Nordeste Região de Teixeira de Freitas

Tudo sobre Mucuri

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
37.977
PIB Total
R$ 2,21 Bi
Per Capita
R$ 58.267,32
Área (km²)
1.780,600
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

dezembro a fevereiro

É a estação seca, com temperaturas agradáveis para atividades ao ar livre e festividades locais.

🛡️

Segurança

Moderada. Como em qualquer cidade, é importante estar atento aos pertences e evitar áreas desertas à noite.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Mucuri, localizado no extremo sul da Bahia, é uma cidade rica em história e cercada pela beleza da Mata Atlântica. Com uma população de 37.977 habitantes, a cidade é um destino fascinante para aqueles que buscam explorar a cultura e a natureza da região. Sua história remonta ao século XVI, marcada por expedições em busca de riquezas e a presença dos valentes índios Botocudos.

Principais Atrações

Praia de Mucuri

Uma linda praia de águas mornas e areia fina, ideal para relaxar e aproveitar o sol.

Centro Histórico de Mucuri

Área que preserva a arquitetura e a história dos primeiros habitantes da região, com monumentos que contam a história de Mucuri.

Reserva Biológica do Rio Mucuri

Uma área de preservação que abriga diversas espécies da flora e fauna da Mata Atlântica, oferecendo trilhas e passeios ecológicos.

Dúvidas Comuns

? Qual é a melhor forma de chegar a Mucuri?

A cidade é acessível por carro ou ônibus, a partir de cidades como Teixeira de Freitas e Alcobaça.

? Quais atividades ao ar livre posso fazer em Mucuri?

Você pode desfrutar de caminhadas na praia, trilhas na reserva biológica e passeios de barco pelo rio.

? Há opções de hospedagem em Mucuri?

Sim, a cidade oferece pousadas e hotéis que atendem a diferentes faixas de preço.

Como Chegar

✈️

Aeroporto Max Feffer

SNMU
Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Mucuri?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Mucuri Bahia - BA

Histórico

A história de Mucuri foi registrada por colonos e aventureiros que atravessaram a região, a exemplo do historiador e precursor do movimento bandeirante na Bahia, Gabriel Soares. Os registros se referem à presença dos temidos índios Botocudos que resistiram bravamente à dominação do homem branco. Eram nômades, caçadores e extremamente ferozes. A prática do canibalismo entre eles vinha da crença de que comer a carne do inimigo que é forte e destemido, lhes traria também força e coragem.

As primeiras expedições à região aconteceram no século XVI; duas bandeiras lideradas, respectivamente, pelo português Martim Carvalho e pelo mestre-de-campo Antônio da Silva Guimarães registraram passagem pelo rio Mucuri em busca de ouro e pedras preciosas. A partir da aldeia de Mucuri, formada por índios e portugueses degredados, nasceu São José de Porto Alegre, um dos primeiros núcleos urbanos do extremo sul da Bahia.

Em 1931, o topônimo foi mudado para Mucuri, vocábulo tupi que significa rio dos gambás.

Os nativos de Mucuri são chamados mucurienses.

Gentílico: mucuriense

Formação Administrativa:

Freguesia criada com a denominação de São José de Porto Alegre, por alvará de 22­12-1795, subordinado ao município Viçosa.

Elevado à categoria de vila com a denominação de São José de Porto Alegre, por ordem régia de 10-10-1769, desmembrado de Viçosa. Instalado em 15-10-1779.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece com a denominação de Porto Alegre e é constituído do distrito sede.

Pela lei municipal nº 15, de 20-07-1921, aprovado pela lei estadual nº 1527, de 28­08-1921, é criado o distrito de Riacho Doce e anexado ao município de Mucuri.

Por decreto estadual nº 7191, de 13-01-1931, o município de Porto Alegre passou a denominar-se Mucuri. Sob este mesmo decreto acima citado, o município de Mucuri adquiriu o território do município de Viçosa e o distrito de Colônia Leopoldina.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Mucuri, Riacho Doce, Viçosa e Colônia Leopoldina.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município de Mucuri aparece com 5 distritos: Mucuri, Aimorés, Colônia Leopoldina, Riacho Doce e Viçosa.

Pelo decreto estadual nº 11089, de 30-11-1938, o distrito de Colônia Leopoldina passou a denominar-se Helvécia.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 5 distritos: Mucuri, Aimorés, Helvécia, Riacho Doce e Viçosa.

Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, ratificado pelo decreto estadual nº 12978, de 01-06-1944, o distrito de Aimorés passou a denominar-se Ibiranhém e o distrito de Viçosa a denominar-se Marobá.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 5 distritos: Mucuri, Helvécia, Ibiranhém ex-Aimorés, Marobá ex-Viçosa e Riacho Doce.

Pela lei estadual nº 628, de 30-12-1953, são criados os distritos de Argôlo e Taquarinha e anexados ao município de Mucuri. Sob a mesma lei, o distrito de Marobá passou a denominar-se Nova Viçosa. Ainda pela mesma lei o distrito de Riacho Doce é extinto.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 6 distritos: Mucuri, Argôlo, Helvécia, Ibiranhém, Nova Viçosa e Taquarinha.

Pela lei estadual nº 1751, de 27-07-1962, desmembra do município de Mucuri os distritos de Nova Viçosa, Argôlo e Helvécia, para formar o novo município de Nova Viçosa.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Mucuri, Ibiranhém e Taquarinha.

Pela lei nº , de , é criado o distrito de Itabatã e anexado ao município de Mucuri.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 4 distritos: Mucuri, Ibiranhém, Itabatã e Taquarinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas municipais:

São José de Porto Alegre para Mucuri alterado, em 1911.

Porto Alegre para Mucuri alterado, por Decreto estadual nº 7191, de 13-01-1931.

Fonte: IBGE