Centro-Oeste Região de Goiás - Itapuranga

Tudo sobre Mozarlândia

Guia completo, dados e turismo em Goiás.

População (2022)
14.750
PIB Total
R$ 1,03 Bi
Per Capita
R$ 69.493,42
Área (km²)
1.734,400
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

maio

O clima é mais ameno e as chuvas são menos frequentes, proporcionando melhores condições para atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Mozarlândia é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Mozarlândia é uma encantadora cidade localizada no coração do Goiás, cercada pelo belo bioma do Cerrado. Fundada nos anos 50, a cidade possui uma rica história ligada ao desenvolvimento agrícola e à colonização, refletindo a cultura de seus habitantes, principalmente nordestinos e mineiros. Com uma população de aproximadamente 14.750 habitantes, Mozarlândia é um destino que mescla tradições e belezas naturais.

Principais Atrações

Córrego Barreirinho

Um espaço natural ideal para quem busca relaxar e apreciar a beleza do Cerrado, perfect para picnics e caminhadas.

Praça Central de Mozarlândia

Centro da vida social da cidade, com feiras de artesanato e eventos locais com comidas típicas da região.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Mozarlândia?

A agricultura, com destaque para o cultivo de arroz, milho e café.

? Mozarlândia possui opções de hospedagem?

Sim, a cidade oferece pousadas e hotéis simples que atendem bem os turistas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Mozarlândia?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Mozarlândia

Goiás - GO

Histórico

A origem de Mozarlândia foi o alojamento dos agrimensores Pedro Leite da Silva, Mozart de Andrade Mota e Edgar de Alencar Mota, em barracas perto da confluência dos córregos Barreirinho e Fogueira, com vistas aos loteamentos: "Barreirinho e São João", com portaria do Departamento de Terras e Colonização, em junho de 1952.

Nessa região, Mozart de Andrade Mota adquiriu uma gleba de terras formando plantação de arroz, milho e café. Por sugestão de João Marcelino de Souza, parte das terras foi loteada para incentivar a formação do povoado.

Em 25 de fevereiro de 1954 surgia o primeiro rancho, coberto de palha, de José Crispim dos Santos, seguido por outros de seus irmãos, iniciando-se o povoado, com o nome de Barreirinho, córrego adjacente, com população predominante de nordestino e mineiros.

Em outubro de 1956, através de um mutirão, os moradores abriram a primeira estrada ligando o povoado a baunilha, atual Nova América que facilitou o escoamento da produção agrícola já expressiva naquela época.

O desenvolvimento da agricultura e criação de gado, além das vantagens oferecidas pelo fundador, motivaram intensa imigração, sobretudo em razão da facilidade de registros de terras concedidos pelo Departamento de Terras e Colonização do Estado de Goiás.

Pela lei municipal nº 245, de 30 de janeiro de 1958, o povoado de Barreirinho passou a distrito, pertencente ao Município de Goiás, instalado em 11 de maio do mesmo ano, com o novo e atual topônimo de MOZARLÂNDIA, em homenagem ao fundador MOZART de Andrade Mota.

Em 1962, paralelamente à inauguração da eletrificação a motor e do Grupo Escolar, grassou uma epidemia, repetida no ano seguinte, entravando o progresso da localidade.

Gentílico: mozarlandense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Mozarlândia ex-povoado, pela lei municipal nº 245, de 30-01-1958, subordinado ao município de Goiás.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito figura no município de Goiás.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mozarlândia, pela lei estadual nº 4702, de 23-10-1963, desmembrado de Goiás. Sede no atual distrito de Mozarlândia ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE