Nordeste Região de Belo Jardim ¿ Pesqueira

Tudo sobre Poção

Guia completo, dados e turismo em Pernambuco.

População (2022)
10.500
PIB Total
R$ 102,11 Mi
Per Capita
R$ 9.724,48
Área (km²)
246,700
IDH / Bioma
Caatinga
📅

Quando ir

setembro

É quando acontece a festa em homenagem a Nossa Senhora das Dores, atraindo turistas e proporcionando uma imersão na cultura local.

🛡️

Segurança

A cidade é tranquila e os visitantes podem se sentir seguros ao explorar os pontos turísticos.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Bem-vindo a Poção, Pernambuco, uma charmosa cidade localizada no bioma da Caatinga, conhecida por sua rica história e paisagens deslumbrantes. Fundada em 1871, Poção é marcada pela influência do padre Dr. Estanislau Ferreira de Carvalho e a construção de sua capela em homenagem a Nossa Senhora das Dores. Com uma população de cerca de 10.500 habitantes, a cidade oferece um ambiente acolhedor e cheio de tradição.

Principais Atrações

Capela Nossa Senhora das Dores

Uma pequena capela histórica que marcou a fundação de Poção e é um importante símbolo da cidade.

Riacho Gangorra

Um belo riacho que passa pela cidade, ideal para caminhadas e momentos de lazer ao ar livre.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal festa em Poção?

A festa em homenagem a Nossa Senhora das Dores, realizada em setembro, é a principal celebração da cidade.

? Como chegar a Poção?

Poção pode ser acessada por estrada a partir de cidades próximas, como Cimbres e Pesqueira.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Poção?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Poção

Pernambuco - PE

Histórico

As terras onde se encontra o município de Poção fazem parte da chapada da Serra do Açaí, à margem direita do riacho Gangorra. Deve-se a fundação do povoado, em 1871, ao padre Dr. Estanislau Ferreira de Carvalho.

Coube ao senhor Francisco Bezerra a iniciativa de construir a primeira casa, de taipa com cobertura de palha, nas proximidades de uma cavidade muito profunda, que deu origem ao topônimo do município.

Na mesma época sob os cuidados do Padre Estanislau, foi construída uma capelinha em homenagem a Nossa Senhora das Dores, cuja inauguração se verificou a 8 de setembro de 1871.

Gentílico: poçãoense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Poção, pela lei provincial nº 1230, de 24-041876, e por lei municipal de 04-03-1893, subordinado ao município de Cimbres. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Poção figura no município de Cimbres. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Poção figura no município de Pesqueira ex-Cimbres. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Poção, pela lei estadual nº 1819, de 30-12-1953, desmembrado de Pesqueira. Sede no antigo distrito de Poção. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-05-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Pela lei municipal nº 57, de 23-06-1959, é criado o distrito de Pão de Açucar e anexado ao município de Poção. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Poção e Pão de Açúcar. Pela resolução municipal nº 2, de 06-07-1965, o distrito de Pão de Açúcar passou a denominar-se Pão de Açúcar do Poção. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Poção e Pão de Açúcar de Poção. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE