Nordeste Região de Paulo Afonso

Tudo sobre Paulo Afonso

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
112.870
PIB Total
R$ 3,97 Bi
Per Capita
R$ 35.131,80
Área (km²)
1.579,700
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

setembro

As temperaturas são amenas e a probabilidade de chuvas é menor, tornando as atividades ao ar livre mais agradáveis.

🛡️

Segurança

Paulo Afonso é considerada uma cidade segura, mas recomenda-se ter cuidado com bens pessoais em áreas movimentadas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Paulo Afonso, localizado na Bahia, é um destino fascinante que combina natureza exuberante, história rica e cultura vibrante. Com uma população de 112.870 habitantes, a cidade é marcada pelo bioma da caatinga e pela presença do majestoso rio São Francisco, que atrai visitantes em busca de aventura e tranquilidade.

Principais Atrações

Canton de Paulo Afonso

Uma área popular para relaxamento e prática de esportes aquáticos, com vistas deslumbrantes do rio São Francisco.

Cachoeira de Paulo Afonso

Uma das cachoeiras mais emblemáticas da região, ideal para quem gosta de caminhadas e apreciação da natureza.

Museu de Arqueologia de Paulo Afonso

Museu que abriga artefatos da cultura indígena e da história local, proporcionando uma visão profunda do passado da região.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade turística em Paulo Afonso?

A principal atividade é a prática de esportes aquáticos no rio São Francisco, além de trilhas e visitas às cachoeiras.

? Como chegar a Paulo Afonso?

Paulo Afonso pode ser acessado por via terrestre, através de ônibus ou veículos particulares, e possui um aeroporto que recebe voos regionais.

Como Chegar

🚌

Terminal Rodoviário

Rodoviária Paulo Afonso
Endereço: Av. Apolônio Sales, s/n Paulo Afonso
Telefone:(0xx75)3281-3072

Ver no Mapa →
✈️

Aeroporto de Paulo Afonso

PAV/SBUF
Ver no Mapa →
📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Paulo Afonso?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

PAULO AFONSO BAHIA Monografia - N.° 622 Ano: 1982

ASPECTOS HISTÓRICOS O atual Município de Paulo Afonso, nos primórdios do século XVIII, foi habitado por bandeirantes portugueses que, chefiados por Garcia d’Ávila, subiram o rio São Francisco e atingiram as terras onde hoje está localizada a Cidade. Seduzidos pela abundância de água e imensidão dos campos muitos se deixaram ficar. Encontrando os pacíficos índios mariquitas e pancarus, com eles dedicaram-se à lavoura e a criação de gado, embora desde meados de 1705, padres católicos tivessem iniciado a catequese dos silvícolas, principalmente com intuito de evitar que fossem explorados pelos bandeirantes.

Em 3 de outubro de 1725, o sertanista Paulo Viveiros Afonso recebeu, por alvará, uma sesmaria medindo três léguas de comprimento por uma de largura. Situada na margem esquerda do rio São Francisco, abrangia as terras alagoanas da Cachoeira, conhecida, então, como "Sumidouro". Não se conformando com a área que recebeu, o donatário ocupou, além das ilhas fronteiras (entre as quais a da Barroca ou Tapera), as terras baianas existentes na margem direita, onde construiu um arraial que, posteriormente, se transformou na Tapera de Paulo Afonso. A localidade, procurada como pouso de boiadas, começou a exigir desenvolvimento comercial que atendesse à solicitação de gêneros, por parte, não só dos adventícios, como da população local. O lugarejo já era expressivo núcleo demográfico do município de Glória, quando o Governo Federal, em 15 de março de 1948, criou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, com a finalidade de aproveitar a energia da Cachoeira de Paulo Afonso. O acampamento de obras localizou-se nas terras da Fazenda Forquilha. Em torno das instalações da Usina cresceu a Cidade. Cachoeira de Paulo Afonso As expedições, que iniciaram em 1553 a penetração do rio São Francisco, estão ligadas a história da Cachoeira de Paulo Afonso.

Nos séculos XVI e XVII, de acordo com os arquivos de Portugal e do Brasil, a Cachoeira era conhecida como "Sumidouro" ou "Forquilha", passando a ter a atual denominação após a concessão de uma sesmaria a Paulo Viveiros Afonso, através do Alvará de 3 de outubro de 1725.

Foi Delmiro Gouveia o pioneiro que, em 26 de janeiro de 1913, inaugurou uma pequena usina de 1.500 HP, hoje paralisada e fez transportar energia elétrica de Paulo Afonso para a localidade de Pedra, atual Cidade de Delmiro Gouveia, sede do município de igual nome, desmembrado do de Água Branca, em Alagoas.

A principal característica de Paulo Afonso e ter sido a primeira usina subterrânea instalada no Brasil. Suas turbines encontram-se a mais de 80 metros abaixo do nível do rio São Francisco.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Paulo Afonso passou a Distrito do município de Glória pela Lei Estadual n.° 628, de 30 de dezembro de 1953, tendo sua instalação se verificado em 24 de setembro do ano seguinte.

Em 28 de julho de 1958, a Lei Estadual n.° 1.012 dá ao Distrito de Paulo Afonso autonomia política tornando-o Município. O Município é sede de Comarca da 1ª entrância, criada a 3 de março de 1966, pela Lei n.° 2.314.

Fonte: IBGE