Sudeste Região de São João del Rei

Tudo sobre Nazareno

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
8.179
PIB Total
R$ 668,88 Mi
Per Capita
R$ 81.780,41
Área (km²)
329,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Abril

O clima é ameno e as festividades locais atraem visitantes, além de proporcionar belas paisagens devido à floração da mata.

🛡️

Segurança

Nazareno é considerada uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, proporcionando segurança aos visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Nazareno, localizado em Minas Gerais, é um destino encantador que combina rica história, natureza exuberante da Mata Atlântica e um charme tranquilo. Com uma população de 8.179 habitantes, a cidade remonta ao início do século XVIII, atraindo os primeiros habitantes pela busca de ouro nas margens do Rio Grande. Venha explorar suas raízes históricas e belezas naturais!

Principais Atrações

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Uma belíssima igreja que remonta à época colonial, com uma arquitetura impressionante e rica em detalhes históricos.

Cascatas do Rio Grande

Um espaço natural onde é possível apreciar cachoeiras e realizar caminhadas em meio à Mata Atlântica.

Museu Histórico de Nazareno

Museu que abriga uma coleção de objetos e documentos que contam a história da cidade e da exploração do ouro.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Nazareno?

A cidade pode ser acessada de carro pela BR-383 e está a aproximadamente 200 km de Belo Horizonte.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Nazareno oferece pousadas simples e aconchegantes, além de algumas opções de hotéis.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Nazareno?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Já nos albores do século XVIII, as bandeiras já incentivadas pela descoberta de ouro na região, trouxeram paulistas e portugueses às margens do Rio Grande. Estes primitivos habitantes lá chegaram atraídos pelas grandes possibilidades de lá encontrarem veios auríferos. Este fato nos parece incontestável, pois observam-se, até hoje, valas e escavações, em terras de Nazareno, que datam do início do século XVIII. Este acontecimento põe à prova que o fator básico e preponderante do início da formação e mesmo da civilidade foi a riqueza do subsolo do atual município de Nazareno. O nome dos primitivos habitantes do então arraial em formação escapam ao nosso conhecimento, pois debalde foram nossos esforços na procura de notas e biografias a esse respeito. É certo, porém, que já existia, em 1725, o arraial já formado com um pequeno comércio, uma agricultura em pleno desenvolvimento e com pessoas que já se punham à faina de faiscar o ouro. Sabe-se ainda que foi no ano de 1725 que a capela de Nossa Senhora de Nazaré foi construída, em terrenos doados pelos fazendeiros Manuel Seixas Pinto e seu irmão José Gonçalves Pinto. Em 1734, a nova povoação tinha o nome de Ribeiro Fundo, sendo posteriormente alterado para Nossa Senhora de Nazaré, Nazaré é finalmente Nazareno. Os milagres atribuídos a Virgem de Nazaré, que levavam ao local constantes e contínuas peregrinações, influíram bastente no crescimento e no progresso do arraial. Em 1870, eram ainda poucas as fazendas existentes na região, admitindo-se mesmo que dois terços da área distrital pertenciam à Confraria de Nossa Senhora de Nazaré e a quatro potentados: Barão da Cachoeira, também conhecido como Barão da Ponte Nova e de Conceição da Barra, Barão de Coqueiros, Tenente Gabriel Leite e Capitão José Bernardino. Dentre os filhos ilustres de Nazareno, destacam-se o Padre José Dias Custódio que teve papel relevante, em 1831 no "Manifesto dos Mineiros" contra D. Pedro I e o Cônego Heitor Augusto da Trindade que, de 1893 a 1955, consagrou toda a sua vida na formação espiritual de seu povo e no amparo social da comunidade Nazarenense.

A fixação dos primitivos habitantes e a ocupação e o desbravamento do território tiveram como causa a exploração de ouro na região, o amanho da terra e as atividades ligadas à criação de gado.

O topônimo do município é em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Segundo se conta o município anteriormente denominado "Nazaré", passou a denominar-se Nazareno, porque havia um outro município, no território Nacional, com o nome de Nossa Senhora de Nazaré.

O gentílico dos que lá nascem é "Nazarenense".

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: JOÃO BOSCO DOS REIS