Sudeste Região de Amparo

Tudo sobre Monte Alegre do Sul

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
8.627
PIB Total
R$ 252,22 Mi
Per Capita
R$ 29.235,89
Área (km²)
110,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

setembro

O clima é agradável, com temperaturas amenas e pouca chuva, ideal para passeios ao ar livre.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura para turistas, com bons índices de tranquilidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Monte Alegre do Sul é uma charmosa cidade localizada em São Paulo, rodeada pela exuberante Mata Atlântica e rica em história. Com uma população de aproximadamente 8.627 habitantes, a cidade é um ótimo destino para quem busca tranquilidade e contato com a natureza, além de um patrimônio cultural interessante.

Principais Atrações

Capela do Senhor Bom Jesus

Um dos principais marcos históricos da cidade, a capela foi erguida no final do século XIX e é um ponto de fé e turismo.

Cascata do Rio Camanducaia

Uma bela cachoeira situada nas proximidades, ideal para quem gosta de caminhadas e contato com a natureza.

Caminho do Ouro

Uma trilha histórica que remete ao período de exploração e desenvolvimento da região, com belas paisagens e a vegetação nativa.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor época para visitar Monte Alegre do Sul?

A melhor época é durante os meses de setembro a novembro, quando o clima é mais ameno e propício para atividades ao ar livre.

? A cidade possui opções de hospedagem?

Sim, Monte Alegre do Sul conta com diversas pousadas e pequenos hotéis que oferecem conforto e aconchego para os visitantes.

? É fácil se locomover pela cidade?

Sim, a cidade é pequena e é possível explorar a pé, além de contar com veículos disponíveis para aluguel e transporte local.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Monte Alegre do Sul?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

MONTE ALEGRE DO SUL SÃO PAULO

HISTÓRICO

Por volta de 1873, diversas famílias oriundas de Amparo e de Bragança Paulista, fixaram-se às margens do rio Camanducaia, atraídos pela fertilidade das terras e qualidade das águas da região, onde, por iniciativa de Teodoro de Assis, foi erigida uma capela. O terreno foi doado por Lourenço de Godoy e, ao redor da capela do Senhor Bom Jesus, foram construídas as primeiras casas, pelo capitão José Inácio Teixeira.

Com o passar dos anos, o povoado passou a ser conhecido como Bairro da Capelinha e, posteriormente, como Bairro dos Farias.

Em 1887, quando foi elevado a Freguesia, o povoado adotou o nome de Bom Jesus de Monte Alegre, em homenagem ao Padroeiro e à topografia da região. Nessa época foram introduzidos na localidade, vários melhoramentos como instalação de sub-delegacia de polícia, escola municipal, agência postal, etc.

Em 1890, a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, inaugurou uma parada em Monte Alegre, que veio propiciar maior desenvolvimento da região, atraindo novos moradores. Logo se estabeleceram os serviços de luz elétrica e telefone.

Dada a existência de localidades homônimas, Monte Alegre, passou a designar-se Ibiti, sendo em 1948, mudado novamente, para Monte Alegre do Sul, acrescentando a palavra "do Sul", para diferenciá-­lo.

Em 1964, reconhecida a qualidade de suas águas, foi elevada à categoria de Estância Hidromineral, denominação que recentemente foi mudada para Estância Turística.

GENTÍLICO: MONTE-ALEGRENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Bom Jesus do Monte Alegre do Sul, por Lei provincial nº 15, de 05 de março de 1887, no Município de Amparo.

Em divisão administrativa do Brasil, referente ao ano de 1911, figura no Município de Amparo o Distrito de Monte Alegre do Sul.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito denominado Monte Alegre do Sul permanece no Município de Amparo.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Monte Alegre do Sul é Distrito Judiciário e pertence ao Município de Amparo.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Monte Alegre do Sul permanece no Município de Amparo.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Distrito de Monte Alegre do Sul permanece no Município de Amparo. Pelo Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, o Distrito de Monte Alegre do Sul passou a denominar-se Ibiti.

Elevado à categoria de município com a denominação de Monte Alegre do Sul, por Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Amparo. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 31 de janeiro de 1949.

Assim aparece na divisão fixada pela Lei Estadual nº 2456, de 30-XII-1953 para vigorar em 1954-1958.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

Lei Estadual nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964, cria o Distrito de Mostardas e incorpora ao Município de Monte Alegre do Sul. Em divisão territorial datada de 01-VI-1995, o município é constituído de 2 Distritos: Monte Alegre do Sul e Mostardas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE