradicional na cidade?

Sim, a cidade realiza a Festa do Padroeiro, que atrai visitantes e celebra a cultura local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Joanésia?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Joanésia

Minas Gerais - MG

Histórico

A cidade recebeu este nome em razão da grande quantidade de árvores produtoras da fruta boleira, também conhecida por joanésia, existente às margens do ribeirão que banha a localidade.

Segundo a tradição, foi fundador da localidade o coronel da guarda nacional, Antônio Pereira do Nascimento, aproximadamente em 1850, quando enviado à região para proceder ao seu desbravamento e estabelecer contato com os índios botocudos. Entretanto, com a chegada do coronel e de seus comandados abandonaram os índios aquelas paragens não deixando sinais de que ali houvessem permanecido.

Deixou o coronel Antônio Pereira do Nascimento larga descendência conhecida por "vira-saias", por terem nascido em uma fazenda de mesmo nome: "vira-saias".

A primeira povoação que se estabeleceu à barra do córrego Joanésia foi transferida, dez anos depois, para as margens do mesmo ribeiro, dois quilômetros acima de sua foz, local esse que apresentava melhores condições para construir um povoado. O primeiro nome dado ao arraial foi Paraíba do Mato, por causa do patrimônio pertencente à fazenda da Paraíba.

Em 1860 foi criada a paróquia de São Sebastião de Joanésia, sendo seu primeiro vigário o padre Leonardo Félix Ferreira, quando o povoado Joanésia pertencia ao distrito de Ferros, município de Itabira.

Gentílico:

Formação Administrativa

Com a emancipação de Ferros, continuou Joanésia a lhe pertencer até que, em 1939, com sua elevação a distrito passou a integrar o município de Mesquita, recém criado, para, finalmente, emancipar-se, por força da Lei estadual nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, com apenas o distrito sede. Inicialmente a cidade dispunha de poucos recursos.

Após algum tempo passou a pertencer à Câmara de Mesquita, até que finalmente foi elevada à categoria de cidade, em outubro de 1953, sendo instalada a 01 de janeiro de 1954.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: JOÃO DOS SANTOS BRAGA