Sul Região de Irati

Tudo sobre Mallet

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
13.428
PIB Total
R$ 758,43 Mi
Per Capita
R$ 56.480,94
Área (km²)
723,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

outubro

O clima ameno e as festividades locais proporcionam uma experiência agradável para os visitantes.

🛡️

Segurança

Mallet é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, ideal para famílias e turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Mallet, uma charmosa cidade localizada no estado do Paraná, é conhecida por suas ricas paisagens da Mata Atlântica e sua história impressionante que remonta à colonização no final do século XIX. Com uma população acolhedora de 13.428 habitantes, a cidade oferece uma combinação de belezas naturais e herança cultural.

Principais Atrações

Cascata do Rio Claro

Uma bela queda d'água localizada em meio à natureza exuberante, perfeita para fotografias e piqueniques.

Igreja Matriz São Pedro

Uma igreja histórica que reflete a arquitetura da época de colonização, sendo um marco cultural da cidade.

Dúvidas Comuns

? Quais atividades ao ar livre posso fazer em Mallet?

Você pode explorar trilhas, cachoeiras e passeios de bicicleta pela Mata Atlântica.

? Como chegar a Mallet?

A cidade pode ser acessada por carro através de rodovias estaduais, além de opções de transporte público em cidades vizinhas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Mallet?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

MALLET PARANÁ Monografia - nº 247 Ano: 1962

HISTÓRIA

Em 1884, quando o Governo Imperial elaborava planos visando a colonização do Estado do Paraná, algumas famílias deixaram a cidade de Campo Largo e partiram para o sul, com o propósito de povoar as terras ricas e férteis daquela região. Ao passar pela cidade de Palmeira, a caravana recebeu a adesão de outras famílias, procedentes da localidade de Itaiacoca, Município de Ponta Grossa, e constituídas também por lavradores, gente brava e intrépida, acostumada ao trabalho e a conquista da terra.

Após dois meses de caminhada pelo sertão hostil, os pioneiros fundaram, à margem de um rio, um povoado a que deram o nome de Rio Claro. Ali entregaram-se a cultura da terra, desenvolvendo sozinhos, durante seis anos, a agropecuária.

Em 1890 chegava a região a primeira leva de imigrantes europeus, de nacionalidade polonesa. Cinco anos depois, novos colonos, provenientes da Ucrânia. então sob o domínio da Áustria.

Processado o povoamento, o progresso não se fez esperar no sul paranaense. De formação católica, os povoadores construíram em Rio Claro uma capela, dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Junto desta, um cemitério. Alguns anos mais tarde, a pequena capela foi substituída por uma igreja. Por essa época já existia no povoado um clube recreativo polonês, um brasileiro e um ucraniano, quatro escolas e mais três capelas destinadas ao culto do catolicismo.

À margem do rio Xarqueada, foi construída a capela de São Pedro, em torno da qual se formou, então, um pequeno povoado. Em 1903 os trilhos da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande (atual Rede de Viação Paraná-Santa Catarina) atingiram a povoação, onde foi construída a Estação Marechal Mallet, homenagem ao engenheiro militar João Nepomuceno de Medeiros Mallet. O nome da Estação juntou­se ao antigo povoado, que passou, assim, a denominar-se São Pedro de Mallet.

Em 1909, chegou ao local novo contingente de imigrantes. Fundou-se então, em terras próximas à Colônia Rio Claro, a Colônia de Vera Guarani, com 825 famílias de nacionalidade polonesa, russa e brasileira. Da disseminação desses colonos, resultaram outros núcleos colônias.

Formação Administrativa

O Município foi criado pela Lei estadual n. 1189, de 15 de abril de 1912, com território desmembrado de São Mateus do Sul, abrangendo os distritos da sede e de Rio Claro. A lei estadual nº 2645, de 1º de abril de 1929, deu oficialmente ao Município a denominação de Mallet. A lei estadual nº. 790, de 14 de novembro de 1951, desmembrou-lhe o distrito de Paulo de Frontin. Segundo a divisão administrativa vigente, o Município é constituído de 3 distritos: Mallet, Dorizon e Rio Claro do Sul.

O Distrito judiciário de São Pedro de Mallet, da comarca de São Mateus, foi criado em 17 de dezembro de 1908 e elevado a termo judiciário a 24 de marco de 1923, pela Lei de União da Vitória. O Decreto-lei nº. 199, de 30 dezembro de 1943, criou a comarca de Mallet.

Fonte: IBGE