Sudeste Região de Pará de Minas

Tudo sobre Pará de Minas

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
97.139
PIB Total
R$ 4,03 Bi
Per Capita
R$ 41.438,53
Área (km²)
551,200
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

O mês de maio apresenta um clima ameno e menos chuvas, ideal para passeios e atividades ao ar livre.

🛡️

Segurança

Pará de Minas é uma cidade tranquila, com índices de segurança razoáveis para os turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Pará de Minas, localizada no estado de Minas Gerais, é uma cidade rica em história e belezas naturais. Com uma população de 97.139 habitantes, a cidade é um excelente destino para quem deseja conhecer mais sobre o Brasil colonial e explorar os encantos do Cerrado e da Mata Atlântica. Sua origem remonta ao final do século XVII, quando se formou um povoado ao longo das trilhas dos bandeirantes que buscavam ouro nas regiões vizinhas. Venha descobrir as histórias e tradições que fazem de Pará de Minas um lugar especial!

Principais Atrações

Capela de Nossa Senhora da Piedade do Patafufo

Primeira capela da cidade, construída em homenagem ao desbravador Manuel Batista, onde se pode apreciar a arquitetura colonial e a história local.

Ribeirão Paciência

Um dos locais históricos da cidade, onde os bandeirantes faziam suas paradas. Ideal para caminhadas e contemplação da natureza.

Parque do Barigüi

Um parque urbano que oferece áreas verdes, lazer e atividades ao ar livre, perfeito para um dia em família.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de transporte para chegar a Pará de Minas?

A cidade pode ser acessada via rodovias estaduais, e ônibus de várias cidades próximas fazem a rota até Pará de Minas.

? Existem opções de hospedagem na cidade?

Sim, Pará de Minas conta com várias opções de hotéis e pousadas para atender diferentes faixas de preço.

? Quais atividades eu posso fazer em Pará de Minas?

Além de visitar os pontos turísticos, você pode fazer trilhas, passeios gastronômicos e atividades culturais.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Rodoviária de Pará de Minas
Telefone:(0xx37)3237-0090

Ver no Mapa →
✈️

Aeroporto Pará de Minas

SNPA
Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Pará de Minas?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Pará de Minas

Minas Gerias - MG

Histórico

Pará de Minas teve origem em fins do século XVII, num povoado que se formou ao longo de uma das trilhas das bandeiras paulistas que buscavam o ouro das minas de Pitangui, atravessando o território que se estende entre os rios Paraopeba e São João.

Havia um ponto de pouso, situado às margens do ribeirão Paciência - penúltima etapa do roteiro dos bandeirantes, onde muitos se deixaram ficar, dedicando-se ao trato da terra e à criação. Entre os que se fixaram no local estava o mercador português Manuel Batista, alcunhado o "Pato Fôfo", apelido que, segundo a tradição, provinha de sua vaidade em aparentar grandes recursos. Manuel Bandeira foi, assim, o desbravador da região e um dos seus primeiros moradores, tendo resultado dos seus esforços a construção da primeira capela local, que, em sua homenagem foi cognominada "capela de Nossa Senhora da Piedade do Patafufo" (corrutela de Pato Fofo). Também o arraial que começou a se formar no local chamou-se, inicialmente,"Arraial do Patafufo".

Gentílico: pará-minense

Formação Administrativa

A capela, dedicada ao culto de N. Sra. da Piedade de Patafufo, foi elevada a Paróquia em 8 de abril de 1846, pela Lei provincial n° 312, ficando subordinada à Freguesia de Pitangui.

Dois anos depois, alterado o topônimo para Patafúfio, passou à categoria de Vila (Lei provincial n° 386, de 9 de outubro de 1848). Em 1850 a Vila foi suprimida por não satisfazer as condições impostas pela lei anterior. A restauração ocorreu oito anos depois, pela Lei provincial n° 882, de 8 de junho de 1858, recebendo a denominação de Vila do Pará.

Novamente foi suprimido o Município, tendo a Lei nº 1.889, de 15 de julho de 1872, incorporado seu território ao Termo de Pitangui. Restabeleceu-o porém, a Lei provincial nº 2.081 de 23 de dezembro de 1874, que criou o Município do Pará, compondo-se das mesmas freguesias de sua primitiva criação, e tendo a Vila do Pará como sede do Município. A reinstalação ocorreu a 25 de março de 1875.

A Vila do Pará foi elevada à categoria de cidade pela Lei provincial n° 2.416, de 5 de novembro de 1877.

A partir da Divisão Territorial fixada para 1911 o Município sofreu diversas alterações em sua formação administrativa, sendo-lhe adicionados ou suprimidos distritos.

A Lei n° 1.039, de 12 de dezembro de 1953, que criou o distrito de Carioca com território desmembrado de Igaratinga, deu a Pará de Minas a formação que prevalece atualmente, confirmada em 31 de dezembro de 1958, e constituída pelo distrito-sede (de mesmo nome) e os de Carioca, Florestal, Igaratinga e São José da Varginha. A denominação Pará de Minas passou a vigorar em 1921, por força da Lei n° 806 de 22 de setembro.

De acordo com a Lei n° 4.416 de 16 de setembro de 2004, foi criado o distrito de Tavares de Minas e alterado as descrições dos distritos de Carioca, Torneiros, Ascensão e Córrego do Barro.

O município possui 06 distritos: Pará de Minas (distrito-sede), Ascensão, Carioca, Córrego do Barro, Tavares de Minas e Torneiros.

Fonte: IBGE