Sudeste Região de Lavras

Tudo sobre Perdões

Guia completo, dados e turismo em Minas Gerais.

População (2022)
21.384
PIB Total
R$ 627,04 Mi
Per Capita
R$ 29.322,90
Área (km²)
270,700
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Setembro

Neste mês, as temperaturas são amenas e ocorre a Festa de Nossa Senhora da Aparecida, que atrai muitos visitantes e celebra a cultura local.

🛡️

Segurança

Perdões é uma cidade tranquila, com baixo índice de criminalidade, tornando-se um destino seguro para turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Perdões, um encantador município de Minas Gerais, conhecido por sua rica história e beleza natural. Com uma população de 21.384 habitantes e localizado no bioma da Mata Atlântica, Perdões oferece aos visitantes uma imersão na cultura mineira e um contato próximo à natureza.

Principais Atrações

Igreja Matriz

A Igreja Matriz é o principal ponto de oração da cidade e oferece diversas atividades religiosas. Situada em um dos pontos mais altos, proporciona uma vista linda e é um local de encontro para a comunidade.

Dúvidas Comuns

? Qual é a origem do nome Perdões?

O nome Perdões origina-se de uma lenda sobre Romão Fagundes, que, em busca de perdão da rainha D. Maria I, ofereceu um cacho de bananas em ouro.

? Quando Perdões se tornou município?

Perdões foi elevado à categoria de município em 1911, desmembrando-se de Lavras.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Perdões?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

A capela de Bom Jesus dos Perdões, ao redor da qual se formou o arraial dos Perdões, foi edificada por iniciativa do alferes português Romão Fagundes do Amaral e de Rubens Airão, na época da colonização, no século XVIII. Conta a tradição que Romão Fagundes, fugitivo da justiça, ofereceu a D. Maria I, em troca do seu perdão, um cacho de bananas todo em ouro maciço, originando-se, desse fato, a denominação de Perdões. O arraial de Bom Jesus dos Perdões figurava, em 1802, entre o termo da vila de São José, sendo elevado à categoria de freguesia em 1855, com o nome reduzido para Perdões . Passa a município em 1911, desmembrando-se de Lavras. Inspirando poetas e compositores, Perdões, situada entre vales e colinas.

Pontos turísticos

Igreja Matriz - A igreja é um ótimo local para oração e participar das mais diversas atividades desenvolvidas, situada na Praça da Matirz, em um dos pontos mais altos da ciade de perdões. No finais de semana a pração da igrja fica repleta de jovens.

Igreja do Rosário - Em 3 de agosto de 1770 Romão Fagundes recebeu promissão canônica, para a bênção dessa Igreja de Lavras, que era sede paroquial, então conservamos essa Igreja como sinal de berço de nosso município. Desde o início dedicada ao Senhor Bom Jesus essa Igreja é a primitiva capela do Senhor dos Perdões e depois dedicada a Nossa Senhora do Rosário, quando construiu a Igreja Matriz. No antigo altar estava o lugar onde se encaixava a cruz da imagem do Crucificado, Senhor dos Perdões; não foi possível conservar esta tábua sem nenhuma pintura, apenas com ?guaque?. O senhor Bom Jesus e sua Mãe Santíssima tem abençoado essa terra há 223 anos . Na construção, tudo tão difícil, o fundador de nosso município erguia a capela na Serra do Senhor Bom Jesus. Como consta nos documentos antigos, a Serra do Senhor Bom Jesus a sua Capela custou tanto trabalho, forças e dedicação de escravos naquele tempo. Não sabemos contar quantos passos subiram esses degraus; não sabemos contar quantas pessoas passaram nesta Igreja, lançando olhar de esperança e quanto olhar de ressurreição. Acompanhavam também os seus ao cemitério, nem sabemos quantos foram sepultados dentro da Igreja, primeiro cemitério de nossa paróquia. Aqui, dentro da Igreja, está sepultado o fundador de nosso Município, Romão Fagundes do Amaral. Esta Igreja serviu de escola, durante muitos anos, várias pessoas estudaram nela e fazendo do corpo da Igreja como salas de aulas, e durante algum tempo foi utilizada como Igreja Matriz do município.

Fonte: wikipedia

Autor do Histórico: MÁRCIO SILVA BALÃO