Sudeste Região de Ipatinga

Tudo sobre Naque

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
6.303
PIB Total
R$ 90,05 Mi
Per Capita
R$ 14.286,53
Área (km²)
127,200
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

Durante o mês de setembro, o clima é mais ameno e propício para passeios ao ar livre, além de ocorrerem festividades locais que valorizam a cultura e tradição da cidade.

🛡️

Segurança

Naque é uma cidade pacata com baixo índice de criminalidade, oferecendo segurança e tranquilidade aos visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Naque é uma encantadora cidade localizada em Minas Gerais, rodeada pela exuberância da Mata Atlântica. Com uma população de 6.303 habitantes, Naque traz consigo uma rica história que remonta ao século XIX, quando foi desbravada por Guido Marliére. O município, que já foi conhecido como Barra do Santo Antônio, mantém viva a essência da cultura local e oferece um ambiente tranquilo e acolhedor para os visitantes.

Principais Atrações

Praça Central de Naque

Um ótimo local para relaxar e conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, com jardins bem cuidados e áreas para lazer.

Igreja de Santo Antônio

Uma bela igreja com arquitetura colonial, ideal para quem aprecia a história religiosa e cultural da região.

Cachoeira do Bagre

Uma linda cachoeira onde os visitantes podem desfrutar da natureza e um banho refrescante em suas águas.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atração turística em Naque?

A principal atração de Naque é a Cachoeira do Bagre, que oferece um belo cenário natural e é um local perfeito para lazer e descanso.

? Como chegar a Naque?

Naque pode ser acessada por carro ou ônibus, partindo das cidades vizinhas como Governador Valadares e Açucena.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Naque?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Naque

Minas Gerais - MG

Histórico

A região foi desbravada em meados do século XIX, por Guido Marliére, mas o primeiro morador que se tem notícia foi Antônio Barrinha, no início do século XX . Surgiu então o povoado de nome Barra do Santo Antônio, que mais tarde passou a se chamar Naque, e que tornou-se Distrito de Figueira (atualmente Governador Valadares) . Posteriormente, deixou de pertencer a Governador Valadares, sendo anexado ao município de Açucena, do qual emancipou-se em 1995. Segundo o pesquisador Rubens Valadares, o nome atual significa "barro vermelho", em tupi-guarany. Este material servia de matéria prima para fabricação de utensílios pelos índios.

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Figueira o distrito de Naque.

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17-12-1938, o município de Figueira passou a chamar-se Governador Valadares. Pela referido Decreto Estadual o distrito de Naque perdeu terra para construir o novo distrito de São Félix, do mesmo município de Governador Valadares.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Naque, figura no município de Governador Valadares, (ex-Figueira).

Pelo Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Naque deixa de pertencer a Governador Valadares para ser anexado ao novo município de Açucena.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Naque, figura no município de Açucena.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Naque, pela Lei Estadual nº 10703, de 27-04-1992, desmembrado de Açucena. Sede no antigo distrito de Naque. Constituído de 2 distritos: Naque e São Sebastião do Baixio, ambos desmembrados de Açucena. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede. Não figurando o distrito de São Sebastião do Baixio.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE; Assembléia Legislativa MG

Autor do Histórico: DENISE ARAÚJO PERIM NEGRI