Sudeste Região de Marília

Tudo sobre Pompéia

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
20.196
PIB Total
R$ 1,95 Bi
Per Capita
R$ 96.645,92
Área (km²)
784,100
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

abril

O clima é mais ameno e as festividades locais atraem turistas.

🛡️

Segurança

Pompéia é considerada uma cidade segura para visitantes, com índices de criminalidade baixos.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Pompéia é uma encantadora cidade situada no interior de São Paulo, rodeada pela exuberante Mata Atlântica. Com uma população de 20.196 habitantes, Pompéia combina história rica e belezas naturais, oferecendo aos visitantes uma experiência única. Fundada na década de 1920, a cidade guarda traços de seu passado agrícola, especialmente na produção de café e nas plantações que marcaram seu desenvolvimento.

Principais Atrações

Igreja Matriz de São Pedro

Uma bela igreja histórica que é o coração da cidade, famosa por sua arquitetura e a tranquilidade do ambiente.

Praça da Matriz

Um espaço agradável para passeios e lazer, cercado por árvores e áreas verdes, ideal para famílias.

Museu Municipal

Um local que preserva a história de Pompéia e promove exposições sobre a cultura local e o desenvolvimento da cidade.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Pompéia?

A agricultura, com destaque para o cultivo do café, sustenta a economia local.

? Pompéia possui opções de hospedagem?

Sim, a cidade oferece diversas opções de hospedagem, desde hotéis simples a pousadas aconchegantes.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Pompéia?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

POMPÉIA SÃO PAULO

HISTÓRICO

A posse primária das terras entre as bacias do Rio do Peixe e Feio, foi concedida em 1852, a João Antônio de Moraes, Francisco de Paula Morais e Francisco Rodrigues de Campos e transferidas, mais tarde, a outros proprietários.

Júlio da Costa Barros e outros, de cravinhos na Alta Mogiana, dirigiram-se à região onde os irmãos, Lélio e Marcelo Pizza, adquiriram terras destinadas a agricultura. Aí iniciaram a primeira plantação de café e fundaram o povoado de Novo Cravinhos.

O local era dividido, praticamente, em duas propriedades: a vertente do Rio Peixe a Rodolfo Nogueira da Rocha Miranda e a vertente do Rio Peixe aos irmãos Pizza.

Rodolfo Nogueira da Rocha Miranda e Luis Miranda planejaram, em 1928, a formação de uma segunda vila promovendo loteamento de 250 alqueires de terras. Denominaram-no Patrimônio de Otomânia, logo substituído por Pompéia, que ainda em 1928, foi elevado a Distrito de Paz.

A alteração do nome deveu-se à Companhia Paulista de Estrada de Ferro que, atingindo a região na época, costumava dar nomes às suas estações, a partir de Piratininga, em ordem alfabética. Cabia ao povoado a letra " P ". Assim escolheu-se Pompéia em homenagem à mulher do fundador, Aretuza Pompéia da Rocha Miranda.

GENTÍLICOS: POMPEIANO

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Pompéia, por Lei Estadual no 2282, de 17 de setembro de 1928, no Município de Campos Novos.

Lei no 2320, de 14 de dezembro de 1928, transfere o Distrito de Pompía do Município de Campos Novos para o de Marília.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Distrito de Pompéia figura no Município de Marília.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, Pompéia é distrito judiciário e pertence ao Município de Marília.

No quadro anexo ao Decreto-lei Estadual no 9073, de 31 de março de 1938, o Distrito de Pompéia permanece no Município de Marília.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pompéia, por Decreto Estadual no 9775, de 30 de novembro de 1938, desmembrado de Marília. Constituído de 6 Distritos: Pompéia, Novo Cravinhos, Paulopólis, Quintana e Varpa e Herculânea. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1939.

Em 1939-1943, o município é composto de 6 Distritos: Pompéia, Herculânea, Novo Cravinhos, Paulópolis, Quintana e Varpa, e é têrmo da comarca de Pompéia formada do único têrmo é formado por 2 Municípios: Pompéia e Tupã.

Em virtude do Decreto-lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o município ficou composto de 4 Distritos: Pompéia, Novo Cravinhos, Paulópolis e Queiroz.

Figura no quadro fixado pela Lei Estadual no 233, de 24-XII-1948, para 1949­1953, composto de 5 Distritos: Pompéia, Novo Cravinhos, Pontana, Paulópolis e Queiróz.

No quadro fixado pela Lei Estadual no 2456, de 30-XII-1953 para o período 1954-1958. Constituído dos Distritos: Pompéia, Novo Cravinhos, Paulópolis e Queiros, comarca de Pompéia menos o Distrito de Pontana transferido para o Município de Quintana.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 4 Distritos: Pompéia, Novo Cravinhos, Paulópolis e Queiroz..

Lei Estadual no 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembra do Município de Pompéia o Distrito de Queiroz.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de 3 Distritos: Pompéia, Novo Cravinhos e Paulópolis.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE