Sul Região de Ponta Grossa

Tudo sobre Palmeira

Guia completo, dados e turismo em Paraná.

População (2022)
33.855
PIB Total
R$ 1,64 Bi
Per Capita
R$ 48.503,83
Área (km²)
1.457,300
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Outubro

O clima é ameno e agradável, ideal para caminhadas e passeios ao ar livre, além de coincidir com festividades locais.

🛡️

Segurança

Palmeira é considerada uma cidade tranquila e segura para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Palmeira, uma encantadora cidade do Paraná que encanta seus visitantes com uma rica história e belezas naturais. Situada em meio à Mata Atlântica, Palmeira oferece uma mistura de cultura, tradição e paisagens deslumbrantes, perfeita para quem busca relaxar e explorar a natureza.

Principais Atrações

Cascata do Rio Boti

Uma bela cachoeira localizada a poucos quilômetros do centro da cidade, perfeita para um piquenique e para apreciadores da natureza.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Um patrimônio histórico que representa a fundação da cidade, com arquitetura impressionante e rica história.

Museu Municipal de Palmeira

Espaço dedicado à história e cultura da região, com exposições que retratam o desenvolvimento de Palmeira ao longo dos anos.

Dúvidas Comuns

? Qual a melhor forma de chegar a Palmeira?

A cidade é acessível por carro através da BR-277, e também conta com linhas de ônibus que conectam a outras cidades da região.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Palmeira possui várias pousadas e hotéis que atendem a diferentes faixas de preço, proporcionando conforto e hospitalidade.

? Quais atividades ao ar livre posso fazer em Palmeira?

Os visitantes podem aproveitar trilhas, passeios de bicicleta e visitas a cachoeiras na região da Mata Atlântica.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Palmeira?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

PALMEIRA PARANÁ Monografia - nº 167 Ano: 1970

Ao longo do histórico e antigo caminho de Sorocaba a Viamão surgiram numerosos núcleos populacionais, que mais tarde se transformariam em cidades ricas e progressistas, entre as quais a atual Palmeira.

A criação da freguesia, primitivamente conhecida pela denominação de Freguesia Nova, deu-se em 1.833, sob a invocação de N. S.ª da Conceição. Sua história tem íntima ligação com a da Freguesia Colada de Tamanduá, hoje território do Município de Campo Largo, a qual compreendia uma área de meia légua doada pelo fundador, Capitão Antônio Luiz, o Tigre, a N.S.ª do Carmo, Seus sucessores legaram o terreno ao Convento do Carmo, de São Paulo, e este fundou casa conventual, que se manteve por mais de 60 anos. proíbido o noviciado, os frades Carmelitas tiveram de abandonar o convento de Tamanduá.

As condições desfavoráveis da Freguesia de Tamanduá, levaram o Vigário Antônio Duarte dos Passos a estabelecer uma igreja onde hoje se encontra a Matriz, transferindo a freguesia para Palmeira, denominação do capão doado por Jesuíno Marcondes, Tenente Manuel José de Araújo e sua mulher, Dona Ana Maria da Conceição de Sá, por Ato de 7 de abril de 1819, acrescido mais tarde de terrenos outorgados pelo Barão de Tibagi, ou por D. Josefa Joaquina de França, conforme Lei nº 337, de 19 de abril de 1872.

Com a mudança da sede da freguesia, a população se foi transferindo para o povoado, nas cercanias do novo templo. A corrente de povoamento se avolumou a partir de 1878, com a chegada de colonos russos e alemães.

Formação Administrativa

O distrito foi criado por Alvará de 20 de março de 1.813 e o Município pela Lei provincial nº 184, de 3 de maio de 1.869, com território desmembrado do de Curitiba (ou Ponta Grossa). A instalação se deu a 15 de fevereiro do ano seguinte.

A Lei estadual nº 238, de 9 de novembro de 1.897, concedeu foros de cidade à sede.

De 1.911 a 1.933, o Município se compunha de um só distrito. Em 1.936-38, figurou com 3: Palmeira, Papagaios Novos e Pôrto Amazonas. No qüinqüênio 1.939 -1943, absorveu território do Município de Entre Rios, então suprimido, ficando com mais um distrito.

Pela Lei estadual nº 2, de 10 de outubro de 1.947, perdeu o distrito de Pôrto Amazonas, elevado à categoria de Município, e pela Lei nº 3.315, de 11 de setembro de 1.957, transferiu o distrito de Guaragi (ex-Entre Rios) para Ponta Grossa. Compõe-se atualmente dos distritos da sede e de Papagaios Novos.

A Comarca de Palmeira, criada em 1.889, foi suprimida em 1891 e restaurada em 1899.

O Município confina com os de Ponta Grossa, Campo Largo, Balsa Nova, Pôrto Amazonas, Lapa, São João do Triunfo e Teixeira Soares.

Fonte: IBGE