Sudeste Região de Mantena

Tudo sobre Mantena

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
26.535
PIB Total
R$ 476,94 Mi
Per Capita
R$ 17.974,00
Área (km²)
685,200
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

É o mês em que as chuvas diminuem e as temperaturas são agradáveis, proporcionando condições ideais para explorar a natureza e as atrações locais.

🛡️

Segurança

Mantena é uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, proporcionando segurança para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Mantena, localizada em Minas Gerais, é uma cidade acolhedora com uma rica história e belas paisagens naturais. Com uma população de 26.535 habitantes, o município é um verdadeiro tesouro da Mata Atlântica, oferecendo aos visitantes a possibilidade de explorar suas rica flora e fauna. O topônimo Mantena, que significa 'terra boa', reflete a fertilidade e a beleza desta encantadora região.

Principais Atrações

Praça da Matriz

Um espaço aconchegante, ideal para relaxar e apreciar a arquitetura da Igreja Matriz de São Gonçalo, que é um marco histórico da cidade.

Parque Natural Municipal

Um espaço verde que oferece trilhas, áreas para piquenique e a possibilidade de observar a rica biodiversidade da Mata Atlântica.

Cachoeira do Limoeiro

Uma bela cachoeira que proporciona um local perfeito para refrescar-se e desfrutar da natureza exuberante.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época do ano para visitar Mantena?

A melhor época é de abril a setembro, quando o clima é mais ameno e as chuvas são menos frequentes.

? Quais são as opções de hospedagem em Mantena?

Mantena oferece várias opções, desde pousadas aconchegantes até hotéis mais completos, atendendo diferentes faixas de preço.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Mantena?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

O topônimo Mantena significa terra boa, que se conserva farta, etc.

O município teve, anteriormente, dois nomes: o de "Barra do Córrego dos Ilhéus", em virtude sua localização nas margens do Córrego de propriedade do Sr. Cândido Ribeiro Gonçalves, vulgo, Cândido Ilhéus, e mais tarde, o de "Patrimônio de Benedito Quintino", em homenagem ao ilustre engenheiro Benedito Quintino dos Santos, que é considerado um grande explorador da região, e a quem deve Mantena grande parte de sua existência.

A região foi inicialmente desbravada pelos exploradores desejosos de se apossarem das terras e pelos padres capuchinhos, Frei Serafim de Gorizia, Frei Ângelo de Sassoferato, Frei Gaspar de Módica e Frei Inocêncio de Comiso.

O primeiro morador do local, onde hoje se ergue a cidade de Mantena, foi o Sr. Emiliano Ferreira Júnior, que partindo do município de Ipanema em 1933, e atravessando o Rio Doce na Pedra da Lorena, acima da cidade de Aimorés, em busca de matas, subiu a serra do Cuparaque e cruzou as águas do São José em plena mata virgem, atingindo a barra do ribeirão dos Ilhéus, onde fez a primeira derrubada. Seus Companheiros eram, Francisco Perigosa e Cândido Ribeiro Gonçalves, conhecido pela alcunha de "Cândido Ilhéu".

Emiliano Ferreira Júnior apossou-se da barra do Córrego dos Ilhéus até a confluência do Córrego do Turvo. Francisco Perigoso limitou sua posse com o Córrego do Turvo e Antônio Perigoso apossou-se das margens do ribeirão São Francisco.

No princípio de 1934, Emiliano Ferreira Júnior perdeu sua primeira filha, de nome Elisa, sepultada no local onde se encontra hoje a Igreja de Santo Antônio de Mantena e, desgostoso com esse acontecimento, vendeu sua posse para Cândido Ribeiro Gonçalves, que a doou mais tarde a Santo Antônio de Mantena.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:

A região do braço sul do São Mateus ou Cricaré, onde esta situado o município de Mantena, pertenceu, desde a fundação de Filadélfia, em 1852 até 1918, ao distrito de Itambacuri, do município de Teófilo Otoni. Com a emancipação de Itambacuri ficou, pertencendo aquela região ao novo município.

Em 1938 foi criado o distrito de Bom Jesus do Mantena, compreendendo toda a região do São Mateus do Sul.

Em 1943, o Decreto-Lei número 1.058, de 30 de dezembro, criou o município de Mantena, cuja instalação se verificou em 1º de janeiro de 1944.

Atualmente é a seguinte composição distrital do município: A sede, Barra do Ariranha e Limeira de Mantena.

FORMAÇÃO JUDICIÁRIA:

Sentindo a necessidade da criação da Comarca de Mantena, o governo estadual baixou em 1944, o Decreto-Lei nº 1.011, de 30 de dezembro, que a instituiu, verificando-se sua instalação solene em 1º de janeiro de 1945.

TURISMO E EVENTOS:

A festa máxima é o dia 13 de Junho, festa do padroeiro de Mantena "Santo Antônio de Pádua", comemorado com procissão, durante a semana a partir do dia 4 de junho, funcionam barracas, palco para apresentação da danças "Folclóricas" das cidades vizinhas inclusive, outras atrações como bailes, vaquejadas, atletismo, etc.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GILMAR MORAES DE FREITAS