Sudeste Região de Catanduva

Tudo sobre Santa Adélia

Guia completo, dados e turismo em São Paulo.

População (2022)
14.018
PIB Total
R$ 382,55 Mi
Per Capita
R$ 27.289,63
Área (km²)
330,900
IDH / Bioma
Cerrado e Mata Atlântica
📅

Quando ir

maio

O clima é ameno e as festividades locais estão em alta, proporcionando uma imersão na cultura local.

🛡️

Segurança

Santa Adélia é uma cidade tranquila, com baixos índices de criminalidade, ideal para famílias e turistas.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Santa Adélia é uma cidade histórica localizada no interior de São Paulo, fundada no início do século XX e conhecida por sua rica cultura cafeeira e belas paisagens naturais. A cidade se desenvolveu em torno da Fazenda Dumont, sendo hoje um destino ideal para quem deseja explorar a cultura do Cerrado e da Mata Atlântica. Com uma população acolhedora e atrativos naturais, Santa Adélia promete uma experiência única ao visitante.

Principais Atrações

Parque das Águas

Um belo parque com áreas para piquenique, trilhas e lagos que atraem amantes da natureza.

Igreja Matriz de Santa Adélia

Um belo exemplar da arquitetura local que remete à época de fundação da cidade, com vitrais e detalhes históricos impressionantes.

Dúvidas Comuns

? Qual é a principal atividade econômica de Santa Adélia?

A principal atividade econômica é a agricultura, com destaque para o cultivo de café.

? Como chegar a Santa Adélia?

A cidade é acessível por rodovia, estando a cerca de 50 km de Ribeirão Preto e 45 km de Araraquara.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santa Adélia?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

SANTA ADÉLIA SÃO PAULO

ASPECTOS HISTÓRICOS

A povoação de Santa Adélia nasceu dentro do município de Taquaritinga, na fazenda Dumont, pertencente a Companhia Agrícola Santa Sofia. Esta tinha como um dos diretores Luiz Dumont que, já possuindo fazenda em Ribeirão Preto, levou para a nova propriedade, em fase de colonização, elementos de suas lavouras de café. A nova fazenda organizada a poucos anos, abrigava em 1906 uma população necessária para o trato de 1 milhão de cafeeiros. Em 1907, Luiz Dumont fez doação de terra destinada a localização do patrimônio que se situava no traçado da futura estrada de ferro Araraquara. Em 1909 quando o primeiro trem chegou a Santa Adélia já encontrou a povoação com uma centena de casas, havendo sido elevado a Distrito Policial esse ano e a Distrito de Paz no ano seguinte, a 23 de dezembro de 1910, pela Lei nº 1240, pertencente ao município de Taquaritinga.

A povoação continuou seu desenvolvimento que se acentuou a partir de 1911, havendo sido elevado a Município pela Lei nº 1499, de 22 de março de 1916 e instalado a 7 de setembro do mesmo ano. Foi constituído do Distrito de Paz de Santa Adélia.

A história de Santa Adélia tem um registro interessante, relacionado com a história do Brasil. Para enfatizar os marcos históricos e promover a cultura, o prefeito Darcy Simões recebeu, durante as comemorações do aniversário do município o príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, que foi homenageado e prestou honras a Maria Francisca de Jesus, ama de leite de D. Pedro II. Ela recebeu como presente de D. Pedro I, terras que deram origem ao Distrito de Ururai.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

O distrito de Santa Adélia foi criado pela Lei estadual n.º 1.240, de 23 de dezembro de 1910, e instalado em 3 de julho de 1911. Foi elevado a vila pela mesma Lei n.° 1.240.

A Lei estadual n.º 1.499, de 22 de março de 1916, criou o Município, com território desmembrado do de Taquaritinga, concedendo à sede municipal foros de cidade.

O Município foi instalado em 7 de setembro de 1916.

De acordo com o Decreto-lei n.º 9.073, de 31 de março de 1938, ficou constituído pelos distritos de Santa Adélia, (sede), Ururaí e Vila Botelho. Essa é a situação atual, sendo que Vila Botelho denomina-se apenas, Botelho.

Quanto à formação judiciária, o Decreto-lei estadual n.º 9.775, de 30 de novembro de 1938, criou a comarca de Santa Adélia, cujo termo ficou constituído pelos Municípios de Santa Adélia, Ariranha e Itajobi. Foi instalada em 26 de março de 1939. Perdeu o termo de Itajobi em 1964. Atualmente e comarca de 2.ª entrância.

Fonte: IBGE - ENCICLOPÉDIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - VOLUME XXX - PÁGINA 73