Sudeste Região de São Lourenço

Tudo sobre Passa Quatro

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
15.515
PIB Total
R$ 472,42 Mi
Per Capita
R$ 30.449,44
Área (km²)
277,200
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

É um mês em que as temperaturas são amenas e as chuvas diminuem, facilitando atividades ao ar livre e trilhas na natureza.

🛡️

Segurança

Passa Quatro é considerada uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade e um ambiente seguro para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Passa Quatro é uma encantadora cidade mineira, envolta pela exuberância da Mata Atlântica e marcada por um rico patrimônio histórico. Com uma população de aproximadamente 15.515 habitantes, a cidade é um destino ideal para quem busca aventuras na natureza e a imersão na cultura local. Sua história remonta ao tempo dos bandeirantes, que atravessaram a região em busca de novas terras e riquezas, trazendo consigo o desenvolvimento de um dos núcleos mais antigos de povoação mineira.

Principais Atrações

Cascatas do Embaú

Belas quedas d'água que proporcionam um espetáculo da natureza, ideal para banho e apreciação da fauna e flora locais.

Centro Histórico de Passa Quatro

Área que conserva a arquitetura colonial e conta a história da cidade, com casarios bem preservados e estabelecimentos charmosos.

Parque Nacional de Itatiaia

Um dos parques mais antigos do Brasil, oferece trilhas desafiadoras, vistas panorâmicas e uma rica biodiversidade.

Dúvidas Comuns

? Quais são as principais atividades a fazer em Passa Quatro?

As principais atividades incluem trilhas na natureza, visita às cascatas, passeios pelo centro histórico e atividades de ecoturismo.

? Qual a distância entre Passa Quatro e cidades vizinhas?

Passa Quatro está a aproximadamente 30 km de Pouso Alto e 40 km de Campos do Jordão, o que facilita passeios nas regiões vizinhas.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Passa Quatro?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

HISTÓRICO -

Quando os bandeirantes paulistas, Félix Jacques e Fernão Dias Paes, ingressaram em território mineiro, pela garantia do Embaú, caminhavam orientados pelo astrolábio, o que lhes ditava um rumo certo em linha reta, no percurso da qual venciam todos os obstáculos. Por isso mesmo, não seguiam o roteiro de rios, preferindo atravessa-los. Ao cruzarem o "Embaú", toparam com um rio cuja sinuosidade cortava repetidas vezes a reta que vinham seguindo, obrigando-os a outras tantas travessias, antes de encontrarem um local propício para o estabelecimento do primeiro pouso. Quando enfim, encontraram-no a contendo, haviam atravessado o mesmo rio quatro vezes, donde a origem do topônimo, que assinala um dos mais antigos núcleos de povoação da terra mineira. Após a passagem dos bandeirantes, forasteiros vieram fixar-se no local. A tradição guardou o nome dos irmãos Ribeiro como dos primeiros a radicarem-se ali, por volta de 1700, sobressaindo entre eles o mais velho, apelidado "Chapada", que, chegando, chamou de Portugal os demais irmãos, conseguindo-lhes sesmarias e encaminhando-os. Descendentes desses Ribeiros e de outras familias radicadas no arraial é que construiram no local a primeira igreja, em 1860, mandando vir, de Portugal, as imagens de São Sebastião e de Nossa Senhora do Rosário, que ainda existem na Matriz local.

O desenvolvimento do povoado foi lento, só adquirindo maior aceleração com a passagem da via férrea Minas e Rio (hoje Rede Mineira de Viação).

Durante as revoluções de 1842, de 1930 e de 1932, Passa Quatro, pela sua posição estratégica na ligação de Minas e São Paulo, desempenhou papel de relêvo ora ocupada por legistas, ora por revolucionários, aquartelando forças, algumas comandadas por nomes que passaram à história, como Caxias, em 1842, mais tarde Duque e Patrono do Exército e Eurico Gaspar Dutra, então coronel, mais tarde general e Presidente da República.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA -

Passa Quatro foi elevado à categoria de Distrito, como parte do município de Pouso Alto, pela Lei nº 893, de 24 de maio de 1854.

O município foi instalado em 1892.

FORMAÇÃO JUDICIÁRIA -

O têrmo Judiciário criado em 1815 pela Lei nº 663, de 18 de setembro do mesmo ano, e instalado em 12 de outubro de 1922.

A Comarca teve sua criação em 1935 e instalação em 1936.

Fonte: ENCICLOPÉDIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Autor do Histórico: DEISE MARIA GUERREIRO RIBEIRO