Sul Região de Curitiba

Tudo sobre Lapa

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
45.003
PIB Total
R$ 2,84 Bi
Per Capita
R$ 63.135,21
Área (km²)
2.093,800
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

Durante o mês de setembro, as temperaturas são amenas e os dias são mais secos, facilitando a exploração das trilhas e o passeio pelos pontos turísticos.

🛡️

Segurança

A cidade possui um ambiente tranquilo e seguro, ideal para passeios em família.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

A Lapa, localizada no estado do Paraná, é um destino que combina rica história e beleza natural, sendo cercada pela Mata Atlântica. Com uma população de 45.003 habitantes, a cidade possui um legado histórico que remonta a 1731, quando se tornou um ponto de parada para tropeiros que transitavam entre Curitiba e Viamão. Seus pontos turísticos refletem este passado, como a antiga capelinha erguida em devoção a Nossa Senhora do Capão Alto e a freguesia de Santo Antônio da Lapa, estabelecida em 1797.

Principais Atrações

Capela de Nossa Senhora do Capão Alto

Uma charmosa capela histórica que representa a devoção e a cultura local, ideal para quem aprecia turismo religioso e histórico.

Caminho dos Tropeiros

Uma trilha que revive as rotas dos antigos tropeiros, proporcionando aos visitantes uma imersão na história e na natureza da região.

Museu Histórico da Lapa

Um museu dedicado à preservação da história local, com exposições sobre a colonização e a cultura da Lapa.

Dúvidas Comuns

? Qual é a história da Lapa?

A Lapa foi povoada em 1731 e rapidamente se tornou um ponto de parada importante para os tropeiros entre Curitiba e Viamão, sendo oficialmente criada como freguesia em 1797.

? Que atividades ao ar livre posso fazer na Lapa?

Os visitantes podem explorar trilhas históricas, como o Caminho dos Tropeiros, além de aproveitar a rica flora da Mata Atlântica nas proximidades.

? A cidade é segura para os turistas?

Sim, Lapa é considerada uma cidade tranquila e segura, ideal para turistas que querem explorar seus pontos turísticos sem preocupações.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Estação Rodoviária de Lapa
Endereço: Rua Manuel Pedro, s/n Centro
Fone:(0xx41)3822-1010

Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Lapa?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

LAPA PARANÁ Monografia - nº 141 Ano: 1957

ASPECTOS HISTÓRICOS

O povoamento de Lapa data, ao que tudo indica, de 1731, quando foi aberta a estrada de Curitiba para Viamão (Rio Grande do Sul). A meio caminho do rio Negro a Curitiba e constituindo ponto final da etapa diária dos tropeiros, que de manhã deixavam as margens do rio Negro, a região era provida de boas pastagens e terras férteis. Esses fatores, fundamentais ao povoamento , atraíram os primeiros povoadores - João Pereira Braga e sua mulher Josefa Gonçalves da Silva.

Em meados do século XVIII, já era elevado o número de habitantes do arraial , onde se erguia uma tosca capelinha sob a invocação de Nossa Senhora do Capão Alto, construída pelos padres carmelitas do Tamanduá.

A 13 de junho de 1797, foi criada, pelo governo da Capitania de São Paulo, a freguesia de Santo Antônio da Lapa. Em 1806, o Capitão Português Francisco Teixeira Coelho empenhou-se em eleva-la a vila, passando, juntamente com outros moradores do local, procuração ao Coronel José Vaz de Carvalho e ao Capitão José de Andrade e Vasconcelos para que qualquer deles requeresse a diligência. A petição teve despacho favorável, chegando a noticia da criação da vila a prospera povoação em 6 de junho do mesmo ano. Tomou então a denominação de Vila Nova do Príncipe.

Durante a Guerra dos Farrapos, foi a vila ponto de concentração das forcas legais, principalmente quando Garibaldi invadiu Santa Catarina em 1843.

Em 1850, a vila e seu distrito já contavam com a população de 5406 habitantes.

Com a criação da Província do Paraná e sua conseqüente organização judicial, a Vila Nova do Príncipe passou a ser o 5º Termo Judiciário e Policial da Comarca da Capital.

Formação Administrativa

Em 30 de maio de 1870, era elevada a cabeça de comarca, dando-se sua instalação a 11 de junho de 1871. Em 1872, a Vila Nova do Príncipe adquiriu foros de cidade, passando a denominar-se Lapa, nome por que era conhecida a povoação desde sua origem.

Diversas levas de imigrantes localizaram-se no Município nos anos de 1877, 1878, 1888 e 1895. Na colônia Mariental instalaram-se colonos russos e alemães; na colônia Joanisdorf - russos, alemães e austríacos; na colônia Antônio Olinto, os de origem polonesa, e na colônia São Carlos, os de procedência italiana.

No inicio de 1894, a parte sul do Município foi invadida pelos exércitos revolucionários dos federalistas rio-grandenses, transformando a cidade em praça de guerra. Depois de uma resistência heróica. foram os legalistas, a 11 de fevereiro de 1894, forcados a capitular. Na tarde desse mesmo dia, foi a guarnição desarmada e a cidade ocupada pelos revolucionários.

De acordo com a divisão administrativa do País, vigente a 1º de julho de 1957, o município de Lapa é constituído de 3 distritos: Lapa, Água Azul e Antônio Olinto.

Fonte: IBGE