Sudeste Região de Formiga

Tudo sobre Pains

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
8.142
PIB Total
R$ 531,43 Mi
Per Capita
R$ 65.269,96
Área (km²)
421,900
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

maio

O clima é ameno e as chuvas são menos frequentes, o que favorece atividades ao ar livre e passeios pela região.

🛡️

Segurança

Pains é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, proporcionando um ambiente seguro para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Pains é uma charmosa cidade localizada em Minas Gerais, com uma rica história que remonta ao século XVIII. Situada no bioma do Cerrado, Pains oferece aos visitantes uma experiência de imersão na natureza e na cultura local.

Principais Atrações

Cascata do Rio Vermelho

Uma belíssima cascata cercada por árvores do Cerrado, ideal para piqueniques e banho.

Igreja Matriz de São João Batista

Uma igreja histórica com arquitetura colonial, que conta um pouco da história da cidade.

Parque Natural Municipal de Pains

Um espaço verde destinado à preservação da fauna e flora do Cerrado, perfeito para caminhadas e contemplação.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade turística em Pains?

As principais atividades incluem ecoturismo, trilhas e turismo histórico, com destaque para as visitas às cachoeiras e à Igreja Matriz.

? Há opções de hospedagem na cidade?

Sim, Pains conta com algumas pousadas e pequenas hospedagens que atendem turistas em busca de conforto e uma experiência acolhedora.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Pains?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Pains

Minas Gerais

Histórico

A história de Pains remonta aos anos de 1721-1725, quando Bartolomeu Bueno da Silva descobre os ″fortunados mananciais″ do Rio Vermelho, à altura das nascentes do Rio Araguaia, Goiás. Nesta época começou a marcha de mineiros e paulistas para o Oeste, passando por território na província de Minas que mais tarde seriam povoados, entre eles: Pains.

Em 1767 o governo assinou 20 cartas de sesmarias para a província de Minas. Entre os sesmeiros, parentes de Inácio Corrêa Pamplona (encarregado de perseguir e dizimar os índios e ″calhambolas″ nesta região) vieram estabelecer-se nas matas do Rio São Francisco, como seu filho Padre Inácio Pamplona Corte Real, Bernardina Corrêa Pamplona (doadora do patrimônio de Iguatama) João Jose Corrêa Pamplona e outros que deram origem à família Paim Pamplona. Do costume de se falar: ″vamos à fazenda dos Paim″, originou-se o nome do município.

Em 1830, na vizinhança dos Paim Pamplona, o Capitão Manoel Gonçalves de Melo, com sua família, também adquiriu uma fazenda, a da Cachoeira. Tempos depois o Capitão doou um terreno no centro da mata de Pains para construção de uma igreja em honra a Nossa Senhora do Carmo. Esta doação juntou-se a outra, anteriormente feita por Manuel Antonio de Araújo (na fazenda dos Araujos, nasceu Ana Jacinta de São José, a famosa Dona Bêja) perfazendo quatro alqueires para a base de um povoado, ao redor da referida igreja. Em 1884 a igreja de Nossa Senhora do Carmo, hoje igreja do Rosário, ficou pronta.

Em 31 de dezembro de 1943, pelo decreto-lei número 1.058, foi obtida a emancipação política, com a elevação de Pains à categoria de município, desmembrando-se do município de Formiga, no qual incluía-se o Distrito de Pimenta, hoje também emancipado.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora do Carmo de Pains, pela Lei Provincial nº 3221, de 11-10-1884, e Lei Estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Formiga.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Nossa Senhora do Carmo de Pains, figura no município de Formiga.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Pela Lei Estadual nº 843 de 07-09-1923, o distrito de Nossa Senhora do Carmo tomou o nome de Pains.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Pains (ex-Nossa Senhora do Carmo de Pains), figura no município de Formiga.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Pains, pelo Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 12-12-1943, desmembrados dos municípios de Formiga e Piui.

Sede no antigo distrito de Pains. Constituído de 2 distritos: Pains e Pimenta o segundo desmembrado de Piui. Não temos a data de Instalação.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 2 distritos: Pains e Pimenta.

Pela Lei nº 336, de 27-12-1948, é criado o distrito de Vila Costina (ex-povoado de Grama) e anexado ao município de Pains. E ainda pela mesma lei desmembra do município de Pains o distrito de Pimenta. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Pains e Vila Costina.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Nossa Senhora do Carmo de Pains para Pains, alterado pela Lei Estadual nº 843, de 07-0-9-1923

Fonte: www.cnm.org.br