Sudeste Região de Januária

Tudo sobre Montalvânia

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
14.060
PIB Total
R$ 165,42 Mi
Per Capita
R$ 11.765,01
Área (km²)
1.503,800
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

abril

As temperaturas são amenas e a vegetação está verde e vibrante após as chuvas, tornando a cidade ainda mais atraente para visitantes.

🛡️

Segurança

Montalvânia é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Montalvânia é uma cidade encantadora localizada no norte de Minas Gerais, com uma população de aproximadamente 14.060 habitantes. A cidade foi fundada em 1952 por Antônio Lopo Montalvão, que desejava criar um lugar seguro e pacífico para as pessoas. O município é cercado pela beleza do Cerrado, oferecendo uma experiência única de contato com a natureza e cultura local.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Montalvânia

Uma linda edificação que representa a história e a fé dos moradores. A igreja é um importante ponto de referência cultural na cidade.

Praça da Emancipação

Um espaço verde onde os moradores se reúnem e realizam eventos. Ótimo para passeios ao ar livre e picnics.

Caminhos do Cerrado

Trilha ecológica que permite explorar a fauna e flora do Cerrado, ideal para amantes da natureza e ecoturismo.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração turística de Montalvânia?

A Igreja Matriz de Montalvânia é a principal atração, conhecida por sua arquitetura e importância cultural.

? Qual é a melhor forma de chegar a Montalvânia?

A cidade pode ser acessada de carro pela rodovia MG-145, que conecta Montalvânia a outras cidades da região.

? Quais são as opções de hospedagem em Montalvânia?

Existem pousadas e hotéis simples, além de aluguel de casas e apartamentos para estadias mais longas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Montalvânia?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Montalvânia

Minas Gerais - MG

Histórico

O ideal de Antônio Lopo Montalvão era fazer cessar as arbitrariedades dos coronéis do município de Manga. Mas ele sabia que a luta era difícil. A saída que encontrou foi fundar uma cidade onde as pessoas pudessem viver com mais segurança e paz.

Comprou uma fazenda do Sr. Manuel Rodrigues e, em 1952, lançou ali a pedra fundamental do povoado que batizou com o nome de Montalvânia.

Quando o pequeno povoado se desenvolveu a ponto de ser considerado tão importante quanto a sede municipal, Antônio Montalvão candidatou-se a prefeito de Manga, mas não conseguiu-se eleger. Na eleição seguinte candidata-se de novo e vence.

Como prefeito, organizou uma grande campanha pela emancipação de Montalvânia, mas isso só se concretiza na administração de seu sucessor, em 1962.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Montalvânia, pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Manga. Sede no atual distrito de Montalvânia ex-povoado. Constituído de 3 distritos: Montalvânia, São Sebastião dos Poções e Pitarana os dois primeiros desmembrados de Manga e o terceiro criado pela mesma lei do município. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Montalvânia, Pitarana e São Sebastião dos Poções.

Pela Lei Estadual nº 6769, de 13-05-1976, foram criados os distritos de Capitania e Porto Agrário e anexados ao município de Montalvânia.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 5 distritos: Montalvânia, Capitania, , Pitarana, Porto Agrário e São Sebastião dos Poções.

Pela lei nº , de , o distrito de Porto Agrário foi transferido do município de Montalvânia para ser anexado ao município de Manga.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 4 distritos: Montalvânia, Capitania, Pitarana e São Sebastião dos Poções.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.citybrazil.com.br