Nordeste Região de Nazaré ¿ Maragogipe

Tudo sobre Salinas da Margarida

Guia completo, dados e turismo em Bahia.

População (2022)
14.987
PIB Total
R$ 201,39 Mi
Per Capita
R$ 13.437,85
Área (km²)
149,800
IDH / Bioma
Mata Atlântica
📅

Quando ir

Agosto

Nesse mês, as condições climáticas são mais amenas e proporcionam dias ensolarados, ideais para exploração ao ar livre e visitas às salinas.

🛡️

Segurança

O município é considerado seguro, com baixo índice de criminalidade, ideal para turistas e famílias.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Salinas da Margarida é um pequeno município da Bahia, localizado em uma região rica em história e belezas naturais. Com uma população de aproximadamente 14.987 habitantes, a cidade destaca-se por suas salinas e a herança cultural deixada pelos índios Tupinambás e pelos colonizadores portugueses. A Mata Atlântica que cerca a região proporciona um cenário deslumbrante e uma biodiversidade única, tornando Salinas um destino encantador para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Principais Atrações

Salinas do Porto da Margarida

As famosas salinas, onde o processo de extração de sal é feito de forma tradicional. Os visitantes podem conhecer mais sobre a produção de sal e seu impacto na economia local.

Praia da Barra do Pote

Uma bela praia tranquila, excelente para quem busca relaxar e desfrutar da natureza. Possui águas calmas e uma linda faixa de areia.

Dúvidas Comuns

? Quais atividades posso fazer em Salinas da Margarida?

Você pode visitar as salinas, explorar trilhas na Mata Atlântica, desfrutar das praias e conhecer a cultura local através de sua gastronomia.

? Qual é a melhor forma de chegar a Salinas da Margarida?

A melhor forma é através de carro, seguindo pela BA-001, que oferece lindas vistas do litoral baiano.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Salinas da Margarida?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Salinas da Margarida

Bahia —BA

Histórico

A região que hoje pertence ao município autônomo de Salinas era originalmente habitada pelos índios Tupinambás. Parte de suas terras que com a colonização portuguesa passou a pertencer a capitania dos portos de Salvador, foi vendida ao comendador Manoel de Souza Campos, que nela instalou duas fazendas: A Santa Luzia e a Conceição.

Em uma de sua viagens a Portugal, Manoel de Souza visitou a cidade de Aveiro, onde conheceu algumas salinas e passou a acreditar que aquele tipo de atividade podia muito bem ser aplicado em suas propriedades, que tinham as condições climáticas necessárias e principalmente, pela grande quantidade de ″apicuns″ que favoreciam esse tipo de explorações.

Como não possuía experiência no assunto, ele contratou e trouxe o técnico José Soares. No ano de 1881, eram inauguradas as primeiras salinas, no aldeamento do Porto da Margarida, em uma de suas propriedades.

A região era despovoada até então, pois os núcleos habitacionais existentes na área concentravam-se na Barra do Paraguaçu de um lado e Encarnação do outro, nos limites de Salinas. A industrialização do sal atraiu muitos operários dando lugar a formação e desenvolvimento do povoado que, inicialmente chamou-se Salinas e posteriormente Salina da Margarida.

Além do sal havia também a exportação da piaçava nativa e do dendê, mas a pesca sempre foi a sua principal atividade econômica. Os primeiros povoados surgidos foram o Arraial do Dourado e Caperenga. Eles cresceram impulsionados pela atividade salineira a partir de 1885.

O topônimo originou-se do fato de que na região das salinas morava uma senhora de nome Margarida, que servia de referência para o local antes conhecido como Ponta da Margarida.

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Itaparica o distrito de Salinas da Margarida.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto estadual nº 11089, de 30-11-1938, o distrito de Salinas da Margarida tomou a denominação simplesmente de Salinas.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Salinas (ex-Salinas da Margarida), figura no município de Itaparica.

Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, retificado pelo decreto estadual nº 12978, de 01-06-1944, o distrito de Salinas voltou a denominar Salinas da Margarida.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Salinas da Margarida (ex-Salinas), figura no município de Itaparica.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Salinas da Margarida, pela lei estadual nº 1755, de 27-07-1962, desmembrado do município de Itaparica. Sede no atual distrito Salinas da Margarida (ex-Salinas) . Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais

Salinas da Margarida para Salinas, alterado pelo decreto estadual nº 11089, de 30-11-1938.

Salinas para Salinas da Margarida, alterado pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, retificado pelo decreto estadual nº 12978, de 01-06-1944

Fonte: Prefeitura Municipal