Centro-Oeste Região de Jaciara

Tudo sobre Juscimeira

Guia completo, dados e turismo em Mato Grosso.

População (2022)
11.480
PIB Total
R$ 528,66 Mi
Per Capita
R$ 46.050,87
Área (km²)
2.206,000
IDH / Bioma
Cerrado e Pantanal
📅

Quando ir

Julho

Durante o inverno, as temperaturas são amenas e há menos chuvas, ideal para exploração ao ar livre.

🛡️

Segurança

Juscimeira é considerada uma cidade tranquila, mas como em qualquer lugar, é sempre bom tomar precauções básicas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Juscimeira, localizada no estado do Mato Grosso, é uma encantadora cidade que mescla história, cultura e belezas naturais. Com uma população de aproximadamente 11.480 habitantes, a cidade é rodeada pelos biomas Cerrado e Pantanal, oferecendo uma rica diversidade de fauna e flora.

Principais Atrações

Rio Areias

Um belo rio que é perfeito para atividades de canoagem, pesca e passeios na natureza.

Cascata do Areias

Uma cachoeira encantadora, ideal para um dia de lazer em contato com a natureza.

Centro Histórico

Área que preserva a história da colonização da cidade, com construções antigas e a história de seus fundadores.

Dúvidas Comuns

? Quais atividades ao ar livre posso fazer em Juscimeira?

Você pode desfrutar de trilhas, passeios de barco no Rio Areias e visitas a cachoeiras na região.

? Qual é a culinária típica da região?

A culinária em Juscimeira é baseada em pratos típicos do interior, como carnes de پانتال, peixes do rio e pratos à base de milho.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Juscimeira?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Juscimeira

Mato Grosso - MT

Histórico

A primeira denominação da localidade foi Garimpos, antes de ser efetivamente colonizada.

Em 1953, João Matheus Barbosa sobrevoou esta região do Vale do Rio São Lourenço, gostou do que viu, comprou terra e no ano seguinte instalou-se às margens do rio Areias, juntamente com seus familiares. Mineiro de Diamantina, terra do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. João Matheus nomeou de Juscelândia ao incipiente povoado em homenagem ao seu patrício.

A fertilidade do solo atraiu mais gente à região. No dia 20 de maio de 1957, à distância de 1 km da divisa das terras de João Matheus Barbosa, estabeleceu-se o Sr. José Cândido de Lima, juntamente com seus familiares. O procedimento de José Cândido foi idêntico ao de João Matheus, derrubou a mata, dividiu-a em lotes e entregou aos parentes e famílias de conhecidos que vieram com ele. O povoado iniciado por José Cândido recebeu o nome de Limeira, uma auto-homenagem.

Em 1964, a prefeitura de Poxoréo, a quem a área estava jurisdicionada, alterou a denominação de Garimpos para Juscelândia. O fato criou um mal estar, pois os dois povoados, Juscelândia e Limeira, formavam na verdade um único núcleo urbano. Daí o nome Juscimeira.

No ano 1970, os padres João e Mário Hering, edificaram a igreja de São Bom Jesus de Juscimeira, na divisa dos dois povoados, contribuindo para a solução do distanciamento dos dois núcleos populacionais.

A solução surge em 1968, quando o vereador Jurandir Pereira da Silva, apresentou proposta do novo nome, Juscimeira, que foi rejeitado por Ato Complementar Federal. Mas o povo insistiu e a lei nº 3.761, de 29 de junho de 1976, alterou a denominação para Juscimeira, com aprovação da comunidade.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Juscimeira (ex-povoado Juscelândia), pela lei estadual nº 3761, de 29-06-1976, subordinado ao município de Jaciara.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Juscimeira figura no município de Jaciara.

Elevado à categoria de município com a denominação de Juscimeira, pela lei estadual nº 4148, de 11-12-1979, desmembrado do município Jaciara. Sede no atual distrito de Juscimeira (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 07-02-1981.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 4 distritos: Juscimeira, Irenópolis, Santa Elvira e São Lourenço de Fátima (ex-Fátima), todos desmembrados do município de Jaciara.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios