Centro-Oeste Região de Ceres - Rialma - Goianésia

Tudo sobre Santa Terezinha de Goiás

Guia completo, dados e turismo em Goiás.

População (2022)
10.645
PIB Total
R$ 190,84 Mi
Per Capita
R$ 17.927,20
Área (km²)
1.202,200
IDH / Bioma
Cerrado
📅

Quando ir

maio

O clima é mais ameno e propício para atividades ao ar livre, além de ser época de festivais locais.

🛡️

Segurança

A cidade é considerada segura, com um baixo índice de criminalidade, proporcionando tranquilidade para os visitantes.

💸

Custo Médio

💰💰💰💰💰

Santa Terezinha de Goiás é uma encantadora cidade localizada no coração do Cerrado, com uma população de aproximadamente 10.645 habitantes. Fundada em 1963, a cidade exibe uma rica história de luta e perseverança, que moldou suas raízes até os dias atuais. Com um ambiente natural exuberante e um calor humano acolhedor, é um destino perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Principais Atrações

Igreja Matriz de Santa Terezinha

Um dos principais pontos turísticos da cidade, a igreja é um belo exemplo da arquitetura religiosa local e um local de celebrações e eventos importantes.

Caminho dos Bandeirantes

Uma trilha histórica que remete aos primeiros desbravadores da região. Ideal para amantes de caminhadas e história.

Centro Cultural

Espaço que abriga exposições e eventos culturais, promovendo a arte e a cultura local. Um ótimo lugar para conhecer mais sobre a história da cidade.

Dúvidas Comuns

? Quais são as opções de hospedagem na cidade?

Santa Terezinha de Goiás conta com pousadas e hotéis simples, que oferecem conforto e boas diárias.

? Como chegar a Santa Terezinha de Goiás?

A cidade pode ser acessada por meio de rodovias estaduais e federais, com boas condições de tráfego.

📈

Economia e Empresas

Vai abrir um negócio ou quer verificar a legalidade de uma empresa em Santa Terezinha de Goiás?

Ver Empresas Ativas
📜

História e Formação

Dados históricos oficiais (IBGE)

Ler Histórico Completo

Santa Terezinha de Goiás

Goiás - GO

Histórico

A Lei que criou o Distrito de Santa Terezinha de Goiás foi a Lei Municipal nº 19 de 22 de julho de 1963, aprovada pela Câmara Municipal de Pilar de Goiás-GO. Na época foi nomeado como SUB-PREFEITO o senhor GERALDO BATISTA FERREIRA. E a Lei Estadual que emancipou o município foi a de nº 4705, de 23 de outubro de 1963, sendo que a posse foi no dia 1º de janeiro de 1964.

No período de 1º de janeiro de 1964 a 31 de janeiro de 1966, o município foi governado pelo seguintes Prefeito nomeados: POMPÍLIO FRANCISCO DE LIMA, MESSIAS LOPES SOBRINHO e NIVAL PEREIRA MACHADO.

Em 1953 a família BATISTA FERREIRA saiu de Anápolis com o fim de conhecerem as terras compradas dos legítimos herdeiros. Da cidade de Itapaci em diante foi preciso de abrir estradas, onde só haviam trilhas de animais. Verdadeiros bandeirantes, venceram diversos obstáculos até alcançar o objetivo. Fizeram pontes de buritis, abriram estrada com foice, machado, enxadas, ferramentas rudimentares, cozinharam em trempes, dormiram sob a luz das estrelas. Aqui chegando a primeira coisa que fizeram foi erguer uma cruz tosca e rezaram um terço. Essa cruz foi arrancada da praça da Igreja quando da construção do 1º jardim da praça José Batista Ferreira. A cidade desde o início recebeu este nome devido a devoção do fundador e por causa da fazenda ter este nome. Depois disto as mulheres fizeram os adobes e os homens ergueram uma igrejinha. Mas a primeira missa foi no dia 28 de julho de 1954, celebrada pelo Padre Luiz Olabamieta, a sombra de um pequizeiro.

Já existiam moradores aqui como Os Xavier Navarro, Xavier Ferreira, Cabral, Navarro de Abreu e outros, vieram de outros municípios a família Batista Ferreira como foi dito, a família Teixeira Mendes, família do senhor Filinto, do Ferreirinha, do Messias Lopes, Nagib Miguel Salomão, João Bosco dos Santos (João Cuiabano) , João Sebastião Soares (João Bem) José Antônio Martins, João Siana e tantos outros. Todos entraram na política, destacando-se mais Geraldo Batista Ferreira, José Antônio Martins, João Bosco dos Santos (João Cuiabano) etc.

Gentílico: terezinhense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santa Terezinha de Goiás, pela lei municipal nº 19, de 22-07-1963, subordinado ao município de Pilar de Goiás.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Terezinha de Goiás, pela lei estadual nº 4705, de 23-10-1963, desmembrado de Pilar de Goiás. Sede no atual distrito de Santa Terezinha de Goiás. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01­1964.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE