Nordeste Região de São João dos Patos

Tudo sobre Nova Iorque

Guia completo, dados e turismo em Maranhão.

População (2022)
4.320
PIB Total
R$ 50,98 Mi
Per Capita
R$ 11.800,23
Área (km²)
976,800
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

Julho

O clima é mais ameno e a maioria das festividades locais acontece nesse mês.

🛡️

Segurança

Moderado, mas recomenda-se cuidados básicos ao visitar áreas menos movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Nova Iorque, uma charmosa vila no Maranhão, rica em história e cultura. Com uma população de 4.320 habitantes, esta localidade é marcada por seu passado intrigante e pela resiliência de seus moradores. Desde a sua fundação em 1996, Nova Iorque tem se destacado por seu desenvolvimento e pela beleza do bioma Cerrado.

Principais Atrações

Centro Histórico de Nova Iorque

Um passeio pelo centro revela construções que contam a história da vila e seus primórdios.

Fazenda Sussuapara

Ruínas da antiga fazenda que prosperou antes da chegada de Eduardo Burnet, um local repleto de história.

Rio Parnaíba

Um belo rio que oferece atividades de lazer, pesca e a apreciação da natureza.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Nova Iorque?

Você pode chegar de carro pela BR-222 ou de ônibus a partir de cidades próximas.

? Há opções de hospedagem na vila?

Sim, existem pequenas pousadas e casas de acolhimento que oferecem estadia.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Nova Iorque?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Nova Iorque Maranhão - MA

Histórico

MUITO antes da chegada do americano Eduardo Burnet à região, em 1871, já prosperava a Fazenda Sussuapara, que desapareceu com o assassinato de seu proprietário, vítima dos balaios.

Eduardo Burnet construiu uma casa de telha, iniciando-se no ramo de comércio. Em 1996, fundou a Vila; denominando-a de Vila Nova, desmembrada de Patos Bons. Com o crescente progresso, decidiu alterar o topônimo para Nova Iorque, em homenagem à sua terra. Contribuíram bastante para o êxito da povoação os brasileiros Bernardino do Espírito Santo e Silva, Justino Neiva de Souza e João Henrique Ferreira.

Em 1925, a Vila foi invadida pela coluna Prestes, tendo os revolucionários saqueados o comércio, queimando arquivos públicos e praticado mais uma série de arbitrariedades, deixando a região somente oito dias depois. No ano seguinte, rio Parnaíba inundou a povoação, forçando a mudança da Vila para local mais alto, não atingido pelas águas.

Pelo decreto lei nº 45, de 29 de março de 1938, passou a categoria de Cidade.

Tendo em vista a construção da Barragem de Boa Esperança, em 1968, a Cidade foi totalmente tomada pelas águas da represa. Com recursos do Governo Federal, construir-se, então, uma nova sede, em local distante, totalmente planejada e que se constitui em modelo de cidade de pequeno porte.

Gentílico: nova-iorquino

Formação administrativa

Elevado à categoria de vila e com a denominação de Nova Iorque, pela lei provincial nº 1382, de 11-05-1886, desmembrada de Pastos Bons. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituído do distrito sede. Elevado à condição de cidade e sede do município com a denominação de Nova Iorque, pela lei estadual nº 833, de 20-03-1919. Pelo decreto estadual nº 75, de 22-04-1931, é extinta a vila de Benedito Leite, sendo seu território anexado ao município de Nova Iorque. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Nova Iorque e Benedito Leite. Pelo decreto nº 913, de 30-09-1935, desmembra do município de Nova Iorque o distrito de Benedito Leite. Elevado novamente à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Outras caraterísticas -

No mês de junho, é comemorado o festejo de Santo Antônio (Padroeiro da cidade).

A aproximadamente 2 km do centro da cidade, está localizada a Praia do Caju, que está localizada na margem do lago formado pela Barragem de Boa Esperança, atraindo grande número de turistas entre os meses de julho e setembro.

No mês de setembro, é realizado o Festival de Caju, o maior evento do calendário da cidade, sendo prestigiado anualmente por pessoas de todas as cidades circunvizinhas.

Fonte: IBGE